Sábado, 03 de Maio de 2025, 14h58
2026 JÁ COMEÇOU
Janaina aponta antecipação do embate político no governo
FRED MORAES
Gazeta Digital
Após trazer a tona um desabafo na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) diante da demora para pagar suas emendas parlamentares por parte do governo do Estado, a deputada Janaina Riva (MDB) comentou à imprensa o motivo que teria levado o Executivo Estadual estremecer as relações institucionais com a parlamentar. Para a emedebista, sua candidatura ao Senado em 2026, levou o governador Mauro Mendes (União Brasil) a enxergar sua postura enquanto deputada como oposição, uma vez que o gestor também almeja a mesma cadeira.
Nesta quarta-feira (30), a deputada explicou que sempre teve uma postura neutra e debatia pautas consideradas de seu interesse em conflito com o posicionamento do Estado. Porém, a deputada garante que antes de tornar público seu projeto de candidatura a senadora, nunca foi tratada como um problema ou inimiga política.
“Da minha parte nunca mudou a relação, a maioria dos temas que a gente debate hoje eram temas que debatíamos lá atrás, antes não incomodava, eu acho que talvez o que esteja incomodando, ou começou mudar a relação, foi quando falei que seria candidata senadora. E foi no momento que eu disse que eu poderia ser candidata a senadora que meus vídeos que não eram problemas, passaram a ser. É uma preocupação que eu tenho porque o processo foi adiantado por conta do grupo do governo do que nossa parte”, disse a deputada.
Janaina cita que mesmo almejando o cargo, não gostaria de ser uma oposição ao projeto de Mauro, até porque entende a projeção do governador no Estado. A parlamentar pontuou que seus três mandatos de deputada cumpriram a missão no Legislativo Estadual e por isso tenta traçar voos maiores.
“Quando decidi a candidatura, em nenhum momento cogitei ser adversaria ao governador. Eu entendo a força que tem o governo, a força que tem uma candidatura de um governador, mas é claro que todos nos queremos crescer politicamente. Eu não quero viver deputada estadual, já cumpri minha missão na Assembleia, aqui se encerra um ciclo”, prosseguiu.
Em 2026, Mato Grosso escolherá dois senadores para representarem o Estado. Atualmente, fazem parte da bancada do Estado: Jayme Campos (União Brasil), Margareth Buzetti - suplente do senador Carlos Fávaro - (PSD) e Wellington Fagundes (PL). Até o momento, cerca de seis nomes cogitam disputar o cargo: Janaina Riva, Mauro Mendes, Fávaro, José Medeiros (PL), Antônio Galvan, e Buzetti.
Fala na tribuna
Na última quarta-feira (30), Janaina subiu a tribuna e fez duas críticas ao deputado federal licenciado e atual secretário chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União Brasil) com acusações de perseguição política. Segundo ela, Fábio teria declarado que não pagaria as suas emendas parlamentares impositivas. Janaina ainda citou que caso as emendas não sejam pagas, faria um forte enfrentamento no parlamento.
“Esse tipo de chantagem barata, ridícula e feita nas costas. Seja homem, fala isso pra mim que eu não gosto de molecagem. Eu sou mulher decente, tô fazendo aqui, desempenhando o meu papel. Não vem com molecagem para cima de mim. Ameaçazinha faz lá pra suas negas, faz pra lá. Não vem aqui fazer para mim”, pontuou.
No mesmo dia Garcia utilizou sua rede social para rebater a manifestação de Janaina e afirmou que a deputada teve uma fala baixa e racista ao atacá-lo. Garcia não poupou críticas, disse que ela se fez de vítima e disparou: "Eu não fui criado com dinheiro da corrupção".
“Primeiro que não é a senhora que vai me obrigar a pagar suas emendas. É a lei que já obriga ao executivo estadual ou federal a pagar as emendas impositivas. Portanto, todas as emendas serão pagas como vêm sendo pagas, como foram nos últimos dois anos. Agora, quando o executivo paga a emenda do parlamentar, aí a senhora não vai determinar. A senhora faz o seu trabalho lá e eu farei o meu trabalho aqui”, disse.
O secretário não se intimidou. “Se a senhora quiser me enfrentar, eu tô pronto. E mais, muito tranquilo”, disse.
Juíza aponta que ex-deputado cumpriu apenas "metade" de sentença
Sábado, 03.05.2025 19h15
Senador defende CPI para investigar de venda de sentenças no TJ de MT
Sábado, 03.05.2025 15h45
Governo melhora avenidas de acesso a nova ponte entre Cuiabá e VG
Sábado, 03.05.2025 14h30
Prefeitura eleva nível de técnicos e concede licença-prêmio
Sábado, 03.05.2025 12h41
Camiseta vermelha da seleção provoca debate entre deputados em MT
Sábado, 03.05.2025 12h28