Quinta-Feira, 06 de Março de 2014, 18h16
Tecnologia de raio-x aumenta eficácia de fiscalização na fronteira
Da Redação
O Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) conta com uma nova ferramenta para o combate ao tráfico de drogas e armas na faixa de fronteira do Brasil com a Bolívia. Dois veículos de inspeção por raio-x foram adquiridos pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) para fiscalizar as bagagens transportadas pelos viajantes que circulam na região.
As tecnologias foram adquiridas por meio de convênio com a Estratégia Nacional de Segurança Pública na Fronteira (Enafron), no valor de R$1.184.133,33 cada. Os veículos irão agilizar o trabalho dos policiais do Gefron evitando constrangimento nas abordagens aos viajantes. Os policiais poderão observar com a máquina de raio-x o interior da mala sem precisar abrí-la.
A fiscalização é muito rápida. O policial coloca a bagagem na esteira, que leva a mala para o interior da máquina de raio-x, numa sala, que fica no interior do veículo. O policial observa os objetos no interior da mala por meio de monitores. Antes, esse serviço era feito manualmente pelos policiais do Gefron.
Segundo o comandante do Gefron, tenente-coronel PM, Wankley Corrêa Rodrigues, o transporte de entorpecentes e armas em bagagens é um dos meios mais utilizados pelos traficantes para praticar o crime. Para isso, eles contam com o auxílio de “mulas”, pessoas que procuram camuflar o entorpecente colocando a própria vida em risco em troca de dinheiro.
“Os veículos irão facilitar nosso trabalho. Teremos mais rapidez e o cidadão ficará mais satisfeito com a revista feita pelo Gefron. Além disso, teremos mais qualidade no nosso serviço, porque dificilmente um mala com armamento ou droga não será detectada”, disse.
Câmeras flagram ladrão furtando pacotes de café em mercado
Sexta-Feira, 09.05.2025 10h25
Sargento isenta colegas da Rotam e advogados de morte de presidente da OAB
Sexta-Feira, 09.05.2025 10h10
Escavadeiras furtadas no RJ são localizadas em fazenda em MT
Sexta-Feira, 09.05.2025 09h56
Operação causa prejuízo de R$ 35 milhões às facções criminosas
Sexta-Feira, 09.05.2025 09h53
Corretor de 59 anos é achado morto dentro de carro em MT
Sexta-Feira, 09.05.2025 09h48