Quarta-Feira, 03 de Janeiro de 2024, 10h24
RENATO NERY
Verdade chinesa
Renato Nery
Hoje, como faço com frequência, fui tomar café na padaria que fica próximo da minha casa. Desde logo cedo, eu estava indisposto. Destes dias, como se dizia antigamente, acorda-se “com a avó atrás do toco”. Incômodos da existência, principalmente, os físicos que se apossam de nós, a partir de certa idade. Depois de algum tempo, começamos a avaliar a vida e chegamos à conclusão de que nem tudo foram flores e levamos conosco um fardo pesado que certamente nos acompanhará para outro plano. Fardo este que pesa mais em alguns dias do que em outros.
Acomodei-me na padaria e estava lá ruminando sobre algumas pendências. Enfim, não era um bom dia e eu estava numa briga severa com os meus demônios sem chegar a um acordo. Olhei para a mesa vizinha, à minha frente, e lá estava uma criança pequena nos ombros da mãe sorrindo para mim. Acenei-lhe e ela balançou uma das mãos e me presenteou com outro sorriso. Foi como se um balde da água fria tivesse sido despejado sobre a minha cabeça. Acordei do meu torpor e tive que devolver o sorriso, como se uma força ingênua e poderosa tivesse mudado o rumo do meu dia que se anunciava ruim. Perguntei para a mãe o nome da criança e ela me disse chamar-se Clarice, o nome de uma das poetisas da minha predileção.
A mãe e a criança levantarem-se antes de mim e a Clarice me deu outro sorriso e me mandou um beijo e aí eu fui a lona e não contive emoção. Enfim, um anjo apareceu para mim a iluminar uma manhã de domingo.
A vida é o que fazemos dela! É, certamente que é! É salutar não se perder nos labirintos de pensamentos negativos, pois o capeta não existe, mas se o invocarmos ele vem. O mal tem vida própria e aparece mesmo sem ser chamado. E aí meu caro leitor, “a vaca vai para o brejo” literalmente e ainda leva companhia para atazanar a nossa paz de espírito. Cerque-se de pensamentos positivos, pois um anjo pode aparecer para salvá-lo do precipício que se abriu na sua frente. Não esqueça que eles (os anjos) vivem entre nós! Eu certamente sou uma pessoa privilegiada, pois não supliquei conscientemente pela presença tão bem-vinda, mas ela, o anjo, adivinhou que eu não estava bem e veio ao meu socorro, com um sorriso infantil, abrindo a porta da prisão onde eu estava encarcerado, me disse uma verdade chinesa:
Senta, se acomoda
À vontade, tá em casa
Toma um copo, dá um tempo
Que a tristeza vai passar
Deixa pra amanhã
Tem muito tempo
O que vale é o sentimento
E o amor que a gente
Tem no coração (Verdade Chinesa – de Carlão e Paulo César Feital, interpretada por Emílio Santiago).
A TODOS OS MEUS LEITORES UM PRÓSPERO ANO NOVO!
PS- Verdade chinesa. Em algumas partes da China, não aceitam mentiras ou meias verdades, aí se criou esse ditado popular “verdade chinesa“, que significa verdade absoluta, que não tem meio-termo. (Google).
*Renato Gomes Nery. E-mail – rgnery@terra.com.br Site – www.renatogomesnery.com.br.
Edilene Lima | 03/01/2024 17:05:31
Que iluminação ????
Carlos Nunes | 03/01/2024 17:05:06
Pois é, só resta saber Qual Verdade chinesa? Em 2019, quando apareceu o COVID em Whuan na China, o Dr. LI WENLING quis alertar o mundo sobre o perigo e a ameaça mundial da doença. Recebeu em casa a visita da PolÃcia chinesa, que o obrigou a retratar e dizer que não tinha perigo nenhum. Pro Governo COMUNISTA Chinês o Dr. LI táva fazendo um baita de Fake News. Era melhor terem ouvido o Dr. LI...se o mundo estivesse alerta provavelmente o COVID não teria espalhado entre as Nações. Teve mais de BILHÃO DE Infectados e MILHÕES DE Mortos. A Verdade estava com o Dr. LI...Verdade Chinesa. No Comunismo não tem Liberdade de Opinião e Expressão nem Imprensa Livre nem Partidos polÃticos opositores e a religião é vigiada...se criticar o Governo tá FERRADO. Segundo o Dr. LUC MONTAGNIER, prêmio Nobel, o COVID foi fabricado num laboratório em Wuhan, fruto de experiências. Em 2019, alguns funcionários foram contaminados sem saber, saÃram do laboratório, circularam pela cidade e espalharam o vÃrus. De Wuhan para o mundo...
Eduardo Mendes | 03/01/2024 10:10:52
Dr Renato, indispensável.
Consciência encarnada: o corpo que sente e sabe
Sexta-Feira, 16.05.2025 15h37
Porque a minha religião não me define, mas meu coração, sim!
Sexta-Feira, 16.05.2025 14h17
Fortalecer a família é construir uma sociedade mais justa e segura
Sexta-Feira, 16.05.2025 13h37
A fisioterapia no alívio das dores pélvicas
Sexta-Feira, 16.05.2025 13h13
“Quando a rotina pesa, é hora de olhar para dentro”
Sexta-Feira, 16.05.2025 13h11