Quinta-Feira, 22 de Junho de 2017, 08h35
AMIZADE COM RIVA E SILVAL
Advogado suspeita de venda de faculdade de ministro do STF em MT
Pedido de impeachment de Gilmar Mendes cita amizade dele com políticos investigados, entre eles, Riva e Silval
DIEGO FREDERICI
Da Redação
O professor da Universidade de Brasília (UnB), Marcelo Neves, afirmou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, é “amigo” do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), José Riva (sem partido), e do ex-governador do Estado, Silval Barbosa, ambos denunciados à Justiça por envolvimento em esquemas de corrupção e desvios de recursos públicos. Tanto Riva como Silval decidiram assumir crimes imputados pelo Ministério Público.
A declaração foi dada numa nota publicada na última segunda-feira (19) que respondia a uma crítica feita pelo próprio Gilmar Mendes ao professor de Direito. Marcelo Neves, que ao lado do ex-procurador geral da República (PGR), Cláudio Fontelles, é autor do pedido de impeachment do ministro do STF protocolado no dia 14 de junho. Segundo a Constituição, o Senado Federal possui a competência para afastar os membros da Corte.
Durante a palestra “Brasil, desafios para a governabilidade”, realizada também na segunda-feira em Recife (PE), Gilmar Mendes qualificou os dois advogados que ingressaram com o pedido de impeachment contra ele como “falsos juristas”. No mesmo dia, Marcelo Neves publicou a nota afirmando que o ministro do STF deveria “esclarecer” sua amizade com Riva e Silval Barbosa. Ele ainda apontou que a família de Gilmar possui "negócios" com os dois políticos.
“Ele [Gimar Mendes] deveria esclarecer sua amizade com Riva e Sival no Mato Grosso e a venda da faculdade de seu irmão nesse Estado, que dependeu de uma emenda à constituição estadual. Como foi isso?”, questiona Marcelo Neves.
Marcelo Neves se refere a Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (Uned), fundada por Gilmar Mendes, que é mato-grossense, e que foi incorporada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em agosto de 2013.
O autor do impeachment do ministro afirma ainda que “Gilmar Mendes está para o Judiciário como Eduardo Cunha está para o Legislativo”, e disse que o círculo de amizades do membro do STF inclui “Riva, Sival, Aécio, Temer, Jucá, entre outros”, enquanto ele é amigo do “Fontelles”.
Segundo o pedido de impeachment, Gilmar Mendes teria cometido crime de responsabilidade ao deferir o pedido de habeas corpus que tirou da prisão o empresário Eike Batista, preso no dia 30 de janeiro de 2017 por corrupção ativa.
Ele também é acusado de “atividade político-partidária” identificada numa conversa que teve com o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) sobre o projeto de lei de abuso de autoridade. O parlamentar havia pedido ao Ministro que conversasse com o também senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) sobre o assunto. Gilmar Mendes teria se comprometido a falar com o político paraense.
Marcelo Neves diz ainda na nota que Gilmar Mendes é a “Ivete Sangalo do direito”.
Confira abaixo o texto na íntegra:
“O sr. Gilmar Mendes é useiro e vezeiro em desviar a atenção dos seus malfeitos com ataque às pessoas. Ele não responde objetivamente ao conjunto de graves infrações que lhe imputamos em duas denúncias por crime de responsabilidade perante o Senado (impeachment), uma reclamação disciplinar perante o STF e uma notícia de crime perante a Procuradoria Geral da República. Foge de tudo, com ataques pessoais.
Ele já se afastou há muito tempo da conduta compatível com a honra, a dignidade e o decoro do cargo de Ministro do STF. Exerce ilegalmente atividades partidárias, julga em casos nos quais advogados do escritório de sua esposa atuam como advogado da parte, encontra-se a portas fechadas com o sr. empresário Joesley Batista acompanhado do seu advogado, um empresário investigado criminalmente pelo STF à época. Recebe dinheiro desse empresário via IDP, do qual é sócio. O IDP tem sido de fato ilegalmente administrado por ele, como é público e notório e constava na Receita Federal até novembro de 2016. Ataca injuriosamente colegas, as partes, membros do Ministério Público, instituições etc. Ele já praticou praticamente todos os crimes de responsabilidade previsto no art. 39 da Lei nº 1.079/1950.
