Quinta-Feira, 01 de Maio de 2025, 17h06
RECADO A STOPA
Barranco lembra que PV pediu federação com o PT
ALLAN MESQUITA
Gazeta Digital
Allan Mesquita
O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso, deputado estadual Valdir Barranco, rebateu as críticas feitas pelo ex-vice-prefeito de Cuiabá e presidente estadual do Partido Verde (PV), José Roberto Stopa. Durante uma reunião com integrantes do PV na última sexta-feira (25), Stopa afirmou que os deputados estaduais Lúdio Cabral (PT) e Valdir Barranco agem apenas por "interesses próprios" no âmbito da federação entre as legendas.
Barranco classificou as declarações como “infelizes” e explicou que as decisões sobre a manutenção ou fim da federação não competem a lideranças estaduais. Segundo ele, o debate ocorre em nível nacional e leva em conta interesses no Congresso, e não em cargos locais.
“Se ele falou isso, é uma infelicidade dele. Quem somos nós aqui para decidirmos sobre federação? A federação é nacional, ela não dialoga com os interesses de vereadores ou deputados estaduais. Ela dialoga com os interesses do Congresso Nacional, porque é a eleição de deputados que define se um partido continua ou se ele morre”, afirmou.
O deputado ressaltou que, nas eleições de 2022, o pedido para a formação da federação partiu do PV e do PCdoB, partidos que, à época, corriam o risco de desaparecer do cenário político por não atingirem a cláusula de barreira. Barranco destacou que o PT, mesmo não precisando da federação para se manter, aceitou a aliança como parte de um compromisso histórico com o PCdoB e acolheu também o PV.
Ainda segundo Barranco, a federação trouxe prejuízos ao PT no processo eleitoral, especialmente ao abrir mão de candidaturas para favorecer as legendas parceiras. “Nós deixamos de lançar candidatos do PT para oportunizar vagas para o PV. Nessas vagas, tivemos candidatos que colocaram como meta 50 mil votos, baixamos para 15 mil e fizeram 3 mil. Por isso não elegemos Rosaneide, faltaram 13 mil votos”, pontuou.
O deputado também lembrou que, nas eleições de 2024, o PV teve um desempenho expressivo em Cuiabá, elegendo três vereadores, enquanto o PT ficou apenas com suplências. “Acho que essa parceria está mal avaliada”, afirmou.
Por fim, Barranco reforçou que qualquer decisão sobre o futuro da federação cabe exclusivamente às direções nacionais das siglas. “Quem vai definir se continua ou não, se tem outro partido ou não, é nacionalmente, os nossos dirigentes nacionais”, concluiu.
Cuiaba | 01/05/2025 18:06:53
Nosso voto será pra Esther tigresa
Juíza aponta que ex-deputado cumpriu apenas "metade" de sentença
Sábado, 03.05.2025 19h15
Senador defende CPI para investigar de venda de sentenças no TJ de MT
Sábado, 03.05.2025 15h45
Janaina aponta antecipação do embate político no governo
Sábado, 03.05.2025 14h58
Governo melhora avenidas de acesso a nova ponte entre Cuiabá e VG
Sábado, 03.05.2025 14h30
Prefeitura eleva nível de técnicos e concede licença-prêmio
Sábado, 03.05.2025 12h41