Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 08h57
POCONÉ
Deputado expõe "problema crônico" na distribuição de energia
Da Redação
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos), na quinta-feira (31), classificou como um “problema crônico” a distribuição deficitária de eletricidade às zonas rurais em Poconé. Durante a manhã, o parlamentar reuniu-se com representantes da Energisa e do Sindicato dos Produtores Rurais do município. Após ouvir relatos, considerou que a atual estrutura da rede elétrica não acompanhou o desenvolvimento social e econômico.
As oscilações de energia impedem novos investimentos, prejudicando especialmente os empreendedores que atuam na região das rodovias Boqueirão e Transpantaneira. Eles, inclusive, relatam enfrentar dificuldades para executar tarefas domésticas.
“Nossa ideia é resolver definitivamente esse problema crônico e histórico nessa região tão importante das rodovias Boqueirão e Transpantaneira. Finalizado o levantamento dos consumidores, a Energisa se comprometeu a trazer uma resposta em 30 dias sobre se há como atender, quanto vai custar, se há coparticipação do consumidor e se o Governo do Estado participará da fatura”, disse.
“A pauta da energia é uma das mais sensíveis para a cidade, onde tem redes antigas que não acompanham o consumo elétrico e o potencial desenvolvimento do ecoturismo”, acrescentou.
Diego defendeu seu Projeto de Lei nº 1857/2024, conhecido como MT Trifásico, que prevê aprimorar o fornecimento da rede elétrica em áreas rurais. Conforme a proposta, uma parceria entre Energisa e Governo do Estado possibilitaria estabilidade energética e mais empreendedorismo.
“O MT Trifásico é uma necessidade. A Energisa não pode fazer todos os investimentos necessários para contemplar o crescimento de consumo em Mato Grosso, por isso a participação do Estado é importante. Se feito, resolvemos o problema em Poconé e em todos os municípios onde temos agroindústria e comércio urbano”, completou.
Energisa: “uma oportunidade muito boa”
O representante de relações institucionais da Energisa, Luiz Moreira Júnior, afirmou que a reunião foi “uma oportunidade muito boa” para compilar as necessidades sobre a distribuição elétrica em Poconé. “É uma oportunidade muito boa. Muita gente gostaria de ter energia trifásica e aumento de carga, então deixamos um trabalho que ajudará a fazer este levantamento. Com certeza pode acontecer e é fundamental que todo mundo participe”, pontuou.
“O fundamental é viabilizar que todos procurem o Sindicato Rural e tragam sua necessidade de carga, por isso estamos saindo do escritório, onde não conseguimos entender a necessidade das pessoas. Estamos fazendo isso no Estado todo. Não vamos resolver sozinhos, mas, se unirmos todos, com certeza resolveremos”, concluiu.
Deputado participa de ato pró-Bolsonaro e alega "ditadura da toga"
Segunda-Feira, 04.08.2025 14h21
Frente Parlamentar da Odontologia discute ações
Segunda-Feira, 04.08.2025 14h04
Lei prioriza doadores e obesos em Cuiabá
Segunda-Feira, 04.08.2025 13h52
Deputado garante ajuda para fanfarra de VG
Segunda-Feira, 04.08.2025 13h47
Advogado e empresários pedem liberdade no TJ; relatora pede informações
Segunda-Feira, 04.08.2025 13h03