Terça-Feira, 15 de Abril de 2025, 08h42
SLIMEREAD
Em MT, site faz pirataria de HQs em 3 países e vira alvo da PC
Mandados foram cumpridos em Cuiabá e Jaciara
Da Redação
A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (15), a Operação Slimeread - Traço Final, com o objetivo de desarticular um esquema de disponibilização ilegal e gratuita de conteúdos protegidos por direitos autorais, como mangás (histórias em quadrinhos japonesas), manhuas (histórias em quadrinhos chinesas) e webtoons (quadrinhos digitais coreanos), por meio da internet. Participam da ação policiais da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI).
Na operação, foram cumpridas quatro ordens judiciais, sendo um mandado de bloqueio judicial do domínio do site que disponibiliza o conteúdo pirateado digitalmente, um mandado para exclusão de acesso aos domínios do site que exploram pirataria digital em todo o Brasil, bem como dois mandados de busca e apreensão domiciliar - um na cidade de Cuiabá, e outro em Jaciara.
As ordens judiciais, expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) da Capital, têm o objetivo de coletar provas adicionais, identificar e responsabilizar os envolvidos na administração e manutenção do site investigado. Os mandados são cumpridos com apoio da equipe da Delegacia de Polícia de Jaciara e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil.
A ação faz parte de uma mobilização da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), por intermédio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para intensificar o combate aos crimes contra a propriedade intelectual.
As investigações tiveram início depois do recebimento de uma denúncia sobre a divulgação ilegal de conteúdos protegidos por direito autoral. Foi apurado que o site investigado, com uma média de cerca de cinco mil acessos mensais, atuava de forma estruturada para obter, indiretamente, lucros ilícitos através de monetização publicitária e doações voluntárias realizadas pela plataforma.
A conduta criminosa lesava diretamente os titulares dos conteúdos divulgados ilegalmente não apenas de forma financeira, mas também no que concerne à concorrência leal no setor audiovisual e literário, bem como à geração de empregos e recolhimento de tributos.
“Com a operação, a Polícia Civil do Mato Grosso e o Ministério da Justiça e Segurança Pública reforçam seu compromisso no combate à pirataria e à violação de direitos autorais na internet, crimes que prejudicam a economia criativa e desrespeitam o trabalho de artistas e produtores”, disse o delegado titular da DRCI, Guilherme Fachinelli.
Legislação
No Brasil, a pena para o crime de pirataria online é de reclusão de dois a quatro anos e multa. Os investigados podem ainda ser indiciados por associação criminosa e lavagem de capitais. As investigações prosseguirão para identificar toda a cadeia de envolvidos e responsabilizá-los na forma da lei.
Slimeread Traço Final
O termo faz referência ao domínio do site de desenho característico das histórias em quadrinhos e sugere o encerramento da conduta criminosa depois da ação policial.
Ciumento tenta matar esposa enforcada dentro de casa; vítima desmaia
Sábado, 10.05.2025 14h50
Com faca, mulher corre atrás do marido e ameaça arrancar cabeça
Sábado, 10.05.2025 13h04
Sesp envia policiais especializados para reforçar segurança
Sábado, 10.05.2025 12h37
Bêbado ameaça PM em festa do agro: "vou te dar um tapa na cara"
Sábado, 10.05.2025 11h55
PM prende ladrão e recupera 150 relógios de ótica em MT
Sábado, 10.05.2025 11h47