Segunda-Feira, 05 de Maio de 2014, 19h18
TOLERÂNCIA ZERO
Operação apreende 128 quilos de drogas e recupera 23 carros
Da Redação
Mais de 128 quilos de drogas apreendidos, 23 veículos recuperados e apreendidos, 15 bares e restaurantes vistoriados. Esses são os números da operação \'Tolerância Zero\', deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) entre sexta-feira (02.05) e domingo (04.05) em Cuiabá, Várzea Grande e na região da fronteira com a Bolívia.
Para o secretário de Segurança, Alexandre Bustamante, “a operação obteve bons resultados, graças ao trabalho e esforço empregados em conjunto por todas as instituições que compõem a segurança pública, cada um na sua área de atuação”.
De acordo com Bustamante, a Secretaria pretende desenvolver mais ações como essa, para reduzir ainda mais os índices de criminalidade na Baixada Cuiabana. “A gente não espera uma redução imediata, mas sabemos que daqui para frente haverá uma redução notável, com a realização de mais operações desse porte”.
Cerca de 400 policiais militares e civis, com apoio de federais na área de fronteira, contribuíram para o resultado da operação. Em Cuiabá, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, apreendidos 25 tabletes de cocaína e 72 ocorrências em flagrantes, sendo a maioria de roubo (12), furto (12), embriaguez (10) e tráfico (06).
A operação foi realizada com o propósito de reduzir os índices de criminalidade em áreas demarcadas pela Sesp, por meio de análises de dados estatísticos e criminais de Cuiabá e Várzea Grande. Seis bairros das duas cidades receberam o reforço do policiamento, com a realização de blitz, abordagens veiculares e revista pessoal.
Bustamante afirmou que além da análise dos dados, a Secretaria tem feito um estudo para traçar o perfil das vítimas. “Tivemos aumento no número de homicídios no primeiro trimestre deste ano, quando comparado ao ano passado. Com esse estudo vimos que a grande maioria das vítimas tem relação com o tráfico de drogas, com o crime organizado ou era oriundo do sistema prisional”.
Para o secretário, o estudo tem contribuído para que a pasta desenvolva ações voltadas para prevenção dos homicídios. “A Segurança Pública precisa reunir esforços de outras esferas que também fazem parte ou auxiliam o nosso trabalho, como o sistema judiciário e legislativo, com punições efetivas e legislação mais rigorosa para manter os criminosos na cadeia e fazer com que àqueles que pensem em entrar para o mundo do crime tenham certeza da punibilidade”.
PARCERIA
A operação \'Tolerância Zero\' contou com os trabalhos desencadeados pelas Polícia Militar (PM), Judicária Civil (PJC), Rodoviária Civil (PRF), Federal (PF); Corpo de Bombeiros Militar (BM), Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), Centro Operações Aéreas (Ciopaer), Ministério Público Estadual (MPE) e as Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.
Amante de médica gravou assassino falando em "matar por R$ 1 milhão"; veja
Quarta-Feira, 16.07.2025 22h48
Maníaco pega 36 anos por matar mulher com 16 facadas em Cuiabá
Quarta-Feira, 16.07.2025 21h59
Ladrões de fiação tinham uniformes e fingiam ser trabalhadores em Cuiabá; vídeo
Quarta-Feira, 16.07.2025 19h23
Amante de médica publicou foto com casal antes de ser morto
Quarta-Feira, 16.07.2025 19h20
PC prende bandidos por furto de R$ 45 mil no Centro Político
Quarta-Feira, 16.07.2025 19h15