Política

Terça-Feira, 13 de Maio de 2025, 16h08

6,27%

Câmara de VG aprova aumento para Educação

Da Redação

 

Nesta terça-feira, 13 de maio de 2025, a Câmara Municipal de Várzea Grande aprovou, em votação única durante sessão ordinária, o Projeto de Lei Complementar nº 09/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o reajuste salarial de 6,27% para os servidores da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A proposta recebeu parecer favorável das comissões de Constituição, Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; e Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

A votação contou com a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso – Subsede Várzea Grande (Sintep/VG). O presidente do sindicato, Juscelino Dias de Moura, usou a tribuna para agradecer o diálogo com o Executivo e a sensibilidade dos vereadores em acolher a pauta da recomposição salarial. “Esse é apenas o primeiro ponto da nossa pauta de reivindicações para 2025, que conta com 18 itens. A aprovação desse projeto representa uma vitória importante para a categoria”, afirmou.

O parlamentar Raul Curvo, relator da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), destacou a legalidade e importância do projeto. “O projeto está de acordo com a Constituição Federal, com a Lei Orgânica Municipal e conta com impacto financeiro. Se precisasse só do meu voto, eu votaria sozinho pela aprovação”, afirmou, emocionado ao relembrar suas origens na escola pública.

O presidente da CCJ, vereador Alessandro Moreira, também ressaltou sua trajetória como professor e declarou voto favorável. “É uma valorização justa dos servidores da educação. Como professor, sei da importância desse reconhecimento”, disse.

A Comissão de Finanças e Orçamento, representada pelo vereador Silvio, também emitiu parecer favorável, destacando a existência de orçamento destinado ao reajuste. “É um momento histórico para essa classe tão honrada. Nosso voto é favorável.”

Pela Comissão de Educação, o relator Bruno Rios reforçou o apoio ao projeto e parabenizou a luta da categoria. O presidente da comissão, vereador Charles da Educação, pontuou que acompanhará de perto o cronograma de pagamento retroativo previsto no artigo 4º do projeto. “A recomposição será implantada na folha de maio, e o valor referente a janeiro a abril será parcelado até outubro. Vamos acompanhar para garantir o cumprimento.”

O vereador Sargento Galibert também manifestou apoio à aprovação do projeto e destacou a relevância da medida. “Já passou por todas as comissões competentes. É um projeto de grande importância para os profissionais da educação.”

O presidente da Câmara Municipal, vereador Wanderley Cerqueira, agradeceu a todos os parlamentares e às comissões envolvidas na tramitação do projeto e reforçou o compromisso da Casa com os trabalhadores da educação.

“Quero agradecer aos colegas vereadores, em especial aos presidentes das comissões, Charles da Educação, Alessandro Moreira e Rosy Prado. Esta Casa estará sempre de portas abertas para acolher aquilo que for bom para o servidor público. Aqui também somos trabalhadores, pais de família, assim como vocês. Parabenizo todos os profissionais da educação: professores, técnicos, porteiros, merendeiras. O reconhecimento é justo e merecido”, declarou.

A aprovação do reajuste, nesta terça-feira (13), reforça o compromisso da Câmara Municipal com a valorização dos profissionais da educação, reconhecendo sua contribuição essencial para o desenvolvimento de Várzea Grande.

Comentários (1)

  • VALORIZARSEMPRE |  13/05/2025 20:08:04

    Parabéns ao presidente do sindicato que incansavelmente correu atrás dos direitos dos profissionais da educação de VG e conseguiu junto a perfeita que se sensibilizou com a causa e entendeu que deveria cumprir com os tais direito, parabéns prefeita e parabéns a câmara de VG

Confira também: Veja Todas