Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2021, 08h45
MAHYAS
Acusado de roubar R$ 3 mi em gado é preso em VG
Da Redação
A equipe de investigação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Cuiabá localizou nesta quinta-feira (25.02), em Várzea Grande, um foragido da Operação Mahyas, que estava com mandado de prisão preventiva expedido pela Comarca de Cuiabá. A operação foi realizada em 2020 pela unidade policial para desarticular uma organização criminosa envolvida em roubos, furtos e receptação de gado na região metropolitana da Capital e interior do estado.
I.G.S., de 39 anos, estava escondido em um sítio na localidade de Capão das Antas, zona rural de Várzea Grande. Ele é um dos alvos da operação deflagrada em agosto do ano passado pela DERF de Cuiabá para apurar informações e evidências sobre a atuação da organização criminosa e cumprir ordens de prisão contra os integrantes do grupo. O foragido responde por furto, roubo qualificado de gado e organização criminosa.
Após a prisão, ele foi encaminhado à delegacia para formalização do mandado e depois será apresentado em audiência de custódia da Justiça.
Mahyas
A 7a Vara Criminal de Atuação contra o Crime Organizado da Capital deferiu 53 mandados, entre buscas e prisões da operação, além de autorizar o sequestro de bens de alvos da organização criminosa que tiveram a atuação identificada em várias cidades da região metropolitana de Cuiabá.
Durante a operação também foram suspensas as atividades comerciais de três açougues que vendiam carnes provenientes de abatedouros clandestinos.
As investigações da DERF Cuiabá, que culminaram com a Operação Mahyas, iniciaram há mais de um ano, devido à complexidade dos trabalhos na zona rural. De acordo com os levantamentos, a atuação da organização criminosa causou um prejuízo de mais de R$ 3 milhões para as vítimas.
Para praticar os crimes, o grupo rendia moradores e funcionários das propriedades, os mantendo em cárcere privado até efetivarem o roubo dos animais e deixando o local somente após o gado ser desembarcado no destino onde ficaria escondido.
A expressão 'mahyas' é uma das origens da palavra máfia.
Cartório pega fogo horas depois da morte de esposa de tabelião em Mt
Sábado, 26.07.2025 20h55
Morto em crime passional era suplente de vereador pelo PL
Sábado, 26.07.2025 20h52
PJC prende suspeito de estupro em bar dentro de garimpo
Sábado, 26.07.2025 19h10
Bravão tenta fugir da PM, mas é preso com pistola em hotel em MT
Sábado, 26.07.2025 19h10
Marido coloca fogo na casa da mulher em ataque de ciúmes em MT
Sábado, 26.07.2025 17h00