Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024, 01h00
PROIBIÇÃO
Justiça manda remover vídeo em que Lula pede votos para Boulos
Liminar atendeu a solicitação do Partido Novo
G1
A Justiça Eleitoral determinou nesta quinta-feira (2) que o YouTube e o presidente Lula (PT) removam o vídeo em que ele pede votos para Guilherme Boulos (PSOL), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, durante o evento de 1º de Maio, no estádio do Corinthians, na Zona Leste da capital paulista.
A liminar atendeu ao pedido do Partido Novo, uma das legendas que acionou a Justiça contra a fala de Lula. Na decisão, o juiz estabelece que o vídeo seja removido do canal do presidente na plataforma em até 48 horas. Por volta das 15h, o vídeo foi retirado da página de Lula no YouTube.
"A permanência do vídeo na rede pode macular a paridade entre os possíveis candidatos ao pleito vindouro, especialmente porque, além da extemporaneidade do ato de campanha, se trata de um "cabo eleitoral" de considerável relevância."
O juiz eleitoral não acatou o pedido de determinar que Lula ou Boulos se abstenham de novo ato de campanha e divulgação em redes sociais fora do período eleitoral porque, naturalmente, isso já é vedado por lei.
Lula classificou a eleição deste ano em São Paulo como "verdadeira guerra" e pediu para que seus eleitores votem no deputado na disputa para a Prefeitura da capital paulista.
Pré-candidatos de SP vão à Justiça
A legislação eleitoral impõe restrições à propaganda na chamada pré-campanha e proíbe pedido de voto. Uma das ações foi protocolada pela pré-candidata à Prefeitura de São Paulo pelo Novo, Marina Helena, por propaganda antecipada contra Boulos e Lula.
No pedido, a defesa do Partido Novo solicitou uma concessão da liminar para determinar que "os Representados se abstenham de realizar qualquer ato de campanha eleitora antecipada e divulguem os mesmos em suas redes sociais", além da aplicação de multa que pode variar de R$ 5.000 a R$ 25 mil.
O Palácio do Planalto já tinha apagado do CanalGov, do Youtube, a transmissão dos discursos do 1º de Maio. Porém, ela seguia no perfil pessoal de Lula nas redes sociais.
O Diretório Municipal do MDB de São Paulo, partido do prefeito Ricardo Nunes, pré-candidato à reeleição, afirmou, por meio de nota que considerou a fala de Lula propaganda eleitoral antecipada, e acionou a Justiça.
O deputado federal Kim Kataguiri, pré-candidato pela União Brasil, também entrou como uma representação.
O que diz Boulos
Na quarta, o coordenador da pré-campanha de Boulos, Josué Rocha, declarou, em nota, que Nunes "tenta criar uma cortina de fumaça para despistar o uso de eventos oficiais da Prefeitura".
"Ricardo Nunes tenta criar uma cortina de fumaça para despistar o uso de eventos oficiais da Prefeitura, realizados com dinheiro público, para a promoção de sua candidatura à reeleição - como já noticiado pela imprensa. Ele é quem deve explicações à sociedade", disse.
Salvador de Oliveira Silva | 03/05/2024 12:12:32
Bolsonaro assumiu o governo em 2019 no outro dia já fazia campanha antecipada para reeleição,como tava mal avaliado fazia discurso de ódio e de golpe,em 2022 gastou bilhões para reeleger e não conseguiu,nunca foi multado, continua passeando pelo Brasil, fazendo campanha antecipada para os seus candidatos.
Max | 03/05/2024 09:09:21
Não é só tirar a propaganda absurda tem que suspender esse tal candidato , e exigir pagamento de multa do LULA, a LEI é para TODOS
Cuiabano | 03/05/2024 07:07:25
Uai, a questão não é só remover! Cadê a punição?
Carlos Nunes | 03/05/2024 07:07:01
Pois é, tio Lula, no dia do Trabalho, fez a maior campanha eleitoral ANTECIPADA pro seu candidato, tio Boulos. Disse: aqueles que votaram em mim, toda vez que fui candidato, votem no Boulos. Se isso não é "campanha antecipada"... o que é então? Apesar que, atualmente, tio Lula pedir voto, não adianta muita coisa...falta povo. Teve que cancelar até a live que fazia semanalmente...só dáva 5 mil expectadores. Enquanto isso...Bolsonaro onde vai junta um Mar de Gente. DEUS, Pátria, FamÃlia, Liberdade são os ideais de MILHÕES DE BRASILEIROS. A Esquerda mundial chama isso de fascismo. Pior é o COMUNISMO, onde não há Liberdade de Pensamento nem Opinião nem Expressão nem Imprensa Livre nem Partidos PolÃticos Opositores e a Religião é vigiada. Na Nicarágua tio Ortega prende pastores, padres e freiras que ousam criticar seu Governo "Popular e Democrático"... Tal como tio MADURO, esmagou a Oposição. Na China o Governo COMUNISTA Chinês esmagou a pouca Oposição que existia em Hong Kong. Tio CHÃVEZ fechou rádios, jornais, TV's, que ousaram criticar seu Governo bem Democrático...Democracia Relativa é assim...esmaga opositores. É boa a beça...ou ruim pra burro?
Flávio Bolsonaro apaga de redes post com fala do pai a apoiadores
Segunda-Feira, 04.08.2025 21h00
Bolsonaro e visitantes estão proibidos de usar celular
Segunda-Feira, 04.08.2025 20h00
Moraes cita sucessivas violações de determinações judiciais
Segunda-Feira, 04.08.2025 19h00
PF apreende novo celular de Bolsonaro e vai periciar indícios de articulação com Flávio
Segunda-Feira, 04.08.2025 18h00
Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro
Segunda-Feira, 04.08.2025 17h30