Segunda-Feira, 03 de Março de 2025, 13h14
Otacílio Peron
“ROUBA, MAS FAZ” ou “NÃO ROUBA, MAS NÃO FAZ”
Otacílio Peron
Este bordão “rouba, mas faz”, ficou muito famoso, pois foi cunhado a Paulo Maluf, quando Prefeito e Governador do Estado de São Paulo.
As obras foram muitas, e os escândalos seguiram na mesma proporção, e estão em evidência até hoje.
Exemplo semelhante, tivemos também aqui, por ocasião das obras da copa do mundo de 2014.
A quantidade de obras realizadas em Cuiabá por ocasião da copa, a Prefeitura não teria capacidade financeira de realizá-las em menos de 20 anos, porém, os escândalos também seguiram na mesma proporção das obras, sem contar o escândalo das obras do VLT.
Mas estes dois bordões representam um dilema comum na política e na gestão pública. O primeiro sugere que um governante ou gestor pode ser corrupto, mas entrega obras e serviços para a população, e o povo continuará votando nele, pois as obras e serviços são visíveis.
Já o segundo, aponta para alguém honesto, mas ineficáz ou inoperante.
Esse debate reflete uma visão pragmática da política, onde alguns eleitores preferem resultados concretos, mesmo que envolvam corrupção. No entanto, essa lógica é perigosa, pois normaliza desvio de dinheiro público e pode perpetuar ciclos de impunidade.
O ideal seria buscar líderes que nem roubam, nem deixam de fazer, ou melhor, que sejam eficientes e éticos ao mesmo tempo. A falsa dicotomia entre corrupção e eficiência precisa ser superada para que a política seja pautada por transparência e compromisso real com o bem estar comum.
Provoquei essa reflexão, para dizer que a população cuiabana não aguenta mais obras inacabadas, sem planejamento eficaz, causando transtornos intermináveis, prejudicando à todos, mas essencialmente ao comércio.
Administradores públicos, fiquem atentos, pois as urnas costumam ser implacáveis.
Otacílio Peron é Advogado
Paulo | 04/03/2025 22:10:33
Falou tudo que as pessoas precisam pensar e refletir.
Carlos Nunes | 04/03/2025 07:07:59
Pois é, somando este mandato do tio Lula MAIS os 2 anteriores dele MAIS os quase 2 da tia Dilma, conclui-se que o PT vai ficar 18 anos no Poder. 18 anos? E tio Lula junto com tia Janja, disque vão resolver o problema da FOME no Brasil. Se não resolveram em 18 anos, vão resolver QUANDO? Deve ser por isso que a popularidade cada vez despenca mais. Eles pélam de MEDO do Bolsonaro. Daà a Trilogia do Bolsonaro: da facada do tio Adélio...à Inegibilidade dupla do tio Benedito... até a tentativa de prisão. Vão prender Bolsonaro? Vão, com certeza. Se Bolsonaro candidata em 2026, ganha a eleição no primeiro turno. Na Venezuela, tio MADURO tornou INELEGÃVEL seus Opositores por 15 anos. Na Nicarágua, tio ORTEGA prendeu seus Opositores. Na Coreia do Norte não tem Opositores. O tio coreano matou todos. Em Cuba não tem Partidos PolÃticos Opositores. Na China, o Governo Comunista chinês esmagou a pouca oposição que tinha em Hong Kong. Aqui no Brasil, Bolsonaro e a Direita inteira tá sendo perseguida pela turma do "nós derrotamos o Bolsonarismo". Tio Barroso, num discurso polÃtico inflamado na UNE, disse isso. E é ele que vai julgar Bolsonaro? Sinto informar que Bolsonaro tá é ferrado. Vão condena-lo por unanimidade.
Isaias Miranda - jesus meu tesouro ! | 04/03/2025 07:07:26
Acorda minha gente! Querem acabar com nosso Agro a qualquer custo! Até quando vamos aguentar calados?! Mato Grosso campeão do Agro! Orgulho da pátria brasileira! Ordem e progresso! Nossa bandeira jamais será vermelha! O fim está próximo! Quem não deve não teme! Deus é fiel!
Interiores que acolhem: o novo luxo é emocional
Terça-Feira, 22.07.2025 15h01
Trump x Lula: Quem protege seu negócio é o marketing
Terça-Feira, 22.07.2025 13h48
Dia do Administrador Hospitalar: Reconhecimento e Desafios
Terça-Feira, 22.07.2025 13h39
Licença-maternidade: autônomas terão benefício
Terça-Feira, 22.07.2025 13h30
Agro em xeque: governança é o melhor escudo
Terça-Feira, 22.07.2025 13h07