Política

Domingo, 20 de Fevereiro de 2022, 16h03

MENSALINHO

Ex-governador e ex-deputado depõe sobre propina na Assembleia

Eliene Lima foi acusado de receber vantagens indevidas para votar a favor do Executivo

RAFAEL COSTA

Da Redação

 

O ex-governador Silval Barbosa e o ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Geraldo Riva, serão interrogados no dia 4 de maio pelo juiz da Vara Especializada em Ações Coletivas, Bruno D" Oliveira Marques, nos autos de uma ação civil pública de autoria do Ministério Público Estadual (MPE) que acusa o ex-deputado estadual Eliene Lima de receber propina para votar em favor de matérias de interesse do Executivo. 

A ação tramita em segredo de Justiça. A necessidade de depoimento partiu do Ministério Público por conta dos acordos de colaboração premiada firmados por Silval Barbosa e José Riva. 

Para ter a pena reduzida ou até mesmo extinta nos processos criminais em que figura como réu, ambos revelaram um esquema de pagamento de propinas a deputados estaduais iniciados na gestão do ex-governador Dante de Oliveira e que vigoraram até a gestão do próprio Silval Barbosa. 

De acordo com as revelações, a propina mensal variava de R$ 30 mil a R$ 50 mil para que os parlamentares atendessem interesses de matérias do Executivo e também da Mesa Diretora do Legislativo. 

Eliene Lima exerceu dois mandados de deputado estadual sendo vitorios nas eleições de 2002 e 2006. Em seguida, exerceu dois mandatos na Câmara dos Deputados. Em 2014, foi derrotado e permaneceu na suplência de deputado federal. 

 

Confira também: Veja Todas