Terça-Feira, 29 de Outubro de 2024, 06h00
TERRORISMO
Israel aprova lei que proíbe agência de refugiados da ONU
G1
O Parlamento israelense aprovou, nesta segunda-feira (28), uma lei que proíbe a agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) de trabalhar em seu território.
A proposta foi vencedora apesar de objeções da ONU e de outros atores internacionais, como os EUA.
Os parlamentares aprovaram o projeto por 92 votos a favor e 10 contra, em um contexto de anos de críticas de Israel à UNRWA, que se intensificaram desde o começo da guerra em Gaza, em outubro de 2023.
Em um post na rede social X, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin netanyahu, afirmou que funcionários da UNRWA devem ser responsabilizados pelo que ele chamou de "atividades terroristas" contra o país.
Autoridades do país já haviam acusado a UNRWA de abrigar supostos terroristas entre seus funcionários anteriormente.
A UNRWA classificou a decisão de "ultrajante". O porta-voz da entidade, Adnan Abu Hasna, disse que a decisão implicará no colapso do processo humanitário como um todo nos Territórios Palestinos.
Segundo o Departamentod e Estado dos EUA, o país comunicou a Israel nesta segunda que estão profundamente preocupados com o possível banimento das atividades da agência da ONU, especialmente na Faixa de Gaza, já que a UNRWA desempenha um papel insubstituível na prestação de assistência humanitária no enclave. As palavras são do porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.
Falando a jornalistas, Miller disse que a assistência humanitária não estaria chegando às pessoas em Jabalia, no norte de Gaza, onde os militares israelenses intensificaram os ataques, e que Washington não aceitaria isso.
Carlos Nunes | 29/10/2024 07:07:05
Pois é, a ONU é a maior decepção mundial. Poderia ter evitado essa Guerra, desde o começo. Quando o HAMAS invadiu Israel e massacrou muita gente, além de fazer vários reféns...devia ter intervido na Palestina e no HAMAS. Libertar os reféns e prender os agressores bárbaros, que estruparam mulheres, mataram crianças...foi um crime contra a humanidade. Mas a ONU não fez nada...tem a mania de ficar só assistindo e ver o circo pegar fogo. Então, Israel teve que reagir...e começou uma Guerra que teve começo, mas tá difÃcil terminar. Sentindo-se ameaçada, Israel levará essa Guerra por longo tempo. Funcionários da OUNU já foram acusados de agir em favor dos terroristas. Dessa maneira Israel rejeita a entrada da ONU em seu território. Pode haver terroristas infiltrados. A ONU não é mais de confiança...virou um Órgão polÃtico. O prestÃgio da ONU deslanchou faz tempo, desde aquela época em que morreu MILHARES, MILHÕES de pessoas na Ãfrica, DE FOME...e a ONU não fez nada. Aparecia na TV idosos, crianças, esqueléticas de fome.
Lula critica ações dos EUA contra ministros do STF: 'Medida arbitrária"
Sábado, 19.07.2025 17h00
Fafá de Belém ri de punição a Bolsonaro em show: "olha a tornozeielra"
Sábado, 19.07.2025 16h00
Polícia identifica suspeito de matar empresário em Interlagos
Sábado, 19.07.2025 14h00
Motorista de ônibus é flagrado em "jogo do tigrinho" no expediente
Sábado, 19.07.2025 13h00
Ministros vão propor a Lula restringir vistos de autoridades dos EUA
Sábado, 19.07.2025 12h00