Sexta-Feira, 09 de Maio de 2025, 14h00
CHUMBO GROSSO
Moraes vota por 10 anos de prisão e perda do mandato de Zambelli
Bolsonarista é acusada de invasão do sistema eletrônico do CNJ
METRÓPOLES
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para condenar a deputada Carla Zambelli a 10 anos de reclusão, em regime fechado, além da perda do mandato parlamentar, a ser decidido pela Câmara dos Deputados.
Relator do caso em que a parlamentar e o hacker Walter Delgatti são réus pela invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e por falsidade ideológica, Moraes foi o primeiro a votar em sessão virtual da Corte que começou nesta sexta (9/5) e vai até dia 16 de maio, se não houver pedido de vista ou destaque.
O ministro também imputou em seu voto a pena de 8 anos e três de reclusão a Delgatti. Os dois réus na ação penal, ainda segundo Moraes, devem ser condenados a pagar o valor mínimo indenizatório a título de danos materiais e morais coletivos de R$ 2 milhões.
Em maio de 2024, os cinco ministros da Primeira Turma, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino, aceitaram a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ambos.
Segundo a denúncia da PGR, Carla Zambelli foi responsável por comandar a invasão de sistemas utilizados pelo Judiciário com o intuito de adulterar informações oficiais. Enquanto Delgatti teria sido o responsável pela realização do crime, entre agosto de 2022 e janeiro de 2023.
Invasão
Pelo que é analisado na Ação Penal 2428, a deputada Carla Zambelli e o hacker Walter Delgatti teriam invadido seis sistemas do Poder Judiciário por 13 vezes e supostamente inseriram nas plataformas 16 documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, seguido pela ordem de quebra de sigilo bancário e bloqueio de bens do ministro.
A denúncia da PGR afirma que os dois queriam “adulterar dados, tudo no intuito de prejudicar a administração do Judiciário, da Justiça e da credibilidade das instituições e gerar, com isso, vantagens de ordem política para a denunciada”.
Delgatti e Zambelli respondem por: invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica. Eles negam as acusações.
O Ministério Público argumenta que “entre agosto e novembro de 2022, Carla Zambelli, ciente de que Walter Delgatti possuía conhecimento técnico e meios necessários para tanto, o abordou com a proposta de invasão a sistemas de elevado interesse público, oferecendo, em retorno pelo serviço prestado, a contratação formal para prestação de serviços relacionados à sua atividade parlamentar”.
“Carla Zambelli, diante da informação apresentada por Walter Delgatti de que seria viável a invasão ao sistema utilizado pelo CNJ, determinou a concretização da prática delituosa, que haveria de incluir a emissão de mandado de prisão do Ministro Alexandre de Moraes, como se ele mesmo estivesse determinando a própria prisão. A denunciada Carla Zambelli foi, ainda, responsável pela elaboração do texto a ser utilizado por Walter Delgatti na confecção do mandado fraudulento”, disse o MP.
À época, Zambelli afirmou ter “a absoluta confiança de que a deputada não cometeu qualquer ilícito penal e tem certeza de que isso vai ficar comprovado durante o trâmite do processo”.
FAZ O L ! | 09/05/2025 16:04:53
GOLPISTA FDP ! SEU LUGAR É NA PRISAO !
Pedro Paulo | 09/05/2025 15:03:38
Animal Carlos! vc não sabe lê! Ela contratou o hacker! é dificil entender! Quanto a DOSIMETRIA aplicada aos crimes também concordo que está exagerado devido a politicagem! Mais é INCRÃVEL que sempre se fala que não foi FEITO NADA! não fizeram nada! Tão igual o LULES que fala que não sabia!
Carlos Nunes | 09/05/2025 15:03:01
Pois é, depois que tia YAKUI, lÃder idosa do povo tupinambá, afirmou que vivemos uma DEMOCRACIA DISTORCIDA... ninguém tem mais certeza de nada. É Minuta de Golpe que não apareceu até hoje. Advogados reclamaram pra burro que até hoje não viram a Minuta, ela não consta nos Processos... não tá nem no Relatório da PF, que acusou meio mundo. É vÃdeo no Aeroporto de Roma, naquele imbróglio com famÃlia de brasileiros, que ninguém viu... Cadê o vÃdeo? Advogados não viram as gravações do dia 8, pra saber o que os clientes fizeram realmente. E a avaliarem a gravidade do crime. Tio FUX viu as imagens da tia DÉBORA, escrevendo na estátua PERDEU MANÉ...considerou crime de VANDALISMO leve e deu só 1 ano e seis meses de pena. Tia ZAMBELLI é insignificante pra invadir sistema eletrônico do CNJ. Não tem competência pra isso. JAMAIS INVADIRIA. Não manja patavina do assunto.
Ladrão desiste de roubo após vitimas dizerem que eram "servos de Deus"
Domingo, 11.05.2025 01h00
Bolsonaro cria aliança entre golpistas e ladrões para atacar STF
Domingo, 11.05.2025 00h15
Prisão de brasileira por serviço de imigração gera revolta nos EUA
Sábado, 10.05.2025 23h00
Moraes concede domiciliar ao ex-deputado Roberto Jefferson
Sábado, 10.05.2025 22h00
De virada, Mirassol derrota Corinthians pelo Brasileirão
Sábado, 10.05.2025 21h00