Quarta-Feira, 02 de Abril de 2014, 12h41
Rússia poderia invadir a Ucrânia em 3 a 5 dias, diz general da Otan
UOL
A Rússia concentrou na fronteira com a Ucrânia todas as forças necessárias para uma eventual \"incursão\" ao país e poderia concluí-la num prazo de três a cinco dias, disse o principal comandante militar da Otan nesta quarta-feira (2).
Descrevendo a situação como \"incrivelmente preocupante\", o comandante supremo das forças aliadas na Europa, o brigadeiro norte-americano Philip Breedlove, disse que a Otan detectou durante a noite sinais de movimentação de uma parte da força russa, e que não há sinal de que as tropas teriam voltado aos seus quartéis.
A anexação da península ucraniana da Crimeia pela Rússia provocou a maior crise entre Moscou e o Ocidente desde o final da Guerra Fria, levando os Estados Unidos e a Europa a imporem sanções, ameaçando intensificá-las se as forças russas entrarem no leste da Ucrânia.
A Otan estima que a Rússia mantenha 40 mil soldados nos arredores da Ucrânia. \"Esta é uma força muito grande, muito capaz e muito preparada\", disse Breedlove à Reuters e ao Wall Street Journal.
A força russa tem apoio aéreo, hospitais de campo e equipamentos para guerra eletrônica. Esse é, segundo o brigadeiro, \"todo o conjunto que seria exigido para realizar com sucesso uma incursão na Ucrânia caso a decisão seja tomada\".
\"Achamos que ela está pronta para começar, e achamos que realizaria seus objetivos em 3 a 5 dias caso seja direcionado para agir.\"
Ele disse que a Rússia poderia ter vários possíveis objetivos, inclusive uma incursão ao sul da Ucrânia para estabelecer um corredor terrestre até a Crimeia, para chegar ao porto ucraniano de Odessa ou mesmo para se conectar à Transdnístria, região separatista e russófona da Moldova, que fica a oeste da Ucrânia.
A Rússia também tem forças ao norte e a nordeste da Ucrânia, mas uma eventual incursão, segundo Breedlove, teria implicações abrangentes para a Otan, uma aliança militar de 28 países que há mais de 60 anos está na base da defesa da Europa Ocidental.
Breedlove disse que a aliança precisa encarar um \"paradigma diferente, um conjunto de regras diferentes\", e \"repensar nossa postura de força, nosso posicionamento de forças, nosso provisionamento de forças, a prontidão etc.\"
Chanceleres da Otan reunidos nesta semana em Bruxelas suspenderam toda a cooperação prática com a Rússia em protesto contra as ações na Crimeia e pediram a comandantes militares que preparem planos para reforçar a proteção de membros da Otan do Leste Europeu, preocupados com a assertividade russa.
General acusado de planejar morte de Lula pede liberdade
Sexta-Feira, 04.07.2025 01h00
MPF pede suspensão imediata do 'Enem dos Concursos'
Sexta-Feira, 04.07.2025 00h00
Ativistas invadem prédio na Faria Lima por taxa de super-ricos
Quinta-Feira, 03.07.2025 23h00
Músico manda esposa espancar mulher o denunciou por assédio
Quinta-Feira, 03.07.2025 20h00
Hugo Calderano é barrado de entrar nos EUA por visita à Cuba
Quinta-Feira, 03.07.2025 19h00