Política

Domingo, 20 de Outubro de 2024, 11h52

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Ausência de Lula em Cuiabá é estratégia para não prejudicar candidatura de Lúdio

Mesmo sem a presença do presidente, Lúdio surpreendeu e avançou ao 2º turno

FOLHA DE S. PAULO

 

Depois de um primeiro turno longe dos palanques, o presidente Lula (PT) decidiu se engajar na campanha eleitoral, privilegiando cidades onde o PT e partidos aliados têm mais chances de vitória neste segundo turno.

Por outro lado, tem mantido distância de cidades onde o cenário é considerado difícil, caso de Porto Alegre, e capitais em que uma visita do presidente poderia prejudicar a campanha, como Cuiabá.

Entre interlocutores de Lula, há uma avaliação de que embarcar em campanhas com menos chances de prosperar pode trazer a derrota para o colo do presidente.

A participação de Lula no segundo turno será encurtada em razão da viagem à Rússia para participar da cúpula dos Brics, a partir da próxima terça (22). O mandatário fica fora do país ao longo da semana, voltando apenas para fechar a campanha de Guilherme Boulos (PSOL).

Nos últimos oito dias, o presidente fez um périplo por seis cidades: Fortaleza, Natal, Camaçari (BA), Mauá (SP), Diadema (SP) e São Paulo. O engajamento contrasta com o primeiro turno, quando Lula fez campanha presencialmente apenas na capital paulista.

Aliados cobravam maior participação do presidente, sobretudo após o desempenho do PT, considerado abaixo das expectativas no primeiro turno. O partido não venceu em nenhuma capital e chegou ao segundo turno em 13 cidades, incluindo Fortaleza, Natal, Cuiabá e Porto Alegre.

Em geral, o presidente tem feito dobradinhas entre agendas institucionais do governo durante o dia e comícios à noite. Esse formato foi utilizado em suas passagens pelos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e São Paulo.

Questionada sobre os custos das viagens, a Presidência da República informou que ainda está levantando informações das agendas e que o custeio das despesas observará o prazo e os procedimentos previstos na legislação eleitoral.

Auxiliares palacianos argumentam que, com uma agenda institucional engatilhada, o partido não é obrigado a ressarcir os cofres públicos com os gastos de deslocamento, combustível e segurança.

No tour ao longo dos últimos dias, Lula trabalhou para alavancar velhos aliados e impulsionar caras novas do partido.

A estratégia principal, segundo interlocutores do Planalto, era fortalecer campanhas petistas ou mesmo de aliados da chamada frente ampla em locais onde o adversário é um bolsonarista ou símbolo da direita mais radical.

A primeira agenda foi no dia 11 em Fortaleza, maior colégio eleitoral disputado por um candidato do PT. O deputado estadual petista Evandro Leitão trava uma disputa acirrada com o deputado federal André Fernandes (PL), representante do bolsonarismo.

Pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (17) aponta empate técnico —André Fernandes aparece com 45% das intenções de voto contra 43% do petista. Leitão deixou o PDT para se filiar ano passado no PT.

Lula e a candidata Natália Bonavides

Na quarta-feira (16), Lula desembarcou em Natal para alavancar a candidatura de Natália Bonavides (PT), deputada federal em segundo mandato e vista como uma das principais promessas de renovação no partido.

Ela disputa o segundo turno contra Paulinho Freire (União Brasil), apoiado pela base bolsonarista. No primeiro turno, Bonavides ficou em segundo lugar, mas petistas avaliam que a candidatura está numa crescente.

"A eleição da Natália é a volta por cima que a gente vai dar", disse o presidente, que comparou a decisão de votar em um candidato a prefeito à escolha de um padrinho ou madrinha para o filho.

Lula viajou no dia seguinte à Bahia por um antigo aliado: Luiz Caetano (PT), que concorre à Prefeitura de Camaçari pela quarta vez. A cidade de 300 mil habitantes é o berço eleitoral do PT baiano. No primeiro turno, Caetano teve 49,5% dos votos contra R$ 49,1% de Flávio Matos (União Brasil).

O presidente ficara distante da Bahia no primeiro turno e teve uma atuação tímida, com um único vídeo gravado, para o candidato a prefeito de Salvador Geraldo Júnior (MDB), que terminou a eleição em terceiro lugar mesmo com o apoio do PT.

