Quarta-Feira, 01 de Agosto de 2018, 12h14
GRAMPOLÂNDIA PANTANEIRA
Base de Taques assina CPI; investigação começa após eleição
Opositor, Zeca Viana alerta que comissão não pode se tornar "palanque eleitoreiro"
Da Redação
O deputado Zeca Viana (PDT-MT) cobrou os demais colegas para assinarem e criarem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Grampos, devido escuta ilegal feita pela cúpula da Polícia Militar (PM) do governo do Estado. Diversos processos do caso tramitam na esfera da Justiça.
Para evitar acusação de “palanque eleitoreiro”, o deputado propôs que a CPI passe a investigar o assunto após a eleição, em outubro ou novembro. Ele foi elogiado pela postura pelo vice-líder do governador Pedro Taques, deputado Wilson Santos, ambos PSDB, e demais parlamentares. Wilson e o líder do governo, Leonardo Albuquerque (PSD), são favoráveis à abertura da comissão. Wilson concordou “que toda a base do governo deve assinar a CPI”.
"O desembargador Orlando Perri estava no caminho pra botar a mão no governador, pra colocar o Pedro Taques lá junto aos primos dele", afirmou o deputado. "Esse processo da Grampolândia foi para o ministro Mauro Campbell e ele sentou em cima", revelou sobre bastidores do andamento processual. Taques fez um pedido de providências ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre o caso, depois do desembargador Orlando Perri ter iniciado a investigação em Mato Grosso. Taques utilizou-se da sua prerrogativa de foro de função.
"Ele (Taques) é o chefão da Grampolândia, principalmente depois do depoimento do cabo Gerson. Já dissemos isso. Convoco os deputados. Temos que caminhar com a CPI", disse. Segundo Zeca Viana, a deputada Janaina Riva (MDB) deve apresentar o requerimento ainda nesta quarta-feira (1/8).
Sobre o caso
No fim de semana, o cabo Gerson Corrêa, um dos investigados e que teria comandado a escuta, disse em depoimento que o escândalo dos grampos foi um mecanismo ilegal montado por responsabilidade e a mando do ex-secretário Paulo Taques e do governador Pedro Taques.
As escutas ilegais pela PM de Mato Grosso vieram a público pelo próprio governo, em maio de 2017, com a demissão do ex-secretário da Casa Civil, Paulo Taques, e o programa Fantástico, da TV Globo. O caso já implicou militares da cúpula da PM na ocasião em processos e prisões.
As escutas consistiam em um sistema chamado “barriga de aluguel”, em que foram incluídos números de telefones de outras pessoas junto a escutas autorizadas pela Justiça. Autoridades do Judiciário, do próprio Executivo, a deputada Janaina Riva (MDB), o jornalista José Marcondes Muvuca e outros cidadãos foram vítimas dos grampos do governo Taques.
sho neco caoio | 01/08/2018 14:02:44
ESSE ZECA VIANA TAMBÉM É UM PORCARIA, BOTELHO TAMBÉM, TÃO JOGANDO PRA DEPOIS DAS ELEIÇÕES PORQUE DESSES 24 DEPUTADOS TIRA SÓ A JANAINA LIMPA O RESPO TODOS SÃO IGUAL PULEIRO DE PATO , SUJOS, BOTELHO, Tà ENVOLVIDO ATÉ NO PESCOÇO COM ROLOS PRA TODOS OS LADOS, MAURO SAVI PRESO, MALUF Tà IGUAL PAPEL HIGIENICO QUANDO NÃO Tà NA MERDA, Tà NO ROLO, ESSE ZECA VIANA JUNTO COM O PROPIO TAQUES FALSSIFICARAM ATA QUE RESULTOU NA CASSAÇÃO DE MEDEIROS, RESUMINDO TODOS TEM QUE IREM PRA CADEIA JUNTO COM O PEDRO TAQUES E O WILSON SANTOS TAMBÉM SUJO PRA BURRO.
denivaldo | 01/08/2018 14:02:21
porque os deputados não se preocupam em investigar os mais 500 milhões que foram roubados da assembléia essa seria uma cpi interessante para os mato grossenses que foram roubados na cara dura pelos que administravam a casa de leis de mt até o governo passado.
ANA | 01/08/2018 14:02:14
kkkk piada... tinha que ser antes e não depois.
bernardes | 01/08/2018 14:02:10
Que baderna heim golha max? Ws é o lÃder ou vice lider do governo? Esclareça a confusão.
Eleitor conciente | 01/08/2018 13:01:39
Engana que eu gosto!! Porque não abriram antes está pizza?? Agora não precisa! O povo já cassou através do voto!! A ser exarado no dia 07/10. E depois desta data nenhum de vocês estarão sentados nesta cadeira mais .Povo cansou!! Basta!
jota2018 | 01/08/2018 12:12:36
FAKE NEWS ... ISSO QUE O ANTERO SABE FAZER, ESSE ESQUEMA Jà Tà MANJADO ! ESSA PESQUISA SÓ É PRA DO GOVERNADOR OS PARCEIROS DE MM, NEM APARECE ... ELE FICA DE SALVADOR DE MT E OS RESTANTE DOS COMPARSAS DELE FICA SÓ NA SURDINA. TRE DEVIA PROIBIR ESSES IBOPES NO BRASIL, SERVE PRA ISSO, COMERCIO DE CAMPANHA, E INFLUENCIAR O POVO PRA QUEM PAGA MAIS...DO QUE SOBREVIVE ELES? SÓ APARECEM NO PERÃODO ELEITORAL, NÃO VEJO O IBOPE DANDO VOZ AO QUE O ELEITOR PRECISA, COMO DIMINUIÇÃO DE REGALIAS DO POLÃTICOS, ONDE A MAIORIA GOSTARIA Q FOSSE APLICADO AS EMENDAS, ISSO SERIA UM SERVIÇO A SOCIEDADE. AGORA FICA FAZENDO IBOPE DE REDUTO DE CANDIDATO PRA FAVORECER QUEM PAGA MAIS.
Ex eleitor de Taques | 01/08/2018 12:12:34
O chefe dos grampos (conforme declaração do cabo Gerson) PEDRO TAQUES e PAULO TAQUES, irão perder as eleições, depois impeachment, depois a prisão pra eles. Opa, perdão, PAULO TAQUES já está preso por roubar dinheiro público no governo PEDRO TAQUES. Só atos criminosos que a famÃlia TAQUES (PEDRO E PAULO) perpetraram contra a sociedade organizada em prol do ego pessoal. Fora Taques
alexandre | 01/08/2018 12:12:07
pizza...
Tatu | 01/08/2018 12:12:00
NEM VOTO NELE MAIS ... VAI SER CASSADO E PRESO .. DIZEM QUE NO CCC VAI POR AR CONDICIONADO AGORA !!
Justiça mantém desconto salarial em servidores por faltas sem explicação em MT
Segunda-Feira, 21.07.2025 22h05
Ex-secretário de EP, vereador critica rombo no Alencastro
Segunda-Feira, 21.07.2025 20h39
Assembleia debate sobre loteamentos populares
Segunda-Feira, 21.07.2025 19h06
Quem é o lobista que ficou esquelético após 8 meses de prisão por esquema de vendas de decisões judiciais
Segunda-Feira, 21.07.2025 17h29
"Sou bem atendida", diz prefeita de VG sobre Lula
Segunda-Feira, 21.07.2025 17h06