Sexta-Feira, 25 de Julho de 2025, 13h00
ABUSO DE PODER
Oposição a Trump nos EUA reage a taxas contra Brasil
METRÓPOLES
Senadores democratas enviaram uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na qual contestam as tarifas de 50% impostas aos produtos brasileiros, nessa quinta-feira (24/7).
O documento, assinado por 11 parlamentares de oposição, foi encaminhado à Casa Branca. Nele, os democratas acusam o presidente dos Estados Unidos de “claro abuso de poder” e afirmam que ele está usando “a economia norte-americana para interferir em favor de um amigo“, referindo-se ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Escrevemos para expressar sérias preocupações sobre o claro abuso de poder presente em sua recente ameaça de iniciar uma guerra comercial com o Brasil. (…) Interferir no sistema legal de uma nação soberana estabelece um precedente perigoso, provoca uma guerra comercial desnecessária e coloca cidadãos e empresas americanas em risco de retaliação”, apontam.
Taxação de 50%
O Brasil foi incluído na lista dos países que pagarão a tarifa máxima, prevista para entrar em vigor a partir de 1º de agosto.
O governo norte-americano justificou a medida citando a postura do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e determinou ainda a abertura de uma investigação sobre possíveis restrições a empresas de tecnologia dos EUA e outras práticas consideradas injustas no comércio bilateral.
As medidas são parte de uma estratégia mais ampla do governo para pressionar parceiros comerciais a abrir seus mercados e ajustar políticas consideradas desfavoráveis aos interesses dos EUA.
Aumento dos custos
Os senadores da oposição argumentam na carta que uma retaliação do Brasil aumentaria os custos de vários produtos para famílias e empresas norte-americanas. Eles destacam que o país importa mais de US$ 40 bilhões por ano do Brasil – sendo US$ 2 bi só de café – e que o comércio bilateral sustenta cerca de 130 mil empregos nos EUA.
Além disso, a aproximação crescente do Brasil e outros países com a China também é citada como uma grande preocupação:
“Usar todo o peso da economia norte-americana para interferir nesses processos em favor de um amigo é um grave abuso de poder, enfraquece a influência dos EUA no Brasil e pode prejudicar nossos interesses mais amplos na região. (…) Uma guerra comercial com o Brasil também aproximaria o país da República Popular da China (RPC) em um momento em que os EUA precisam combater agressivamente a influência chinesa na América Latina.”
Os senadores Jeanne Shaheen (D-NH), membro sênior do Comitê de Relações Exteriores do Senado, e Tim Kaine (D-VA), membro sênior do Subcomitê de Relações Exteriores do Senado para o Hemisfério Ocidental, encabeçam o documento, que também foi assinado por Adam Schiff (D-CA), Dick Durbin (D-IL), Kirsten Gillibrand (D-NY), Peter Welch (D-VT), Catherine Cortez Masto (D-NV), Mark R. Warner (D-VA), Jacky Rosen (D-NV), Michael Bennet (D-CO) e o reverendo Raphael Warnock (D-GA).
Birosmar | 25/07/2025 23:11:16
Se a famÃlia bolsonaro não existisse não estarÃamos passando por nada disso. Lamentável
Carlos Nunes | 25/07/2025 14:02:10
Pois é, tá meio difÃcil engolir isso. Tio TRUMP tarifou mais de 50 paÃses, e reclamaram só por causa do Brasil? Se tivesse tarifado só o Brasil, seria outra coisa. A maioria das Nações ou já negociaram com tio TRUMP ou tão negociando. A China pediu 90 dias pra acertar a negociação. Nem a China quer perder o Mercado americano com mais de 340 Milhões de habitantes, com muitos dólares...nem os Estados Unidos querem perder o Mercado chinês com mais de 1 bilhão de habitantes. A mesma coisa vale pra Ãndia também...que tem população de mais de 1 bilhão de habitantes. Quem soube negociar com tio TRUMP foi tio MILEI, ótimo negociador, que conseguiu pra certos produtos, tarifa até de 0%. O único ruim de negociação foi tio Lula, que cometeu pelo menos 3 erros: 1) chegou a chamar tio TRUMP de fascista e nazista. 2) começou a fazer no BRICS, discursos inflamados e antiamericanos. 3) conspirou contra O DÓLAR, pra risca-lo do mapa, como moeda do Comércio Internacional. O cartaz do tio Lula, junto tio TRUMP, tá mal pra burro.
alexandre | 25/07/2025 13:01:44
lula bravateiro, puxa saco da China
Presos do 8/1 desafiam o STF e removem as tornozeleiras
Domingo, 27.07.2025 12h00
Venezuela retoma taxa de importação de até 77% do Brasil
Domingo, 27.07.2025 11h00
Cientistas criam tecnologia que detecta doenças pelo absorvente
Domingo, 27.07.2025 10h00
Morre mãe do apresentador Ratinho, aos 93 anos
Domingo, 27.07.2025 08h00
Tarcísio, Caiado e Ratinho veem direita unida em 2026
Domingo, 27.07.2025 07h00