Domingo, 05 de Janeiro de 2025, 23h00
ALVO DA PF
Saiba quem é o soldado de Israel alvo da Justiça do Brasil
Acusados por crimes de guerra deixou o país neste domingo
METRÓPOLES
O soldado das Forças de Israel (FDI) alvo da Justiça do Brasil por supostos crimes de guerra deixou o país neste domingo (5/11). Ele foi identificado como Yuval Vagdani, do 432º Batalhão das Brigadas Givati.
Antes de deixar o território nacional, ele foi alvo da Justiça local, que determinou a abertura de investigação pela Polícia Federal (PF) contra Vagdani. Osoldado israelense passava temporada de férias no Brasil. Registros mostram que ele estava em Morro de São Paulo, na Bahia, com amigos.
As informações constam nos autos judiciais do caso, aos quais o Metrópoles teve acesso. Segundo documento enviado pela Fundação Hind Rajab (HRF) à Justiça brasileira, Vagdani participou da demolição controlada de um quarteirão inteiro na região conhecida como corredor Netzarim, na Faixa de Gaza.
A organização, que atua internacionalmente denunciando crimes cometidos contra palestinos, alegou que a ação aconteceu fora de situação de combate e teve a “intenção deliberada de causar prejuízos indiscriminados à população civil” de Gaza.
Por meio de investigação feita com inteligência de fontes abertas, a HRF anexou uma série de imagens de redes sociais que comprovariam a participação de Vagdani na destruição do bairro, em Gaza, em novembro de 2024.
Dias antes da demolição, o soldado das FDI publicou vídeo no Instagram com imagens do corredor Netzarim. Na legenda da postagem, Vagdani escreveu: “Que possamos continuar destruindo e esmagando este lugar imundo, sem pausa, até os seus alicerces”.
Em outra publicação, obtida por meio do perfil de um outro soldado que também atuou na região, Vagdani posa em frente a escombros de imóveis na área, enquanto explosivos eram instalados para a demolição controlada.
Atos pró-Bolsonaro têm bandeira dos EUA e apoio a Trump
Domingo, 03.08.2025 15h00
Lula participa de evento do PT que dá posse a Edinho
Domingo, 03.08.2025 14h00
Bolsonaro acompanha ato de aliados somente por videochamada
Domingo, 03.08.2025 13h00
Aliados promovem atos pelo país por anistia a Bolsonaro
Domingo, 03.08.2025 12h00
Lula ganha vantagem sobre bolsonarismo em 1º e 2º turnos em 2026
Domingo, 03.08.2025 11h00