Mundo

Terça-Feira, 06 de Maio de 2025, 09h00

SEM ESTUDOS

Três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais, aponta estudo

CNN BRASIL

 

A cada 10 brasileiros com idade entre 15 e 64 anos, três são analfabetos funcionais. A conclusão é do Indicador Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgado nesta segunda-feira (5). Os analfabetos funcionais são aqueles que não sabem ler e escrever. O grupo também abrange os indivíduos que não conseguem compreender pequenas frases ou identificar os números. 

Quando considerado o total da população brasileira, o índice de alfabetos funcionais corresponde a 29%. O percentual é o mesmo que o registrado em 2018. Entre os jovens de 15 a 29 anos, a pesquisa destaca que o analfabetismo funcional aumentou. Enquanto em 2018, 14% dos jovens estavam nessa condição, em 2024, o índice subiu para 16%.

Segundo os pesquisadores, o aumento pode ter como uma de suas consequências a pandemia, período marcado pelo fechamento das escolas.

Outro ponto da pesquisa mostra que a maior parcela da população, 36%, está no nível elementar. Isso significa que o grupo compreende textos de extensão média, realizando pequenas interferências e resolve problemas envolvendo operações matemáticas básicas como soma, subtração, divisão e multiplicação.

Já 35% está no patamar do alfabetismo consolidado, enquanto apenas 10% de toda a população está no topo, no nível proficiente.

Levantamento

Esta é a primeira edição do Inaf após seis anos de interrupção. Ao todo, participaram da pesquisa 2.554 pessoas de 15 a 64 anos. Entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, elas realizaram testes para medir as habilidades de leitura, escrita e matemática.

Todas as regiões foram do Brasil foram mapeadas. A margem de erro estimada varia entre dois e três pontos percentuais, a depender da faixa etária analisada. A confiança é de 95%.

Comentários (3)

  • Carlos Nunes |  06/05/2025 14:02:21

    Pois é, somos QUASE TODOS uns Analfabetos Funcionais... não entendemos patavina de muita coisa. Nem sabemos distinguir as características de um verdadeiro Golpe. Precisou tio MÚCIO, nosso Ministro da Defesa, descrever como é um verdadeiro Golpe. Mesmo assim a Globo, muitos políticos, e até Ministro do Supremo, insistem no tal Golpe. Segundo tio MÚCIO, num Golpe verdadeiro, tem: 1) LÃDERES - que vão na frente e comandam. 2) ARMAS - muitas Armas... não existe em nenhum lugar do mundo Golpe sem Armas. 3) num verdadeiro Golpe, toma-se o Poder. Não se dá Golpe num domingo, pois não tem ninguém...os Órgãos tão todos vazios. Tio MÚCIO, em 2 entrevistas, revelou que...o que houve no dia 8 foi PURO VANDALISMO por parte de alguns. O ex-Ministro MARCO AURÉLIO DE MELLO chamou de ARRUAÇA...No Youtube tem o vídeo: STF não tem competência para julgar Arruaceiros do dia 8, diz Marco Aurélio de Mello. O Jurista IVES GANDRA MARTINS disse: GOLPE É FICÇÃO, estilo Steven Spielberg. Resumindo: há pessoas que juram que houve tentativa de Golpe no dia 8...e há pessoas, como tio MÚCIO, tio MARCO AURÉLIO, tio IVES e muitos outros, que afirmam que só houve VANDALISMO por parte de alguns. Quem são os Analfabetos Funcionais? Ora, GOLPE É GOLPE. VANDALISMO É VANDALISMO. Enquanto tio XANDÃO penalizou a pobre coitada da tia DÉBORA, a Mulher do BATOM, com 14 anos de pena, tornando-a a Mulher mais perigosa do Brasil...tio FUX deu uma pena de 1 ano e seis meses, correspondente a uma pena por Vandalismo. Quem tá certo? Tio XANDÃO ou tio FUX? Mulher com BATOM é um perigo? BATOM NÃO É FUSIL. Tudo indica que tá certo é tio FUX. Exemplo: teve 1 idiota que derrubou o Relógio. Derrubar Relógio não é Golpe, é Vandalismo. Tio FUX tá certo 99,99%.

  • Mariazinha |  06/05/2025 11:11:10

    É muito mais .... vejam o número de bolsonaristas.... os que vão ao show da gaga ....não sabem o portugues e nem inglês....prá fazer o O , tem que sentar pelado....não sabem História, Geografia .... que dirá Física e Matemática .... Cálculo só renal.....

  • marcia |  06/05/2025 09:09:56

    acredito que é muito mais

Confira também: Veja Todas