Nesta semana, Manaus (AM) foi marcada por casos de violência envolvendo tortura. Vídeos de homens raspando os cabelos de mulheres, com violência e ameaças, viralizaram nas redes sociais. Em um dos registros, duas mulheres aparecem fazendo o número dois com os dedos — símbolo do Comando Vermelho (CV) — enquanto dois homens arrancam seus cabelos com um facão. É possível ouvir, ainda, um funk tocando ao fundo.
As mulheres, apesar de apresentarem expressão de dor, não reagem à violência e apenas aceitam a punição. O caso ocorreu no conjunto Riacho Doce, no bairro Cidade Nova, na zona norte de Manaus.
À coluna, a Polícia Civil do Estado de Amazonas (PCAM) informou que o 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) já iniciou as diligências para apurar o caso. A corpoação alegou, no entanto, que mais informações não podem ser repassadas para não comprometer o andamento das investigações.
As identidades das vítimas são desconhecidas, até o momento.
“Minha vontade é matar”
Ainda nesta semana, um segundo vídeo impressionou a comunidade de Eirunepé, município localizado a 1.160 km de Manaus. Na filmagem, um homem aparece raspando o cabelo da companheira com uma máquina própria para corte de cabelo.
A mulher aparece sentada, encolhida, se olhando no espelho, enquanto os fios são cortados. O homem afirma que “isso aqui (a torura) é por causa de traição.”
Enquanto a violência acontece, o homem chega a afirmar que a sua vontade era de ceifar a vida da mulher. Após a declaração, uma pessoa por trás das câmeras, que parece ser uma segunda mulher, responde o homem: “Por que não mata?”.
O homem foi preso na terça-feira (6/5). A polícia afirmou que o caso também é investigado.