Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 02h00
TRAMA GOLPISTA
Moraes autoriza defesas de réus acessarem provas da PF
PODER 360
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou na noite de 2ª feira (12.mai.2025) que a PF (Polícia Federal) envie um link para a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 6 réus na ação por tentativa de golpe poderem ter acesso às provas colhidas na investigação da corporação.
Os advogados terão de assinar um termo de confidencialidade para preservar o sigilo das informações. Todos os acusados do núcleo crucial da ação receberão o material, menos o general Augusto Heleno, que ainda não indicou o e-mail do advogado para receber as provas.
Moraes havia autorizado que os advogados de defesa dos réus tivessem acesso às provas da investigação e solicitado que as partes indicassem o e-mail para o qual deveria ser enviado o material.
A falta de acesso à íntegra das provas colhidas na investigação era um dos principais questionamentos dos réus. O argumento foi apresentado como uma preliminar durante o julgamento na 1ª Turma que recebeu a denúncia contra o grupo.
Os advogados afirmavam que não tinham tido acesso pleno a todo o material usado pela PF e, por isso, teriam tido o direito de defesa cerceado. Também pediam para obter o material para que pudessem preparar as suas próprias defesas durante a análise do mérito da acusação, já que a PGR (Procuradoria Geral da República) teria usado apenas parte das evidências
As preliminares são questionamentos feitos pelas defesas que não envolvem a denúncia em discussão.Em 26 de março, o colegiado recebeu a denúncia contra o “núcleo crucial” da tentativa de golpe de Estado. O grupo da organização criminosa, segundo a PGR, seria responsável por dar ordens para efetivar o golpe de Estado em 2022.
Fazem parte deste núcleo:
Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República;
Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência);
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
Augusto Heleno, ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional);
Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e
Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e candidato a vice-presidente em 2022.
A ação penal contra o grupo foi iniciada e está na fase de instrução processual, quando são colhidos depoimentos das testemunhas indicadas pelas partes e apresentadas as provas. As oitivas estão agendadas para começar em 19 de maio e vão até 2 de junho.
Carlos Nunes | 14/05/2025 07:07:49
Pois é, vai entender isso. Advogados, Juristas, etc, reclamaram pra burro que, desde o inÃcio dos Processos, deveriam ter acesso a tudo que acusava os seus clientes...a fim de que, dentro do PrincÃpio da Presunção da Inocência, pudessem fazer a AMPLA DEFESA. Sem as Provas, os Advogados só fizeram uma defesa minguada, uma defesa "meia boca". Queriam ter, por exemplo, acesso à s Imagens, pra ver o que o cliente fez ou não fez. Na acusação, tio XANDÃO afirmou que havia Armas, que foi um Golpe tentado com Armas. Não teve Arma nenhuma. Nem revólver nem fuzil nem metralhadora nem canhão. A mais armada foi tia DÉBORA, a cabeleireira, armada com seu BATOM. Essa vai pegar 14 anos de pena. Mulher com BATOM é um perigo. Qualquer principalmente no estudo do Direito, sabe que isso tá tudo errado. Cadê a OAB, que tem obrigação de saber tudo do Direito, pra revelar a Verdade? Apontar os erros. Um dos maiores Juristas do Brasil, que ajudou a elaborar a Constituição de 88, IVES GANDRA MARTINS, já afirmou: Esse GOLPE É FICÇÃO, estilo Steven Spielberg. Se tivesse havido tentativa de Golpe realmente, o ilustre professor diria: Sim, houve Golpe. GÓPI? Que GÓPI? GOLPE da Mulher do BATOM é piada. Conta essa piada pro tio TRUMP, que ele vai rir a beça. Tio PUTIN e o tio Chinês também vão rir a beça da piada. Como disse a tia YAKUI, lÃder do povo tupinambá, VIVEMOS UMA DEMOCRACIA DISTORCIDA. E não é que o IBGE mudou o nosso mapa mundi. Agora o Brasil ficou no Norte e os Estados Unidos no Sul. Colocaram no mapa, o Brasil de cabeça pra baixo. O Congresso Nacional não devia aceitar mexer no mapa mundi. Vão rir do Brasil. Vão rir de nós. VIVEMOS UMA DEMOCRACIA DISTORCIDA? Tia YAKUI tá certa? O Brasil tá de cabeça pra baixo?
Seu Aristides Aposentado | 14/05/2025 07:07:32
As defesas dessa gente golpista vão tudo abandonar os clientes quando verem que as provas são contundentes. Alias, muitos ja abandonaram essa gente por entender que trata se de uma galera sem futuro e com odio, inadequadas para viver em sociedade.
Candidata a prefeita no México é morta a tiros durante transmissão ao vivo
Quarta-Feira, 14.05.2025 10h00
AGU vai notificar plataformas contra notícia falsa envolvendo Janja
Quarta-Feira, 14.05.2025 09h00
PF investiga fraudes em contas na plataforma Gov.br
Quarta-Feira, 14.05.2025 08h00
Jovem morre eletrocutada durante trabalho em fazenda
Quarta-Feira, 14.05.2025 01h00
Torcedores de organizada são presos após disparos contra rivais
Quarta-Feira, 14.05.2025 00h00