Em Camaçari, Lula foi recebido em um megacomício com uma multidão vestida de vermelho e empunhando bandeiras do PT. Chorou no discurso ao relembrar da própria trajetória, fustigou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e chegou a afirmar que "ninguém foi mais de esquerda do que Jesus Cristo".

Nesta sexta-feira (18), após cumprir uma agenda administrativa em São Paulo, Lula foi para Mauá e Diadema para participar de comícios e alavancar as respectivas candidaturas dos prefeitos Marcelo Oliveira (PT) e José de Filippi Junior (PT).

O presidente retornou a São Paulo no sábado (19) para participar de caminhadas no Grajaú e na Cidade São Mateus ao lado de Boulos, mas foram canceladas em virtude das fortes chuvas. Ele fez uma live ao lado de Boulos.

 

O presidente, por outro lado, deixou de ir a Porto Alegre, onde Maria do Rosário (PT) disputa o segundo turno contra o atual prefeito, Sebastião Melo (MDB). Inicialmente considerada como uma das apostas do PT, por causa do desgaste de Melo com as enchentes do primeiro semestre, a petista não conseguiu deslanchar.

O Planalto chegou a avaliar viagem de Lula a Porto Alegre, para a reabertura do aeroporto Salgado Filho. Decidiu, no entanto, priorizar os eventos em São Paulo.

Lula também deixou de fora de seu roteiro eleitoral a região Centro-Oeste, em particular Cuiabá, onde Lúdio Cabral (PT) surpreendeu e avançou ao segundo turno contra o bolsonarista Abilio Brunini (PL). O petista esteve em Brasília logo após o primeiro turno e gravou vídeos com o presidente.

Integrantes do PT avaliam que não valeria o esforço convencer Lula a visitar Cuiabá, em particular ao considerar a rejeição que o presidente enfrenta na região —um dos centros do agronegócio, simpático a Bolsonaro.

Em um reduto conservador, Lúdio Cabral gravou vídeo no qual se opõe ao aborto, à legalização de drogas e diz ser contra "ideologia de gênero" nas escolas, parte central do discurso bolsonarista. Um de seus principais cabos eleitorais é o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), cuja filha Rafaela é vice na chapa petista.

Comentários (33)

  • Nascimento |  21/10/2024 09:09:41

    PREOCUPANTE, o presidente do Brasil ser PERSONA NÃO GRATA.

  • Jose Carlos |  21/10/2024 09:09:14

    MEDICO QUE APOIA ABORTO? MEDICO QUE APOIA DESCRIMINALIZAÇÃO DAS DROGAS? MEDICO QUE APOIA COMUNISMO? MEDICO QUE APOIA DITADURA? MEDICO QUE APOIA DIREITOS HUMANOS PARA CRIMINOSOS, MENOS PARA AS VITIMAS? RIDICULA ESSA DISCUSSÃO. PT TO FORA.

  • Jose Carlos |  21/10/2024 09:09:06

    PTZAIADA FICA DE BOA, SENÃO PAPAI LULE CORTA O PÃO COM MORTADELA.

  • Eurides |  21/10/2024 09:09:05

    Fica evidente que nem o Lider do partido PT tem competência para expressar a verdade, por isso que Lùdio o esconde de todas as maneiras, quem é filho de peixe é peixinho.

  • carlos |  21/10/2024 07:07:47

    LÚDIO ESCONDE A BANDEIRA VERMELHA DO SEU PARTIDO, ESCONDE LULA, ESCONDE A ESTRELA. ESCONDE AS IDEOLOGIAS DO PT. QUER SE ELEGER COM VOTOS DA DIREITA PQ SABE QUE AQUI EM CUIABà NÃO SE ELEGE COM PETISTAS.

  • guaraná ralado |  21/10/2024 06:06:47

    LULA NÃO QUER PASSAR MAIS VERGONHA PRESIDENTE ODIADO NA MAIORIA DO BRASIL, SÓ NO NORDESTE ELE TEM UM POUCO DE PAZ !!! NÃO VEM PQ SABE QUE ESTA MAIS SUJO QUE PAU DE GALINHEIRO.....22 NELES E LUDIO DO PT NUNCA.

