Sábado, 08 de Março de 2014, 02h40
Telefone de Sarkozy foi grampeado durante investigação judicial
Terra
O telefone de Nicolas Sarkozy foi grampeado durante uma investigação judicial sobre o financiamento de sua campanha eleitoral de 2007, informou o jornal francês Le Monde, apresentando um possível novo obstáculo para o ex-presidente francês, que possivelmente irá concorrer ao cargo novamente.
O jornal afirmou que o episódio de escutas telefônicas deu lugar a suspeitas de que Sarkozy tinha sido secretamente aconselhado por um juiz da Alta Corte, em troca de sua ajuda para que ele conseguisse um papel em Mônaco.
O advogado de Sarkozy, Thierry Herzog, qualificou a suposta escuta telefônica como \"monstruosa\". Herzog também disse que não houve \"nenhum tráfico de influência\", no contexto dos contatos com o juiz, identificado pelo Le Monde como Gilbert Azibert. A Reuters não conseguiu contato Azibert em seu escritório nesta sexta-feira.
O departamento de serviços judiciais de Mônaco confirmou, em um comunicado, que Azibert tinha sido candidato a uma posição de juiz na Alta Corte de Mônaco, mas disse que não houve \"nenhuma intervenção externa\" no processo de recrutamento. Segundo o departamento, Azibert não foi contratado.
O inquérito sobre o financiamento da campanha eleitoral começou em abril de 2013 e ainda está em um estágio sigiloso no processo legal francês, impedindo qualquer comentário dos magistrados envolvidos na investigação.
\"Não é apenas escandaloso, é monstruoso. É uma violação monumental dos direitos de defesa. O sr. Sarkozy provavelmente ainda está tendo seus telefones grampeados\", disse o advogado dele ao jornal.
Nos meios políticos franceses, há grande previsão de que Sarkozy disputará a eleição presidencial de 2017. Ele foi derrotado por François Hollande, há dois anos, quando tentou a reeleição.
Médico que fazia aborto em domicílio com pílulas é preso junto com paciente
Sábado, 10.05.2025 04h00
Aluno ataca e mata a tesouradas adolescente em escola
Sábado, 10.05.2025 03h00
Cuspidor de fogo incendeia tenda de circo com 113 crianças dentro, deixando 20 feridos
Sábado, 10.05.2025 02h00
Impeachment de Lula protocolado na Câmara divide oposição
Sábado, 10.05.2025 01h00
Faculdade abre curso de Medicina para brasileiros em Lisboa
Sexta-Feira, 09.05.2025 23h00