Domingo, 01 de Outubro de 2023, 17h05
UNISSEX
Deputados "conservadores" negam discriminação em veto de banheiro
GAZETA DIGITAL
Otmar de Oliveira
A recente aprovação em primeiro turno do Projeto de Lei n° 761/2023, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que proíbe a instalação e adequação de banheiros unissex em estabelecimentos comerciais tem gerado debate. Os deputados conservadores defendem que a proposição não tem relação com discriminação. Já, por outro lado, parlamentares de esquerda desmentem a narrativa criada dos banheiros unissex nos estabelecimentos e nas escolas.
O projeto de lei aprovado é baseado em Fake News de que o Presidente Lula (PT) havia autorizado a instalação de banheiros unissex, por meio da portaria n° 2, publicado no Diário Oficial da União. O parágrafo 1 do art. 6 º da resolução n.º 2, afirma que sempre que possível, a instalação de banheiros de uso individual, independente de gênero, para além dos já existentes masculinos e femininos nos espaços públicos, como forma de minimizar os riscos de violências e discriminações.
Assim como Sebastião Rezende (União Brasil), autor do Projeto de Lei, Thiago Silva se posiciona favorável à lei e afirma que por meio de vídeos na internet se vê “homens com barba entrando em banheiro de mulher”.
“O banheiro único é uma falta de respeito com a família. Sou contra banheiros unissex”, disse Thiago Silva.
A justificava dos deputados é desmentida por Valdir Barranco (PT) que foi o único contrário à propositura aprovada nesta quarta-feira (27), na ALMT, que classificou a narrativa como “conversa fiada”. Texto agora segue para segunda votação ainda não tem data definida.
“Na minha casa e na casa da maioria das pessoas é só um banheiro. Nas repartições públicas, quero que me aponte uma obra do governo do PT feita que não respeite banheiro separado de homens e mulheres. É uma conversa fiada, Fake News, uma ‘balela’ dessa turma doente que tudo eles veem como sexo, transtorno. Não existe isso [banheiro unissex]”, afirmou Barranco.
Com a mesma influência, Gilberto Cattani (PL) afirmou que irá propor um projeto que proíba o banheiro unissex nas escolas de Mato Grosso. No plenário, Cattani distorceu o texto da resolução n° 2, afirmando que dá permissão para que crianças usem banheiro unissex.
Neves | 02/10/2023 07:07:17
Claudinho vc é burro ou sonso, até onde eu sei banheiro de ônibus entra uma pessoa por vez, o que vc quer chama de brotheragem. é banheiro de coletivo, animal. não é banheiro de uso de uma única pessoa por vez. o mal do brasileiro é a falta de educação, instrução. analbeto funcional.
Alencar | 02/10/2023 06:06:25
Vários comércios em Cuiabá os banheiros são unissex, porque não há espaço para construir 2 banheiros, senhores deputados vá nas lojas. Apenas por isso. Quanto ao assunto nas escolas isso não existe, são vocês que estão fomentando um assunto inexistente. Aproveite a oportunidade e ensinem seus filhos dentro de casa que façam xixi dentro do vaso, que deem descarga, que abaixem a tampa, por exemplo.
Marlene | 02/10/2023 06:06:14
Mato Grosso tem inúmeros problemas sociais, mas o pior é o BANHEIRO UNISSEX que não existe em lugar nenhum, aliás existe, em minha casa o banheiro é unissex, nos aviões e ônibus rodoviários também... O brasileiro "cristão" pós-Bolsonaro perdeu a vergonha de se mostrar burro.
Cuiabano | 01/10/2023 23:11:20
Parabéns ao Deputado Sebastião Resende!! Vamos acabar com a bagunça que estão tentando fazer com nossas mães, filhas, esposas, namoradas e irmãs!!
Claudinho jogador caro | 01/10/2023 19:07:18
Quando viajo de buzao eu uso o banheiro unisex mesmo mano tô nem aÃ. Nunca ninguém pegou no meu piru la não tlgd
Mendes afirma proposta de túnel foi apresentada por secretário da Sinfra
Sábado, 19.07.2025 09h45
Deputado diz que ‘endireitamento’ do MDB o distancia
Sábado, 19.07.2025 09h21
Cattani e família ainda não entendem motivação para crime
Sábado, 19.07.2025 09h16
Políticos de MT citam nomes elegíveis para substituir Bolsonaro em disputa
Sábado, 19.07.2025 08h09
Vizinho de Bolsonaro, empresário de MT vai a casa após PF: "vamos para fazenda"
Sexta-Feira, 18.07.2025 20h30