  • CAPITAL DO OSSINHO |  20/10/2024 23:11:40

    "Tá osso" na capital do agro, orgulho dos pobres de direita, enquanto as famílias desses multimilionários vivem na Europa ou Estados Unidos, esses idiotas, imbecis continuam puxando carroça, na fila do ossinho....mas tem orgulho de sobreviver na capital do agro....bandos de recalcados...verdadeiros asno, mentes de gerico...vergonha por isso de ser cuiabano..

  • JOAO DA SILVA |  20/10/2024 22:10:32

    IMAGENE ESSE AI SEM MORAL MAL EXEMPLO SUJO UM LIXO PERSONA NAO GRATA

  • Leal |  20/10/2024 22:10:31

    Vaaaaaiiii Alaor ?voto na pessoa, não na sigla?? se você fosse minimamente informado saberia que quem não ?reza pela cartilha do Lula?, quem mija fora do penico do PT é EXPULSO do partido?não existe petista eleito que não abane o rabo para o Lula. Presta atenção, filhote?

  • CAPITAL DO AGRO |  20/10/2024 22:10:24

    Em Sinop a candidata queridinha do bozo levou piça aqui em Cuiabá não vai ser diferente... e que os "pobres de direita" empregadinhos dos bundas brancas sulista sugadores oportunista....

  • João Batista  |  20/10/2024 22:10:12

    O folhamax não deveria publicar comentários agressivo como esse que se identifica como 13/07 que faz ofensas gratuitas a quem é de direita( chamam de bolsonarista) muita covardia essas palavras que foram escritas por uma pessoa desequilibrada e cheia de ódio no coração, e usa 13/07 porque não tem coragem e não é homem o suficiente em colocar seu nome .

  • Jao |  20/10/2024 22:10:07

    Muito mimimi e especulação. Lule nine dedos é igual Jaime campos, não pisa onde sabe q vai perder. 2 turno vai dar Abílio com no mínimo 60%. Pesquisas no 1 turno mostravam Botelho ganhando de lavada, e a gente sabe o que aconteceu. Apesar do Ludio ser gente boa, mas ele é do PT. O partido símbolo da corrupção.

  • PT longe do MT . |  20/10/2024 21:09:36

    Esse molusco sabe que MT passa longe do tal PT. Aqui é povo trabalhador e cristão . Não tem para o pico de comunista. Falem o que quiser do agro , mas são eles que mantém comida na boca do mundo . Nós do MT temos orgulho das nossa origens - SOMOS DA TERRA DO AGRO . Diferente desses incompetentes que estão afundando o país e escondem que sao petistas e acham que enganam.

  • PAU RODADO |  20/10/2024 19:07:28

    Concordo com pacu frito, então se os cuiabanos não querem ser bobo chera_chera que mostre nas urnas, mostre quem é dono do terreiro, não aceite ser boiada do povinho do agro esses oportunista que só pensam no umbigo deles....o que abilio, bozo ja fizeram por Cuiabá...?

  • Isaias Miranda - jesus meu tesouro ! |  20/10/2024 19:07:26

    PT = Perca Total! Querem acabar com nosso Agro de todo jeito, abram os olhos enquanto há tempo! Fazuéli agora! O Brasil está quebrando! Mato Grosso potência! Campeão do Agro! O fim está próximo! Deus é fiel!

  • João Batista  |  20/10/2024 17:05:47

    Com Lula ou sem Lula em Cuiabá a candidatura do Lúdio Cabral já está prejudicada por ser filiado ao PT, só votam nele quem é petista ou lulista, no mais quem de sã consciência não vota nele.

  • Otacilio |  20/10/2024 16:04:49

    O Lula não irá mais para a Rússia qual será a desculpa para não vir a Cuiabá com a palavra Sr Ludio!!!!!??????

  • 13/07 |  20/10/2024 16:04:16

    Dessa data pra cá na minha família passou a só ter chifrudos não escapa um

  • PACU FRITO |  20/10/2024 15:03:30

    Concordo com pedrinho taques quando disse que o cuiabano a maioria são "bobo chera_chera" porque vive puxando saco do pessoal do agro que nada trazem de beneficio pra Cuiaba....Olhem se se existe algum cuiabano rico milionário no negocio do agro? todos na sua maioria são empregadinhos do pessoal sulista que vieram aqui se apossaram de tudo, destruiram a natureza, vegetação, contaminaram os rios com mercurio....mas continuam lambendo esses bunda branca....arrogantes....povo imbecil, ignorantes...

