Polícia

Domingo, 03 de Novembro de 2024, 20h23

RISCO

Após escritório, casa de advogado é alvo de tiros; OAB pede proteção policial

Polícia prendeu mais um suspeito de atacar escritório de jurista

LEONARDO HEITOR

Da Redação

 

Após ter o escritório atingido por disparos no sábado, o advogado e candidato a presidente da subseção da OAB em Lucas do Rio Verde, Marcos Mendes, foi alvo de um novo atentado, neste domingo (3). Na parte da tarde, a residência do jurista foi atingida por tiros, um dia após a prisão de um criminoso que confessou ter atirado contra o prédio onde fica seu escritório e pichado a residência da advogada Caroline Miranda.

Na manhã deste sábado (2), os escritórios do advogado Marcos Mendes, candidato à presidência da subseção da OAB em Lucas do Rio Verde, e de sua colega de chapa Carolina Rodrigues Miranda, candidata a secretária-geral, foram alvos de violência. O escritório dele amanheceu com marcas de tiros, enquanto o de Carolina foi pichado, indicando um cenário de intimidação contra a advocacia local.

Marcos é apoiado pela chapa "Coragem para Mudar", liderada por Xênia Guerra, candidata à presidência da OAB-MT. O autor dos disparos foi preso na noite de sábado, por policiais militares do 13º Batalhão, em Lucas do Rio Verde. O suspeito, que tem passagem por roubo, confessou o crime e disse ser integrante do Comando Vermelho. Com ele, foi encontrado drogas, dinheiro e munição.

Segundo informações, criminosos passaram na tarde deste domingo atirando contra a casa do advogado. Por conta do episódio, foi feita uma força tarefa para tentar localizar os autores dos disparos, mas os bandidos fugiram. No entanto, o segundo envolvido no atentado ocorrido no sábado foi encontrado pelos policiais e foi preso.

 

Com as informações colhidas com os dois suspeitos presos, as forças de segurança que atuam em Lucas do Rio Verde estão a procura dos criminosos que dispararam contra a casa do advogado na tarde deste domingo. Uma das linhas de investigação é a de que houve um desacordo comercial, já que o advogado teria recebido um veículo como forma de pagamento de honorários, mas que os contratantes, posteriormente, pediram a devolução do automóvel. A proposta, no entanto, não foi aceita pelo jurista, que relatou ter sofrido ameaças, pelo celular, durante a semana.

Em depoimento aos policiais, após ser preso, o autor dos disparos relatou que o advogado teria recebido pagamento para defender faccionados, mas que teria deixado o serviço sem ser finalizado. O suspeito relatou ainda que deu os tiros no escritório após receber ordens do gerente do Comando Vermelho em Lucas do Rio Verde.

OAB pede proteção

Diante da gravidade dos fatos, a OAB-MT, no sábado (2), por meio de sua presidente, em conjunto com a presidente da Subseção da OAB de Lucas do Rio Verde, Danusa Oneda, ativou as autoridades logo após a primeira ocorrência, solicitando e acompanhando as providências em proteção à advocacia e à sociedade luverdense. Ainda no sábado, a Polícia Militar prendeu o autor dos disparos contra o escritório, que confessou o crime.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) repudiou o novo incidente contra o advogado Marcos Mendes, ocorrido em Lucas do Rio Verde, neste domingo (3), e informou que a presidente Gisela Cardoso entrou em contato, mais uma vez, com o secretário de Segurança do Estado de Mato Grosso, Coronel Roveri e solicitou proteção policial ao advogado.

Em atendimento à sua solicitação, o secretário informou que foi aumentado o efetivo policial no município, destacando a Força Tática e a Cavalaria da Polícia Militar para garantir a proteção do advogado e de seus familiares.

A OAB-MT permanece em atenção total a esse preocupante episódio de violência contra a advocacia e informa, ainda, que está em contato direto e constante com as autoridades policiais de Lucas do Rio Verde, assim como com o governador em exercício, Otaviano Pivetta, e o secretário de Segurança de MT, que têm agido com prontidão e atenção à solicitação da OAB-MT.

preso tiros oab lucas

Tiros escritorio advogado Lucas

Tiros escritorio advogado Lucas

Tiros escritorio advogado Lucas

Tiros escritorio advogado Lucas

Tiros escritorio advogado Lucas

Tiros escritorio advogado Lucas

Tiros escritorio advogado Lucas

Tiros escritorio advogado Lucas

advogado oab lucas tiros

Comentários (7)

  • Comentarista |  04/11/2024 08:08:41

    Pelo depoimento do preso, não tem santo nessa história, nem profissão de risco quando se trabalha com ética e profissionalismo, o risco é quando se pratica a "advocacia criminosa", que se alia à criminalidade ou que faz esse estelionato jurídico, prometendo o que não pode ser cumprido e tirando dinheiro das pessoas (no caso em tela de criminosos). Me parece que parte da advocacia em MT esta a bordo da capsula submarina Titan, indo em direção ao abismo, acompanhada de parte do Poder Judiciário corrupto do Estado, com venda de sentenças, grilagens de terras, falsificações e assassinatos. Estão a um metro de implodir.

  • ADVOGATO |  04/11/2024 08:08:02

    Tem jaboti em cima da geladeira! Mal contada essa estória. Dra. Xenia coragem para mudar???? Onde?? Xenia e Gisela são continuidade da gestão de Faiad e Leo Capataz. A fome pelo poder foi tanta que eles se dividiram. O melhor é Chapa 2, a única Oposição a esse sistema!

  • Marcos Justos  |  04/11/2024 06:06:06

    Membros do CV é igual vermes, toda hora ?nasce? milhares. Prende um, solta 10. Quero ver agora os ?Amigos? Advogados atuando para Soltar os Bandidos presos por ?atacar? a casa do antigo defensor. Cade o Direitos Humanos para ?defender ? o advogado que teve a casa e o escritório ?Atacado??? Oppsss, p defender os presos, vitimas da sociedade!!! Advogado que defende Bandido merece isso!!

  • Bolsonaro  |  04/11/2024 05:05:18

    Fizeram urna carta da desagravo contra bolsonaro, agora faz um L

  • Carlos  |  03/11/2024 22:10:40

    E esse advogado quer ser presidente da OAB de Lucas , defendendo facção. Onde vamos chegar, estão infiltrados em todo lugar.

  • OBSERVADOR |  03/11/2024 22:10:19

    MAURO MENDES CORRE RISCO DE NÃO SE ELEGER AO SENADO, EXCLUSIVAMENTE POE ESTA SEGURANÇA PUBLICA DEFICITÃRIA, OS BANDIDOS ESTÃO CAGANDO NA SUA CARA GOVERNADOR, PERDERAM O RESPEITO EM MT, PORQUE TEM UM GOVERNO FROUXO. NESSE PONTO PEDRO TAQUES DEIXA SAUDADES...

  • Marcos Justos  |  03/11/2024 20:08:40

    Que sirva de exemplo para os Advogados que queiram causas do CV. Quantos casos de homicídios que vemos por ?Acerto? de contas.

Confira também: Veja Todas