Sexta-Feira, 04 de Abril de 2025, 14h37
AGENDA EM MT
Índios podem "quantas terras necessárias", diz Lula
ALLAN MESQUITA
Gazeta Digital
Em visita à Terra Indígena Capoto-Jarina, no município de Peixoto de Azevedo (691 km ao norte de Cuiabá), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) os povos originários tem o direito a reivindicar todo o território que for necessário para manter a cultura e a existência das etnias.
A declaração foi dada durante encontro com o cacique Raoni, da aldeia Piaraçu, e outras lideranças indígenas do Xingu, nessa sexta-feira (4). “Um dia os indígenas tinham 100% do território nacional e, portanto, vocês têm direito de lutar, de reivindicar e de conquistar quantas terras forem necessárias para manter o povo indígena, a cultura e a tradição”, afirmou Lula, em uma das falas mais marcantes da cerimônia.
O presidente chegou à região acompanhado de uma comitiva composta por diversas autoridades. Entre elas, a primeira-dama Janja Lula da Silva; o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD) e a diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide (PT).
Na cerimônia, Raoni cobrou o chefe do Planalto para que não autorize a exploração do petróleo no Foz do Amazonas e pediu que o presidente faça uma nova limpeza nos limites da terra indígena pra garantir um “limite físico” para proteger os povos.
Em resposta, Lula fez questão de enaltecer a importância simbólica e histórica do encontro com o cacique Raoni, reconhecido internacionalmente por sua luta em defesa dos povos indígenas e da Amazônia.
“Eu já viajei muito o mundo, já encontrei com vários presidentes e pessoas importantes do planeta. Encontrei com todos os reis e rainhas que existem na face da terra. No entanto, nenhuma dessas pessoas é mais importante do que essa visita que eu estou fazendo aos povos indígenas do Xingu”, declarou.
“Não existe nenhum homem ou rei nesse mundo que seja mais representativo do que o nosso cacique Raoni”, acrescentou o presidente.
Em um tom emotivo, Lula descreveu Raoni como “um homem ao mesmo tempo simples, luminoso e amoroso”, destacando seu papel como símbolo de paz e sabedoria ancestral. “Raoni inspira a paz, sabedoria ancestral e profundo conhecimento sobre as necessidades da terra e a relação do homem com a natureza. Chego até aqui para beber dessa fonte e aprender com ele”, completou.
Lula também ressaltou as ações do governo federal em prol da proteção dos povos indígenas e da preservação ambiental, destacando o papel fundamental das comunidades originárias no combate ao desmatamento e às mudanças climáticas.
“Somos um governo que respeita os povos indígenas e que trabalhamos noite e dia para que seus direitos sejam assegurados. Reconhecemos o papel indispensável dos povos indígenas para a preservação da floresta e para o enfrentamento da mudança do clima”, disse.
O presidente reiterou que garantir os direitos indígenas é uma “prioridade absoluta” de sua gestão, mencionando políticas de demarcação e homologação de terras, retirada de não indígenas de áreas protegidas e o combate ao crime organizado na Amazônia.
Além disso, destacou a presença histórica de indígenas nos espaços de poder em seu governo. “É a primeira vez que temos uma indígena dirigindo um ministério, dirigindo a Funai e a saúde do povo indígena”, pontuou.
Ao fim do discurso, Lula reafirmou o compromisso de seu governo com a preservação ambiental e a valorização dos povos originários como protagonistas da história e da proteção do Brasil. Em seguida as autoridades seguiram para o almoço.
FAZ O L! | 05/04/2025 12:12:10
Temos que doar as terras de MT para os verdadeiros donos! Os indÃgenas!
Carlos Nunes | 05/04/2025 07:07:58
Pois é, tio Lula tá fora de seu tempo, vive no passado. A Constituição de 88 definiu as terras. Falam tanto em Democracia, mas pouco entendem dela. Os indÃgenas HOJE já são minoria. Quantos indÃgenas tem no Brasil? Esses já tem uma extensão de terra, que cabe até muitos Estados brasileiros. É muita terra pra poucos indÃgenas. Terra brasileira pertence HOJE ao povo brasileiro, onde se inclue os indÃgenas. Nos Estados Unidos isso foi resolvido. A terra pertence a Nação americana. É evidente que, lá em 1.500, os indÃgenas eram os donos da terra...e tinha MILHÕES deles. A terra foi tomada pelo Tratado de Tordesilhas, que dividiu entre Portugal e Espanha. O Brasil foi colonizado pelos portugueses. Os indÃgenas aos poucos foram minguando...hoje tem alguns poucos, que já são donos de muitas terras. Muita terra pra poucos. E tio Lula quer dar mais? Mais Quanto? Outra parte do Brasil, onde caberá muitos Estados brasileiros? Tá certo isso? A realidade HOJE é outra.
João Batista | 04/04/2025 18:06:49
Gambá cheira gambá
Médica deixa comando da Saúde e prefeito anunciará novo titular
Terça-Feira, 29.07.2025 11h50
Deputado destina R$ 1 milhão a saúde de VG
Terça-Feira, 29.07.2025 10h13
Vereador refuta privatização de escolas: "inconstitucional"
Terça-Feira, 29.07.2025 08h37
TJ proíbe sindicato fechar ruas e impedir servidores de trabalhar em MT
Segunda-Feira, 28.07.2025 22h40
Lei em MT "abre mão" de decisão judicial e libera expulsão de grileiros de áreas
Segunda-Feira, 28.07.2025 21h15