Mundo Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 09h:00 | Atualizado:

Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 09h:00 | Atualizado:

INSS

AGU vai notificar plataformas contra notícia falsa envolvendo Janja

 

CNN BRASIL

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

JANJA.jpg

 

A Advocacia-Geral da União (AGU) vai solicitar aos responsáveis por plataformas de redes sociais que removam notícias falsas envolvendo a primeira-dama Janja da Silva.

Nos últimos dias passaram a circular, sobretudo no Facebook, uma mensagem em que Janja aparece ao lado de uma pilha de malas, que, segundo a publicação, estavam cheias de dinheiro supostamente desviado da fraude do INSS.

De acordo com a postagem, a foto foi feita na chegada da primeira-dama à Rússia, onde ela teria sido barrada após um agente ter aberto uma das bagagens descritas na notícia falsa.

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a compartilhar em seu perfil na rede X (antigo Twitter), na terça-feira (12), o print de uma reportagem do site “Revista Brasil”, afirmando que Janja teria embarcado para a Rússia com “200 malas” para participar da visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país governado por Vladimir Putin.

A publicação, diferentemente de outras notícias falsas sobre o mesmo assunto, não menciona dinheiro diretamente, mas insinua ostentação, uso indevido de recursos públicos e lança suspeitas sobre o conteúdo da bagagem.

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República informou que a primeira-dama viajou em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e que não foi registrado qualquer incidente com a bagagem.

“Rejeitamos categoricamente a invenção absurda de que teria sido levada uma ‘elevada quantidade de malas’, bem como qualquer menção a incidentes com a bagagem – nada disso ocorreu, nem foi registrado por qualquer autoridade responsável”, informa o comunicado.

“Causa profunda preocupação o uso reiterado de boatos e mentiras com objetivos políticos, que visam única e exclusivamente desinformar a população, atacar reputações e enfraquecer instituições. A disseminação irresponsável dessas falsidades não contribui em nada para o debate público e compromete o direito do cidadão à informação correta”, completa a Secom em nota.

A primeira-dama foi à Rússia a convite do governo russo. Ela cumpriu agendas entre os dias 3 e 7 de maio, antes da chegada do presidente Lula.

Janja participou de encontros com alunos e professores de língua portuguesa em universidades, visitou o Kremlin, o Teatro Bolshoi, o Museu Hermitage e assistiu o balé Lago dos Cisnes. Ela também se reuniu com reitores de universidades, esteve com a vice-governadora de São Petersburgo, Irina Potekhina, e com o governador, Alexander Beglov.

A CNN tenta contato com a Revista Brasil e com o ex-presidente Jair Bolsonaro, além do Facebook. Mas até o momento não obteve retorno.





Postar um novo comentário





Comentários (3)

  • Galileu

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 11h00
  • Penso que a AGU deveria notificar Janja, para explicar essa viagem no avião da FAB para a Rússia. Qual o motivo da viagem, se ela nem cargo político tem no Brasil. Uma viagem dessa tem custo elevado, quem paga é o contribuinte.
    6
    2



  • FAZ O L !

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 10h39
  • Como alguém ousa falar mal da nossa futura presidenta do Brasil ? É Lula 2026 e Janja em 2030 !
    1
    6



  • Ademir

    Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025, 09h34
  • Bandidos encobrindo bandidos !!!! Comum , normal eles usarem e abusarem do dinheiro público , cadê uma mulher ir sozinha num avião pra 250 lugares e nem cargo tem no estado brasileiro , é simplesmente uma primeira dama, imagina se fosse a Michele Bolsonaro sempre fazendo isso que ela faz e rasga de dinheiro público e da mil desconfianças com apoio das Forças Armadas , uma vergonha , um crime , uma aberração!!!!
    6
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet