Terça-Feira, 04 de Janeiro de 2022, 12h35
Licio Malheiros
Até tu, Ivete Sangalo
Licio Antonio Malheiros
A musicalidade, é um termo polissêmico e muitas vezes permeado com diversas definições do senso comum. Em nosso país, a música é uma das expressões mais importantes da cultura brasileira.
Tendo origem, principalmente a partir da fusão de elementos europeus, indígenas e africanos, trazidos por colonizadores portugueses e por negros escravizados; oriundo sobretudo das regiões de: Moçambique, do Congo e de Angola.
O Brasil se revela um celeiro de artistas no mercado musical, tendo uma variação exacerbada de estilos musicais, temos: Sertanejo, Samba, Bossa Nova, Funk, Rap, MPB, além desses estilos, outros também se sobressaem, o Forró, o Frevo, o Baião, o Carimbó, o Rasqueado Cuiabano e por aí vai.
Agora, quando se usa da musicalidade para fazer manifestações políticas partidárias, aí, esse cantor ou essa cantora deixa de ser profissional da música e, passa a ser ativista política, independentemente do grau de popularidade ou aceitação desse cantor ou cantora.
Reporto-me a uma das cantoras mais populares do Brasil, ela é tida como a ‘cantora mais popular do Brasil’ Ivete Sangalo, fui redundante em minha colocação, justamente pela mesma ter recebido essa pecha pelo povo brasileiro.
Por isso mesmo, ela deveria no mínimo ter respeitado as pessoas que se encontravam em seu show e que pagaram para assisti-lo, e que pensam diferentemente de você e, de parte do público que a assistia.
Foi realmente, vergonhoso, imoral, vexatória, rasteira a atitude de uma cantora renomada como ela; em seu show da última quarta-feira (29/2021), Ivete Sangalo teve a cara de pau, em puxar coros contra o Presidente da República Federativa do Brasil, eleito democraticamente, pois vivemos um regime Presidencialista e, não Parlamentarista como muitos acreditam.
A cantora desta feita, se expôs ao ridículo, deixando seu grande talento de lado para fazer politicagem; tendo como epicentro dessa atitude mesquinha e vil; o fechamento das tetas do Governo Bolsonaro, em relação as verbas proveniente da Lei Rouanet, que ao longo de décadas deixou muitos artistas milionários, agora ficaram nervosinhos e revoltados e dão inicio à Lacração.
A cantora puxou couro, “Ei, Bolsonaro, vai tomar no c......”, não satisfeita a mesma ainda pediu que o público cantasse mais alto.
“Não ouvi, está baixinho. Vai acabar escutando de tão alto que foi”; de toda essa palhaçada protagonizada por ela, que conduzia o show; foram as palavras de ordem de baixo calão, dirigida a um Presidente da República Federativa do Brasil.
Com a palavra, o Supremo Tribunal Federal (STF), guardião da Constituição, falo isso porque muitos partidos de direita devem ter representado junto ao (STF) contra a atitude dessa senhora, pela afronta feita a um Presidente da República.
Agora, resta saber se haverá paridade nas ações que por certo foram impetradas na Suprema Corte.
Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo
Joaofilho | 06/01/2022 09:09:06
Estão todos sucumbindo ao fracasso do esquecimento, junto com a queridinha globolixo, aà tem q se reinventar.Fracasso, fracasso,fracasso iiiiiirruuuuu.
Thais Almeida Diamantino | 06/01/2022 07:07:28
Meus cumprimentos à sábia colocação do Professor Licio Malheiros. Foi vergonhosa a atitude da cantora Ivete Sangalo.
Paulo Sérgio de Oliveira | 05/01/2022 16:04:11
Discordo. Ivete desabafou e representou o povo brasileiro que não aguenta mais um presidente como esse. Em breve entrará para o lixo da história
aloisio | 05/01/2022 15:03:32
Embora eu não concorde com o nÃvel do "coro" de linguagem tão chula, não dá para entender. A ala bolsonarista fala tanto em liberdade de expressão, etc e tal, mas me parece que só é válido quando lhe convém, fora disso é desrespeito, é ato criminoso. Que liberdade de expressão é essa? Tô fora!
João Lima | 05/01/2022 11:11:23
Vergonhoso! Vamos aguardar a imparcialidade do STF
Jorge Miguel | 05/01/2022 09:09:20
Bom dia, fico muito triste com a atitude da Ivete Sangalo, eu sempre admirei o trabalho dela sempre trazendo alegria ao nosso povo tão sofrido, mas a partir do dia em que ela fez essa besteira eu vou até proibido os meus filhos de ouvir música dessa senhora sem escrúpulos.
Anderson Siqueira | 04/01/2022 22:10:04
A cantora foi infeliz em seu comentário, vamos ver o que o STF irá manifestar com sua parcialidade. Excelente artigo professor Lúcio Malheiroa.
Moraes | 04/01/2022 20:08:23
Só alienados como o sr. é que acham que não se faz polÃtica através da música. A arte não deve ter regras nem obrigações ...quando bolsonaro for julgado e condenado por tribunais penais internacionais eu quero ver a sua cara de trouxa ! E isso ainda é professor ? Fascistinha da educação ... kkk. Acha mesmo que alguém que já era milionária precisa de "recursos" da Lei Rouanet? Faz-me rir, apedeuta !
Maria Ribeiro | 04/01/2022 19:07:00
se ofenderam aqueles que, com quase certeza absoluta, pregavam adesivos da Dilma de pernas abertas no tanque de combustÃvel do carro, ou que faziam ouvidos de mercador, quando puxavam um coro de "vai tomar no c*" pra uma senhora, que, por acaso, era a presidenta do paÃs. Enfim, a hipocrisia!!!!!!!
Cidão Marques | 04/01/2022 17:05:56
Então professor sinto muito se doeu, e quando o ilustre presidente chama o Lula de ladrão de 9 dedos qual seria sua resposta o ilustre presidente fala um monte de besteira e asneira e quando toma uma resposta ja vem as criticas , sinto muito o pau que bate em chico bate em Francisco.
Ao articulista emocionado por demais | 04/01/2022 16:04:39
Ao mandar o pequeno tenente às favas (TNC) em seu show (no qual não iria), a cantora e o público desnudam a insatisfação pelo desgoverno do inquilino do Planalto. "Tão certo é que a paisagem depende do ponto de vista, e que o melhor modo de apreciar o chicote é ter-lhe o cabo na mão." Machado de Assis. Pelo jeito está do outro lado do cabo.
Matheus | 04/01/2022 15:03:37
Os " artigos ", que na verdade não são artigos, até pq carece de referências literária, coisa que essa escrita não possui! Quem escreveu isso, não passa de senso comum, recheado de achismos! E a tÃpica escrita " chapa branca " escreve não para informar, e sim esperando retribuição da máquina pública! Fraquissimo! Vai ler bourdieu para clarear as ideias
Ruan Henrique | 04/01/2022 13:01:35
Essa Ivete Sangalo nem existe mais, mulher sem futuro se expôs ao ridÃculo muito do público dela mesma, não gostou, mulher só quer midia pq está deixando de existir.....
Valeriana | 04/01/2022 13:01:00
Excelente artigo professor, infelizmente os cantores deixaram de cantar para fazer politica partidaria, isso e uma vergonha.
A metade de 100
Segunda-Feira, 21.07.2025 14h00
Briga de hipopótamo e taxação
Segunda-Feira, 21.07.2025 13h37
Débito ou Crédito?
Segunda-Feira, 21.07.2025 13h33
Rombo Bilionário no Banco Central
Segunda-Feira, 21.07.2025 13h31
Quinto Constitucional: Mais uma página que a advocacia
Segunda-Feira, 21.07.2025 13h28