Domingo, 03 de Novembro de 2024, 20h23
RISCO
Após escritório, casa de advogado é alvo de tiros; OAB pede proteção policial
Polícia prendeu mais um suspeito de atacar escritório de jurista
LEONARDO HEITOR
Da Redação
Após ter o escritório atingido por disparos no sábado, o advogado e candidato a presidente da subseção da OAB em Lucas do Rio Verde, Marcos Mendes, foi alvo de um novo atentado, neste domingo (3). Na parte da tarde, a residência do jurista foi atingida por tiros, um dia após a prisão de um criminoso que confessou ter atirado contra o prédio onde fica seu escritório e pichado a residência da advogada Caroline Miranda.
Na manhã deste sábado (2), os escritórios do advogado Marcos Mendes, candidato à presidência da subseção da OAB em Lucas do Rio Verde, e de sua colega de chapa Carolina Rodrigues Miranda, candidata a secretária-geral, foram alvos de violência. O escritório dele amanheceu com marcas de tiros, enquanto o de Carolina foi pichado, indicando um cenário de intimidação contra a advocacia local.
Marcos é apoiado pela chapa "Coragem para Mudar", liderada por Xênia Guerra, candidata à presidência da OAB-MT. O autor dos disparos foi preso na noite de sábado, por policiais militares do 13º Batalhão, em Lucas do Rio Verde. O suspeito, que tem passagem por roubo, confessou o crime e disse ser integrante do Comando Vermelho. Com ele, foi encontrado drogas, dinheiro e munição.
Segundo informações, criminosos passaram na tarde deste domingo atirando contra a casa do advogado. Por conta do episódio, foi feita uma força tarefa para tentar localizar os autores dos disparos, mas os bandidos fugiram. No entanto, o segundo envolvido no atentado ocorrido no sábado foi encontrado pelos policiais e foi preso.
Com as informações colhidas com os dois suspeitos presos, as forças de segurança que atuam em Lucas do Rio Verde estão a procura dos criminosos que dispararam contra a casa do advogado na tarde deste domingo. Uma das linhas de investigação é a de que houve um desacordo comercial, já que o advogado teria recebido um veículo como forma de pagamento de honorários, mas que os contratantes, posteriormente, pediram a devolução do automóvel. A proposta, no entanto, não foi aceita pelo jurista, que relatou ter sofrido ameaças, pelo celular, durante a semana.
Em depoimento aos policiais, após ser preso, o autor dos disparos relatou que o advogado teria recebido pagamento para defender faccionados, mas que teria deixado o serviço sem ser finalizado. O suspeito relatou ainda que deu os tiros no escritório após receber ordens do gerente do Comando Vermelho em Lucas do Rio Verde.
OAB pede proteção
Diante da gravidade dos fatos, a OAB-MT, no sábado (2), por meio de sua presidente, em conjunto com a presidente da Subseção da OAB de Lucas do Rio Verde, Danusa Oneda, ativou as autoridades logo após a primeira ocorrência, solicitando e acompanhando as providências em proteção à advocacia e à sociedade luverdense. Ainda no sábado, a Polícia Militar prendeu o autor dos disparos contra o escritório, que confessou o crime.
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) repudiou o novo incidente contra o advogado Marcos Mendes, ocorrido em Lucas do Rio Verde, neste domingo (3), e informou que a presidente Gisela Cardoso entrou em contato, mais uma vez, com o secretário de Segurança do Estado de Mato Grosso, Coronel Roveri e solicitou proteção policial ao advogado.
Em atendimento à sua solicitação, o secretário informou que foi aumentado o efetivo policial no município, destacando a Força Tática e a Cavalaria da Polícia Militar para garantir a proteção do advogado e de seus familiares.
A OAB-MT permanece em atenção total a esse preocupante episódio de violência contra a advocacia e informa, ainda, que está em contato direto e constante com as autoridades policiais de Lucas do Rio Verde, assim como com o governador em exercício, Otaviano Pivetta, e o secretário de Segurança de MT, que têm agido com prontidão e atenção à solicitação da OAB-MT.
Comentarista | 04/11/2024 08:08:41
Pelo depoimento do preso, não tem santo nessa história, nem profissão de risco quando se trabalha com ética e profissionalismo, o risco é quando se pratica a "advocacia criminosa", que se alia à criminalidade ou que faz esse estelionato jurÃdico, prometendo o que não pode ser cumprido e tirando dinheiro das pessoas (no caso em tela de criminosos). Me parece que parte da advocacia em MT esta a bordo da capsula submarina Titan, indo em direção ao abismo, acompanhada de parte do Poder Judiciário corrupto do Estado, com venda de sentenças, grilagens de terras, falsificações e assassinatos. Estão a um metro de implodir.
ADVOGATO | 04/11/2024 08:08:02
Tem jaboti em cima da geladeira! Mal contada essa estória. Dra. Xenia coragem para mudar???? Onde?? Xenia e Gisela são continuidade da gestão de Faiad e Leo Capataz. A fome pelo poder foi tanta que eles se dividiram. O melhor é Chapa 2, a única Oposição a esse sistema!
Marcos Justos | 04/11/2024 06:06:06
Membros do CV é igual vermes, toda hora ?nasce? milhares. Prende um, solta 10. Quero ver agora os ?Amigos? Advogados atuando para Soltar os Bandidos presos por ?atacar? a casa do antigo defensor. Cade o Direitos Humanos para ?defender ? o advogado que teve a casa e o escritório ?Atacado??? Oppsss, p defender os presos, vitimas da sociedade!!! Advogado que defende Bandido merece isso!!
Bolsonaro | 04/11/2024 05:05:18
Fizeram urna carta da desagravo contra bolsonaro, agora faz um L
Carlos | 03/11/2024 22:10:40
E esse advogado quer ser presidente da OAB de Lucas , defendendo facção. Onde vamos chegar, estão infiltrados em todo lugar.
OBSERVADOR | 03/11/2024 22:10:19
MAURO MENDES CORRE RISCO DE NÃO SE ELEGER AO SENADO, EXCLUSIVAMENTE POE ESTA SEGURANÇA PUBLICA DEFICITÃRIA, OS BANDIDOS ESTÃO CAGANDO NA SUA CARA GOVERNADOR, PERDERAM O RESPEITO EM MT, PORQUE TEM UM GOVERNO FROUXO. NESSE PONTO PEDRO TAQUES DEIXA SAUDADES...
Marcos Justos | 03/11/2024 20:08:40
Que sirva de exemplo para os Advogados que queiram causas do CV. Quantos casos de homicÃdios que vemos por ?Acerto? de contas.
Garota de 16 anos reage a ameaça e mata namorado de 38 a facadas em MT
Segunda-Feira, 14.07.2025 11h50
Empresário nega arrependimento e acusa ex-jogador de extorsão em Cuiabá
Segunda-Feira, 14.07.2025 11h25
Mulher que pulou no rio para salvar criança é achada morta em Cuiabá
Segunda-Feira, 14.07.2025 11h10
PF derruba esquema de tráfico de cocaína em caminhões frigoríficos de MT a ES
Segunda-Feira, 14.07.2025 10h45
Sema combate pesca predatória e apreende 11 embarcações
Segunda-Feira, 14.07.2025 10h41