Ele deveria esclarecer sua amizade com Riva e Sival no Mato Grosso e a venda da Faculdade de seu irmão nesse Estado, que dependeu de uma emenda à constituição estadual. Como foi isso?
Do ponto de vista de carreira, é bobagem o que diz o Ministro sobre mim. Comparem meu currículo com o dele no Lattes. Ele é um mero manualista do direito, que chegou ao STF bajulando políticos como Color e FHC. Um colega disse que ele é a Ivete Sangalo do direito. Eu entendo que isso é uma agressão a Ivete Sangalo.
Fui demitido injustamente da FGV em 2005. Pela injustiça da demissão recebi indenização por dano moral em torno de R$ 1.000.000 (um milhão de reais). Além disso, a FGV teve que se retratar na imprensa, inclusive no CONJUR, que é do grupo do Sr. Gilmar.
Afastei-me dele porque me convenci que é um ser de baixíssima estatura moral, indigno de conviver comigo. Gilmar Mendes está para o Judiciário como Eduardo Cunha está para o Legislativo. Quem são os amigos dele: Riva, Sival, Aécio, Temer, Jucá, entre outros. Eu sou amigo de Fonteles. Tirem as suas conclusões“.
YURI | 24/06/2017 09:09:13
JANO FALOU TUDO. O UNICO QUE CULHAO PARA ENFRENTAR GRAMPO ILEGAL E JUDICIARIO E MP QUERENDO ENTRAR PARA O EXECUTIVO E USAR A LEI PARA FINS POLITICOS. APOI O SENHOR MINISTRO EM GENERO, NUMERO E GRAU.
Acadêmico UNEMAT | 23/06/2017 02:02:35
Uma imagem diz mais que mil palavras. Tirem suas conclusões!
Aluno revoltado | 23/06/2017 00:12:45
É a fundamentação ideal para fechar de vez a unemat em diamantino!a sociedade espera uma unemat bem mãos estrutura e sem corrupção, coisa que vem acontecendo já algum tempo...
Bosco | 22/06/2017 17:05:36
É preciso investigar, e acompanhar de perto os comportamentos estranhos que ele está tendo. Ministro do supremo não podem ter mandato vitalÃcio. E tem que ser eleito pelo povo.
Marcos | 22/06/2017 17:05:00
Sem contar a GRANDE amizade com o moralÃssimo ex senador Demóstenes Torres, lá tem muita coisa.
OBSERVADOR | 22/06/2017 16:04:50
Ninguem fala nos mulhoes que custaram pra UNEMAT-GESTAO DO SUPLENTE DEPUTADO ADRIANO SILVA. Basta ver que lá é terra fr ninguem. Por quê???? Quem ARTICULOU ISSO? TEM GENTE DA FAESP COORDENADO O CAMPUS UNEMAT DIAMANTINO. INCLUDIVE NA FOTO DIVULGADA NA MIDIA...
joaoderondonopolis | 22/06/2017 15:03:54
Neste caso somente Bolsonaro a partir de 2019.
joao | 22/06/2017 15:03:34
O Ministério Público Federal e Estadual com a palavra.
Advogado | 22/06/2017 13:01:40
Realmente este venda está muito mal explicada. Sera que tem algum membro do MP Estadual ou até mesmo Federal de cunhão para investigar tal compra?
Morador de Rua Online | 22/06/2017 12:12:47
Não sabia que amigos é fundamento para pedido de impeachment... Essa é nova! Gilmar Mendes é um dos que dá as melhores decisões do STF. Pedido de impeachment porque ele tem amigos... kkk
jose alves silva | 22/06/2017 11:11:47
engraçado que moral tem esses dois advogados para pedir impeachment de gilmar mendes já que defende com unhas e dentes os bandidos do pt que quebraram e roubaram o brasil como nunca fora roubado estão sem moral para questionar o ministro gilmar mendes que acerta as vezes e erra as vezes mas tem direito de opinar sobre qualquer coisa.
ROBERTO RUAS | 22/06/2017 11:11:01
Esse Advogado , merece uma matéria em rede nacional , para falar a esse Ministro oque ele disse na nota. Ministro Ivete Sangalo , essa foi melhor que a do Joaquim Barbosa com os capangas de MT.