  • Cuiabano |  20/10/2024 13:01:22

    No Brasil inteiro os candidatos a prefeitos estão tentando enganar o povo dizendo que não tem ligação com o partido das trevas nem com o lula o ptismo é um câncer olha o preço da carne coxão mole 40 reais e enganou o povo dizendo que iam comer picanha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Moraes |  20/10/2024 13:01:21

    O pt é tão bom que seus próprios candidatos a prefeitos estão repugnando kkkkkkkkkkkk

  • ole |  20/10/2024 13:01:20

    ludio presidente, ele vai trazer recursos federais e o bozotario abilio vai trazer o que, já sei ofensas e desgoverno vou de Lúdio...

  • Jeovani |  20/10/2024 13:01:13

    Não gostam do Lula? Ele mostrou que é Lúdio. Respeitou a opinião das pessoas é expôs suas ideias. Assim que se faz política, respeitando e conversando com as pessoas. Tens meu respeito e meu voto!!

  • DEU NO FOLHAMAX |  20/10/2024 13:01:05

    Deu aqui no folhamax bem aqui pra baixo, no cantinho, escondidinho que o apoiador do abílio será indiciado em meados de novembro depois de provas eminente de partição na tentativa de golpe depois de derrotado em 2022..desta vez o bozo não escapa do xilindro..

  • 13/07 |  20/10/2024 13:01:01

    Só se for no cu dessa folha bolsonariana e também de quem acredita nisso, principalmente, aqui em Cuiabá e no estado. Quero que todos esses bolsicopatas de Cuiabá, do estado e do Brasil, vão SFD e vão todos PPQP, juntamente com esse Abílio, que é um psicopata, bolsicopata, débil mental e ladrão de igreja e dos seus otários eleitores e fies.

  • Carlos Nunes |  20/10/2024 12:12:53

    Pois é, segundo o programa Oeste sem Filtro, tio Lula & tia Dilma, nessa reunião da Cúpula do BRICS, terão uma grande decisão a tomar: o TALIBÃ quer entrar pro BRICS. TALIBÃ? Que adota a Lei da Sharia...contra Direitos Humanos, especialmente severa com Mulheres e Meninas...a partir dos 10 anos, as meninas ficam proibidas de frequentar escolas...as Mulheres têm que trajar a burca, cobertas da cabeça aos pés...Afinal de contas, com tio Lula & tia Dilma, o TALIBÃ fará parte dos BRICS? A resposta só depois da Eleição...Parece que o cartaz do tio Lula, lá fora, não tá essas coisas.

  • Regis  |  20/10/2024 12:12:49

    Com Lula ou sem Lula, Lúdio é o candidato certo para Cuiabá. Deus que nos livrem do povo radical e odiosos do outro lado.

  • Alaor |  20/10/2024 12:12:43

    Votei no Botelho e agora vou de Ludio. Não voto em sigla, voto na pessoa, o que interessa é o caráter, e a capacidade de administrar uma capital. Fora ABÃLIO

  • Joao Torres |  20/10/2024 12:12:37

    Presidente LULA, pode focar em São Paulo. Aqui, o povo de bem dá conta do trecado. Lúdio será o melhor prefeito da história de Cuiabá. Quero ver a cara de Mauro Mendes que entrevista afirmou que nem no próximo século o PT venceria eleições em Cuiabá.

  • ana |  20/10/2024 12:12:31

    uai mas se o PT e o Lula são tão bons pra que esconde-los????? todo mundo ja sabe ne? kkkkkk

  • Kv |  20/10/2024 12:12:28

    Uai foi o mais votado...medo dd que???petebas kkkkk

  • Dudé  |  20/10/2024 12:12:24

    Imaginem a qualidade do presidente,se ele vir atrapalha o PT. Lula atrapalha esse "doto" e principalmente o Brasil. Muita corrupção!!!

  • Joaquim |  20/10/2024 12:12:14

    Se o cuiabano eleger Ludio tem mais é que se lascar mesmo, o cara se alia com a Mané do Paletó, família Maggi, o Lula cortando todos os recursos da saúde e educação e continua mentindo que irá construir 20 mil casas com energia a custo 0800 sendo que um dos estado de MT o ministério das cidades cortou o programa minha casa minha vida...... Abre o olho povo cuiabano tá parecido a estorinha da picanha e cervejinha

Confira também: Veja Todas