Terça-Feira, 03 de Setembro de 2024, 12h57
PROBLEMA ANTIGO
Flávia propõe concessão do DAE para VG ter água
Candidata critica Kalil e frisa que concessão é diferente de privatização
Da Redação
Com uma proposta que pode resolver de forma definitiva o problema da falta de água em Várzea Grande, a candidata à prefeitura Flávia Moretti (PL) anunciou sua intenção de conceder o Departamento de Água e Esgoto (DAE) a uma empresa privada, caso seja eleita. A proposta, que consta em seu programa de governo, visa enfrentar os desafios no abastecimento de água e no tratamento de esgoto que a cidade enfrenta há décadas e que penalizam a população várzea-grandense.
Moretti argumenta que a atual administração do DAE não tem conseguido atender às necessidades da população de forma eficiente. “O DAE demonstrou não ter a capacidade de realizar um bom trabalho. Precisamos de uma nova abordagem para resolver esses problemas”, afirmou a candidata.
Segundo ela, a concessão dos serviços seria a melhor solução para melhorar a qualidade e a eficiência no fornecimento de água. A candidata destacou que a concessão não deve ser confundida com privatização. Enquanto a privatização envolve a venda total do órgão, a concessão permite que uma empresa privada assuma a gestão dos serviços por um período determinado, com metas e requisitos específicos a serem cumpridos.
“A concessão é uma forma de garantir que uma empresa com o know-how necessário possa entregar serviços de qualidade, sem transferir a propriedade do órgão público”, explicou.
Ao criticar a falta de vontade política do atual prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), que é candidato à reeleição, em resolver a falta de água e acabar com a dependência de caminhões-pipa, Flávia revela que, se eleita, fará um diagnóstico detalhado para escolher o modelo de concessão mais adequado, seja ele totalmente privado ou uma combinação de público e privado.
“Juntamente com os servidores públicos, o legislativo municipal e a sociedade organizada, vamos fazer um diagnóstico geral do DAE para verificar a extensão e as causas do caos. Uma das nossas prioridades na prefeitura será levar água de qualidade para as pessoas, universalizando o abastecimento de água e esgoto. Pretendemos melhorar os indicadores nas quatro vertentes: tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem da água da chuva e gestão de resíduos sólidos. É possível acabar de vez com esse problema da água. O que falta é vontade, coragem e planejamento. O atual prefeito de Várzea Grande, que é o gerente, não resolve por falta de vontade, autonomia e competência”, ressaltou Moretti, candidata de oposição que representa a mudança no município.
Aldo | 03/09/2024 15:03:35
Pensei que ia resolver o problema, se for pra vender tudo e piorar a vida da população não precisa de prefeito.
Maedina | 03/09/2024 14:02:58
ISSO Aà É UM CASO DE POLÃCIA DE POLÃCIA DONA....UMA V E R G O N H A
Vereador é condenado por ofender promotora e terá que fazer retratação
Sábado, 02.08.2025 15h40
Obra vai exigir novo empréstimo, diz vereador
Sábado, 02.08.2025 15h34
Reunião inicia transição na Saúde em Cuiabá
Sábado, 02.08.2025 15h14
Justiça não vê desonestidade e livra 3 ex-prefeitos por não recolher R$ 3,7 milhões
Sábado, 02.08.2025 13h10
Prefeito sanciona 3 leis para prevenção a desastres em Cuiabá
Sábado, 02.08.2025 12h35