Paulo | 22/06/2017 10:10:56
Achei ótimo ele ter mencionado a venda dessa faculdade, até achei que não fossem comentar,a compra dessa faculdade deu o maior prejuizo a UNEMAT, já quebrada empurraram ela para o Estado, tem muita coisa para explicar kkkk meus parabéns Sr. Marcelo Neves. Muita coisa para ser explicado, NÉ REITOR DA ÉPOCA? rsrsrs
Vitor Hugo - advogado | 22/06/2017 10:10:54
"Ivete Sangalo do direito" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi ótima! Temos que dar uma basta nesse "ministro"
Cesinha | 22/06/2017 10:10:37
O discurso do Soberano ministro Gilmar Mendes no julgamento da cassação da chapa Dilma Temer com todo os elementos comprobatório e irrefutável, o mesmo vota contra o relator de maneira discarrada e com frágil argumentos
ROSA | 22/06/2017 10:10:31
É A CARA DO BRASIL ATUAL!!!
MARCOS | 22/06/2017 10:10:05
Gilmar Mendes macha o poder judiciário de corrupção, ele e mais alguns.
Vitor Hugo | 22/06/2017 09:09:55
Pois é, Marcelo. Um texto tão curto e tão lindo de se ler.
André | 22/06/2017 09:09:52
Graças a Deus alguém mencionou sobre a venda dessa faculdade na cidade de Diamantino - MT, foi uma coisa absurda que ocorreu , ficou claro e nÃtido a influencia desse sujeito, que atualmente é ministro do STF, é inacreditável o poder desse cara, em Diamantino ele manda e desmanda, até prefeito ele conseguiu a sua destituição e tudo isso sob os olhos do inútil do Ministério Público Estadual e Federal, uma cambada de frouxos, tem medo de enfrentá-lo. Acho que os homens comprometido com esse paÃs não existe, virou uma grande famÃlia, onde todos são amigos ou parentes, e como dizem os cuiabanos, 'somos todos parentes'!
Miguel Pereira de Almeida | 22/06/2017 09:09:46
Muito bom! Continue com isso Marcelo Neves.
Carlinhos | 22/06/2017 09:09:34
Esse sujeito.. (Gilmar Mendes) é um câncer no judiciário. É a cara da corrupção!! Fora#
CAL | 22/06/2017 09:09:23
tem alguma mentira no que o professor diz ?
luiz | 22/06/2017 09:09:10
O Gilmar é um engodo.
Pacufrito | 22/06/2017 08:08:55
Este professor tem razão, o ministro do STF Gilmar Mendes, deveria explica a população brasileira suas amizades com criminosos confessos como ex-governador e o ex-deputado José Riva, este ministro não tem moral nenhuma para criticar quem quer que seja, tem várias gravações em que ele aparece, por exemplo, ao ex- governador de MT, quando foi preso, o ministro Gilmar Mendes ligou para ele para saber o que podia fazer para ajudar, disse inclusive que iria falar com seu colega Dias Toffoli, outra ligação é dele com Aécio Neves dizendo que iria falar com senadores para apoiar projetos de lei, pergunto, nestes dois casos, duas perguntas, primeira, porque um Ministro do STF ligaria para um criminoso para saber se ele precisa de ajuda, e segunda, porque um Ministro do STF ligaria para parlamentar para influenciar nesta ou naquela direção de aprovação de uma lei? com certeza este senhor tem muito a explicar. e para se defender ele sai atirando para todos os lados.
Jano | 22/06/2017 08:08:42
GILMAR MENDES É A ÚLTIMA FRONTEIRA PARA ACABAR COM ESTA SANHA DOS MPS E DAQUELES QUE NÃO QUEREM JUSTIÇA. QUEREM JUSTICEIROS ! MINISTRO MATO GROSSO ORGULHA DA SUA POSTURA AUTÔNOMA É CORAJOSA ! AFINAL SER JUIZ NÃO É SER SOBERANO NO SEU PENSAMENTO E DECISAO ??
Vereador vê Mauro e Fagundes como nomes fortes
Domingo, 11.05.2025 15h06
Max defende cronograma de pagamentos
Domingo, 11.05.2025 14h55
TJ vai julgar ação contra ex-primeira dama e empresários por fraudes e propina
Domingo, 11.05.2025 12h07
Justiça não acha bens de ex-servidora e suspende processo temporariamente
Domingo, 11.05.2025 12h04
PL prevê punir secretários e servidores que tentarem barrar fiscalização
Domingo, 11.05.2025 11h12