Quinta-Feira, 19 de Junho de 2014, 09h32
CONHECENDO A MÁQUINA
Julier conhece estrutura das secretarias
Da Redação
O pré-candidato ao governo de Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva (PMDB), visitou na tarde desta última quarta-feira (19), a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), que fica no Centro Politico Administrativo (CPA), para conhecer o programa de desenvolvimento, implementação e o funcionamento do órgão. Está foi a primeira das séries de visita que o ex-juiz federal programou para conhecer as secretarias de Estado e as sua politicas. Durante a visita, o secretário da Secitec, Rafael Bastos, acompanhou e apresentou todas as politicas que estão em andamento em Mato Grosso.
Para Julier, os avanços obtidos pelo Estado com a ampliação da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), com o aumento de investimento na Fundação de Amparo a Pesquisa à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) e o aumento da oferta da Educação Profissional de Nível Médio, o levaram a querer conhecer a iniciativa. “O Estado de Mato Grosso já vem sendo referência em algumas áreas que são desenvolvidas pela Secitec, como por exemplo, a Faculdade Indígena que surgiu dentro da Unemat e é exemplo na América Latina. Sem contar com o aumento do acesso a universidade com a ampliação de cursos na Unemat. E isso tem produzido bons resultados. Uma das nossas prioridades será investir nessa área de Ciência e Tecnologia. Vamos concluir a implementação do Parque Tecnológico que esse atual governo está planejando. Queremos implantar a Unemat na Baixada Cuiabana, por 42% dos recursos que são destinados para ela, são oriundos dos impostos recolhidos na Baixada Cuiabana”, explicou Julier.
O peemedebista também se empolgou com a oferta de cursos técnicos pelos gestores estaduais. “A profissionalização dos nossos trabalhadores será fundamental para avançarmos na industrialização do nosso Estado. Precisamos qualificar a nossa população, para atrair as grandes indústrias para a nossa região. Vamos investir nas nossas Escolas Técnicas, principalmente em parceria com o governo federal através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que vai ofertar 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos de nível médio e em 646 cursos de qualificação, a partir de 2015. Só este ano, serão ofertados 8 milhões de matrículas e Mato Grosso deve aproveitar essa parceria”, finalizou.
Já o secretário Rafael Bastos, destacou o trabalho em equipe da secretaria e apresentou todas as politicas em andamento. “A secretaria vem trabalhando desde 2011 para realizar esse trabalho. Em três anos conseguimos Concluir o Plano Estadual de Ciência e Tecnologia, entregamos recentemente ao governador o estudo de viabilidade do 1° Parque Tecnológico de Mato Grosso, aumentamos os investimentos na Unemat e somos um dos primeiros estados em número de matriculas no Pronatec. Também aumentamos o número de Escolas Técnicas, ou seja, demos um salto de qualidade, de investimento e planejamento nesta área”, destacou Bastos.
Na próxima semana, Julier continuará as suas visitas institucionais nas demais secretarias estaduais. A previsão é que até o dia 5 de julho, o pré-candidato ao Paiaguás, visite todas 18 secretarias e demais Autarquias do governo Silval Barbosa.
luiz carlos | 19/06/2014 15:03:37
Só agora!!!! Não tá atrasado não?? Faça-me o favor!!!
Deputado critica vice por pensar na AL e deixar gestão em VG
Sábado, 05.07.2025 11h39
Vice assume a Prefeitura de Lucas do Rio Verde
Sábado, 05.07.2025 04h25
Sorp irá fiscalizar "comida de rua" em Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 03h52
Lei proíbe crianças vendendo ou pedindo dinheiro nas ruas de Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 02h57
Vereadora fiscaliza andamento das obras em Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 01h25