Sexta-Feira, 23 de Maio de 2025, 05h00
PERIGO
Influenciadores invadem pista do Galeão e provocam lentidão no aeroporto
VEJA
Um influenciador e outros dois jovens invadiram a pista de decolagem do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, o Galeão, na zona norte do Rio de Janeiro, para filmar de perto as aeronaves na noite da terça-feira, 20. O caso atrapalhou o funcionamento do desembarque da área internacional e é investigado pela Polícia Federal. O vídeo viralizou nas redes sociais.
A primeira pessoa que aparece no vídeo é o influenciador Thiago Jatobá, que possui 130 mil seguidores no Instagram, outros 546,2 mil no TikTok, além de 2 milhões no YouTube. Os outros dois jovens não foram identificados. “Vamos assistir a uma decolagem bem na pista do avião”, começa narrando o influenciador. “Nós vai (sic) ficar no meio da pista”, diz antes de se filmar tentando pular o muro de proteção da área, que é coberto de arame farpado.
Já não é mais possível encontrar o vídeo nas redes sociais de Jatobá, mas os outros conteúdos publicados por ele possuem padrões semelhantes, com narração própria enquanto vai a lugares inusitados, como “a casa da Bruxa de Blair em Niterói”, como anuncia, ou faz atividades diferentes, como o “surfe na montanha”, no qual ele faz movimentos de surfe no solo e diz que pretende fazê-los na Pedra do Elefante, uma região elevada de proteção ambiental no Parque Estadual da Serra da Tiririca, também em Niterói. O vídeo do surfe tem mais de 14 mil curtidas apenas no TikTok.
De acordo com a RioGaleão, concessionária que administra o aeroporto, a invasão deles a uma área restrita do Desembarque Internacional está afetando o tempo de liberação de bagagens e o atendimento aos passageiros de voos internacionais. “O tempo de liberação de bagagens e o atendimento aos passageiros de voos internacionais está levando muito mais tempo do que o usual”. Equipes do aeroporto estão dando informações e ajudando o fluxo de passageiros na organização da situação.
Além disso, a Receita Federal conduz uma operação padrão com fiscalização detalhada de todos os passageiros no Desembarque Internacional, o que está causando grande impacto na operação do aeroporto.
A ação do influenciador e dos outros dois jovens também acarretou uma paralisação de funcionários das empresas terceirizadas que prestam suporte operacional em solo às aeronaves e passageiros, com bagagem, carga e correio, por exemplo. Segundo a RioGaleão, a paralisação foi encerrada na manhã desta quarta-feira, 21.
A Polícia Federal iniciou investigação das circunstâncias e para identificar os envolvidos na possível prática do crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo, previsto no Código Penal, sem prejuízo de eventuais outros crimes.
VEJA tentou entrar em contato com a equipe de Thiago Jatobá, mas não teve sucesso. O espaço continua aberto.
Pitbull invade escola e ataca seis crianças no Rio
Sexta-Feira, 23.05.2025 16h00
Ex-policial do Bope cobrava R$ 1.500 por hora para treinar traficantes
Sexta-Feira, 23.05.2025 15h00
Justiça derruba veto de Trump a alunos estrangeiros em Harvard
Sexta-Feira, 23.05.2025 15h00
Trump ameaça taxar Iphones em 25% se não forem fabricados nos EUA
Sexta-Feira, 23.05.2025 14h00
Haddad avalia bloqueio maior de gastos após recuo no IOF
Sexta-Feira, 23.05.2025 13h00