Política

Quinta-Feira, 07 de Agosto de 2025, 08h01

DESEMPENHO

Estado anuncia que servidores da Educação terão até 17⁰ salário

Terão direito ao extra professores de matemática, português e coordenadores

Da Redação

 

O governador Mauro Mendes anunciou mais um extra da Gratificação por Resultado (GR) aos professores das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e aos coordenadores de ensino ligados às turmas do 2º, 5ª e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio que participam das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (6.8), durante o I Encontro dos Coordenadores, em Chapada dos Guimarães.

As novas regras deverão ser publicadas nos próximos dias. Com o benefício, além da possibilidade de 14⁰ e 15⁰ salários, os professores dessas duas disciplinas poderão receber até 16⁰ e 17⁰, a depender dos resultados obtidos no Saeb. 

Já os coordenadores terão a possibilidade de receber até um 15⁰ e 16⁰ salário, pela média de desempenho dos professores. Os demais profissionais continuarão a receber normalmente a GR pelas regras já existentes.

"Essa gratificação premia por desempenho: quem faz mais, ganha mais, quem entrega mais, recebe mais. Esse ganho por resultado extra valoriza os profissionais que entregam os melhores indicadores e ajudam os alunos a conquistarem as melhores notas. Quem ganha é a sociedade, os alunos e o estado de Mato Grosso, que vai estar produzindo filhos da educação pública mais preparados e mais qualificados para o mercado de trabalho", afirmou o governador Mauro Mendes. Mauro destacou a evolução que os profissionais da Educação têm conseguido entregar, com o auxílio dos investimentos do Governo do Estado 

"Mato Grosso era a 22ª pior educação entre os 27 estados brasileiros em 2019. Hoje nós já somos a 8ª melhor e esse ano nossa grande meta é estar entre as 5 melhores educações do país. Para isso, estamos empregando muito trabalho, muita seriedade, muito investimento em tecnologia, em material pedagógico, na formação, qualificação e melhoria das nossas infraestruturas escolares", destacou.

De acordo com o vice-governador Otaviano Pivetta, esse benefício só é possível porque a gestão trabalhou de forma responsável, cuidando bem dos recursos públicos e investindo em políticas de eficiência e resultado. “Temos conseguido levar para os filhos da escola pública aquilo de melhor que encontramos até nas particulares. Material didático de primeira linha, uniformes, Smart TVs, chromebooks, escolas com estrutura de ponta e um ambiente que dá vontade de o aluno estudar e dos professores ensinarem. Isso faz toda a diferença”, pontuou.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o novo benefício vai fazer com que os profissionais fiquem “ainda mais motivados e comprometidos com a qualidade do ensino”. “Para a Seduc, a valorização dos profissionais da educação vai além de incentivos financeiros. É o reconhecimento do seu papel estratégico no ensino e na aprendizagem. Esse novo investimento anunciado pelo governador Mauro Mendes cria um ambiente propício à aprendizagem e à permanência dos estudantes na escola”, registrou.

Também participou do evento o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.

escola-mauromendes.jpg

escola-mauromendes-pivetta.jpg

Comentários (9)

  • alexandre |  07/08/2025 12:12:33

    MM ruim com servidor , tive ZERO % DE AUMENTO E PAGO MEU ALMOÇO..SEM VI

  • Jovem |  07/08/2025 11:11:45

    Na real o governador joga pra galera! Ao invés de valorizar a carreira, inventa gratificações, ainda mais essa para professores do 5, 9 e 3 ano do ensino médio de português e matemática. Faz uma política de bom moço, enquanto a carreira está congelada. Tem 20% que nao pagou, derrubou a lei 510 que valorizava professores. Mas para pagar gratificação, tem!

  • Pedro |  07/08/2025 09:09:30

    Olha aí Abílio!!! O Governador conseguiu, com muita habilidade, respeito e valorização, trazer os professores para o lado dele, isolando o sindicato. O prefeito, incapaz e sem rumo, conseguiu jogar os professores no colo do sindicato, porque generalizou tudo e antes de dar alguma coisa, pois os professores pouco tem, cobrou sem se atentar às necessidades da classe. O Abílio tem aquelas características de Lúcifer. Orgulho e vaidade.

  • Servidor  |  07/08/2025 09:09:27

    Chegando próximo das eleições ele começa abrir as pernas, governador vc pode dar até o cesso vai levar piça com arroz nas eleições

  • OLIVIO NETO  |  07/08/2025 09:09:14

    O GARIMPEIRO MALDITO MENDES Tà "INVESTINDO" PESADO NOS COLEGAS DA EDUCAÇÃO HEIN !? ANO QUE VEM ENTÃO O DEMAGOGO VAI ARREGAÇAR COM AS "DÃDIVAS" PROS SERVIDORES....ELEIÇÕES 2026 A TODO VAPOR !!!!!! KKKKKKKKKKK

  • luis |  07/08/2025 09:09:10

    OLHA O GOLPE , SERVIDORES PÚBLICOS !!! O SUJEITO MALTRATOU POR 8 ANOS O FUNCIONALISMO DAS SECRETARIAS EXECUTIVAS COMO SE FOSSEM LIXO DO LIXO... AGORA , QUER FAZER UM ATO PARA GARANTIR VOTOS !!! ACEITEM O QUE ELE " QUISER DAR " , MAS VOTEM CONTRA ESSE RASCUNHO MAL ACABADO DE DITADOR !!!

  • Indigninadissimo  |  07/08/2025 09:09:03

    Se está em condições de pagar até 17° salários,tem condições de pagar as RGA's atrasadas ou vai manter o calote aos demais servidores públicos de MT? Vai deixar para o próximo governador pagar? Onerando ainda mais o estado.Vcs já estão em campanha política e esses bobós tchera tchera que estão aplaudindo depois irão chorar

  • Bruno |  07/08/2025 09:09:00

    Parece bom, aí você fica sabendo que há anos os queridinhos da Sefaz ganham Verba Indenizatória sem essa avaliação de desempenho; similar as VI dos juízes e promotores. Para os amigos do Rei tudo de graça, para os demais, metas por competição

  • Obervador atento a todos os movimentos  |  07/08/2025 08:08:02

    Enquanto isso os profissionais da area de segurança publica, nao tem reajuste salariais e o plano de carreira permanece sem alterações.

Confira também: Veja Todas