Política

Segunda-Feira, 28 de Julho de 2025, 21h15

TOLERÂNCIA ZERO

Lei em MT "abre mão" de decisão judicial e libera expulsão de grileiros de áreas

Medida autoriza uso de força policial contra invasores

TV CENTRO AMÉRICA

 

O Governo de Mato Grosso aprovou a lei que autoriza a Polícia Militar a retirar invasores de casas, terrenos, fazendas e prédios públicos sem a necessidade de ordem judicial. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, na sexta-feira (25).

De acordo com a medida, a PM pode desocupar os imóveis invadidos, de forma moderada e pacífica, com prazo de 24 horas após a notificação extrajudicial emitida pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). A Lei partiu de uma proposta do deputado Dilmar Dal Bosco (União Brasil).

Segundo ele, a medida busca garantir mais agilidade na proteção da posse e do patrimônio, especialmente em casos de invasão irregular. Para os imóveis urbanos, a lei autoriza o Governo do estado a aplicar medidas imediatas de segurança pública administrativa para proteger, manter ou reintegrar a posse ao legítimo proprietário em caso de invasão ou ocupação clandestina, individual ou coletiva.

Já no caso de imóveis rurais, as medidas não se aplicam, caso as pessoas tenham ocupado o local com autorização do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) ou do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Nessas situações, é necessário comprovar que a terra é improdutiva e não cumpre sua função social, conforme previsto no artigo 5º, inciso XXIII, da Constituição Federal.

Ainda segundo a lei, caso houver resistência dos invasores, a PM tem autorização para utilizar meios necessários para garantir a desocupação, inclusive poderá pedir ajuda da Polícia Federal ou de algum outro órgão.

 

Comentários (4)

  • Terra plena |  29/07/2025 12:12:26

    Parabéns governador: Quem quer terra vai trabalhar?

  • Jamile  |  29/07/2025 10:10:42

    O que tem de POLÃTICOS que tem terras e Fraudaram documentos para pegar terras no passado.. Agora eles críticam.. tem peão que catava bosta de gado agora é secretário do governo

  • A A Silva |  29/07/2025 09:09:02

    Será que essa Lei não é mais uma que invade a competência da União, ultimamente nossos nobres deputados não têm conseguido Legislar dentro do seu âmbito de competência, e o pior de tudo, sempre contam com a corroboração do Executivo. Parece-me que as assessorias jurídicas dos dois poderes, estão aquém do basicamente necessário.

  • Sérgio Presidente  |  29/07/2025 08:08:12

    Agilidade apenas para Leis de interesse pessoais dos Deputados.

Confira também: Veja Todas