Quarta-Feira, 05 de Dezembro de 2018, 08h52
EFEITO SANGRIA
Alvo da Defaz, secretário alega questões pessoais e pede exoneração em Cuiabá
Huark Douglas é acusado de beneficiar empresa da qual seria representante
Da Redação
Alvo da “Operação Sangria”, deflagrada nesta terça-feira pela Delegacia Fazendária, o secretário de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas, pediu exoneração do cargo. A confirmação ocorreu na manhã de hoje, em nota encaminhada pela prefeitura de Cuiabá.
Na nota, a prefeitura não menciona a citação do secretário na operação e apenas agradece pelos “serviços prestados” a pasta. Huark vinha comandando a principal obra da capital, o novo pronto-socorro, que tem previsão de entrega para a última semana do ano.
“O chefe do Executivo municipal reconhece a competência, a dedicação e o empenho do servidor efetivo da rede pública municipal de Saúde Huark Douglas nas ações da Secretaria e o seu comprometimento com a gestão, especialmente à frente do extraordinário trabalho técnico que conduziu Cuiabá a ser contemplada no programa do governo federal denominado “Desafio Chave de Ouro””, diz a nota.
Na “Operação Sangria”, um dos endereços ligados ao ex-secretário foi revistado pela Polícia em cumprimento de mandado de busca e apreensão. Huark é apontado como “sócio oculto” da empresa Sociedade Mato-grossense de Assistência em Medicina Interna Ltda, a Pró-Clin, que seria a principal fornecedora do Hospital São Benedito.
O secretário teria beneficiado a empresa quando estava à frente da gestão da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra a unidade. Segundo as investigações, na condição de gestor, o atual secretário teria realizado o pagamento de cerca de R$ 10 milhões para a empresa que seria representante.
O Ministério Público Federal divulgou ainda que recomendou ao prefeito a exoneração do secretário e a tomada de ações que fizessem com que a Proclin devolvesse os recursos recebidos da prefeitura.
Além de ser alvo da operação, Huark Douglas foi denunciado junto com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) por conta de contratações irregulares na Saúde Pública. Segundo o MPE, o prefeito e o secretário estão atrasando propositalmente um concurso público para a área.
SUBSTITUTO
Na nota, a prefeitura afirma que o substituto de Huark será anunciado nos próximos dias. Um dos nomes cotados é o do atual procurador geral do município, Luiz Antonio Possas de Carvalho.
Íntegra da nota da prefeitura:
A Prefeitura Municipal de Cuiabá confirma o desligamento do secretário interino de Saúde, Huark Douglas Correia, que alegou questões pessoais para solicitar a exoneração. O prefeito Emanuel Pinheiro aceitou o pedido, respeitou e entendeu suas razões.
O chefe do Executivo municipal reconhece a competência, a dedicação e o empenho do servidor efetivo da rede pública municipal de Saúde Huark Douglas nas ações da Secretaria e o seu comprometimento com a gestão, especialmente à frente do extraordinário trabalho técnico que conduziu Cuiabá a ser contemplada no programa do governo federal denominado “Desafio Chave de Ouro”. Por fim, o prefeito agradece a convivência respeitosa e profissional durante todo esse tempo.
O futuro titular da Secretaria de Saúde deverá ser definido nos próximos dias.
Eduardo De Lamonica Freire | 05/12/2018 11:11:28
Prefeito Emanuel::o caos na Saúde Pública está instalado há muito tempo devido à proliferação de gestores incompetentes, totalmente descomprometidos com a responsabilidade pública, que fazem da administração pública uma relação espúria (indecente, mesmo!) público-privada (e ponham privada nisso, como dizem nós cuiabanos). É, de forma escancarada, uma perfeita ação entre amigos. Veja a “idéia” da terceirização do novo Pronto Socorro... ConstruÃdo e ricamente aparelhado com DINHEIRO PÚBLICO será entregue (inclusive a vida dos pacientes) ao interesse privado e, pasmem, diante do silêncio ensurdecedor das entidades médicas.Minha esperança é a JUSTIÇA ATUANTE, muito embora alguns exageros que vem ocorrendo em decisões de juÃzes “salvacionistas”. No dia da inauguração do novo PRONTO SOCORRO- se, realmente terceirizado-vou usar LUTO, em vez de regorgizar, como seria natural. PREFEITO EMANUEL: VOTEI NO SENHOR com esperanças de boa gestão (SOBRETUDO PELA EDUCAÇÂO E PELA SAÚDE DE CUIABÃ!). Não continue me decepcionando e a muitos que tiveram essa esperança.
Carlos | 05/12/2018 10:10:36
Prefeito, já não é mais uma questão de pensar somente em vaidade pessoal. Precisamos aqui na saúde de alguém que realmente finque os pés e trabalhe em prol da saúde pública. No inÃcio do seu mandato muitos nomes foram cogitados, mas o senhor insiste em fazer politica partidária apenas. Vamos fazer polÃtica pública, prefeito. A saúde não pode ser de grupos médicos ou ser usada de tubo de ensaio. Temos excelentes profissionais e o senhor sabe disso. O senhor tem o dr. Daud sendo subutilizado que pode ser um excelente secretário adjunto e até mesmo um bom secretário. Os servidores precisam de um lÃder, não de um chefe. Precisamos de alguém que pegue no chifre do boi conosco e não quem fica preso em salas apenas pensando em como aumentar os contratos e as benesses das suas empresas e seu grupo.
eurides | 05/12/2018 10:10:31
Tem que dar a mão para palmatória, vereadores tinham razão e a CPI também.
Ex paciento do São Benedito | 05/12/2018 09:09:45
Agora o Vereador AbÃlio que responde processo por calúnia e difamação na Justiça de MT, assume o Hostipal São Benedito, bem como os pacientes que lá estão internados na UTI, lamentável. Valeu Huark, pelo belo serviço prestado.
Servidor da Saúde | 05/12/2018 09:09:33
Infelizmente quem perde é a sociedade que deixa de ter um ótimo secretário de saúde, um médico humano, responsável e solidário. O hospital São Benetido é referência quando o assunto é saúde pública.
Eleitor | 05/12/2018 09:09:08
Se fuçar bem o paletó dos dois gestores e se tivesse pena de morte na legislação( para quem rouba doente)e se o MP não for negligente, omisso, cego e surdo( porque em Cuiabá não existe vereadores)o prefeito seria imediatamente afastado também!! Auditoria em centavo por centavo em tudo que foi pago no novo PS.
Afastados, juízes vão custar cerca de 1,2 milhão ao Judiciário até conclusão de PAD
Quarta-Feira, 23.07.2025 21h41
TRE nega ação para penhorar salário de vice-prefeita em MT
Quarta-Feira, 23.07.2025 21h04
Justiça condena ex-presidente da AL por desviar R$ 941 mil com empresa fantasma em MT
Quarta-Feira, 23.07.2025 17h02
Esposa de cantor, ex-miss de MT é criticada por foto com Michelle
Quarta-Feira, 23.07.2025 16h31
Vereadoras de Cuiabá visitam projetos sociais
Quarta-Feira, 23.07.2025 16h11