Sexta-Feira, 12 de Abril de 2019, 12h49
7 A 0
Mauro acha difícil Selma reverter cassação e já apoia Fávaro ao Senado
Governador afirma que não houveram fatos que o fariam mudar o apoio dado ao ex-vice-governador nas eleições de 2018
WELINGTON SABINO
Da Redação
Ao comentar a cassação da senadora Selma Arruda (PSL) em decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) por prática de caixa 2 e abuso de poder econômico, o governador Mauro Mendes (DEM) informou não conhecer o processo, mas avalia que pelo placar de sete a zero imposto por sete magistrados na última quarta-feira (10), devem ter fatos realmente "robustos e irrefutáveis". E já antecipou que se houver eleição suplementar para preencher a vaga, ele desde já, hipoteca seu apoio ao ex-vice governador Carlos Fávaro (PSD), que esteve em sua coligação no pleito de 2018.
"O Fávaro foi o terceiro colocado nas eleições, esteve ao nosso lado e faltou pouco pra ele ter o êxito. Se houver realmente, um novo processo eleitoral, ele terá sim chance de ser o nosso candidato. Temos que respeitar a decisão em instância final, mas uma votação de sete a zero aqui acredito que o Judicário o fez em cima de fatos e dados que eu não conheço. Mas pra ter uma votação de sete a zero eu reputo que devem ter fatos realmente robustos e irrefutáveis", observou o democrata nesta sexta-feira (12).
Carlos Fávaro, além de ter disputado as duas vagas no Senado contra outros 10 concorrentes e terminado a disputa em terceiro colocado, é também um dos autores da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que resultou na cassação do diploma da senadora e seus duplentes Gilberto Eglair Possamai e Cléire Fabiana Mendes, ambos do PSL. Em coletiva no dia seguinte à decisão do TRE, ele concedeu coletiva se colocando como candidato se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantiver a cassação e autorizar eleição suplementar.
"E ocorrendo realmente essa cassação em trânsito em julgado e nova eleição, o Fávaro é seguramente um grande candidato que teve uma performance muito boa nas eleições anteriores, teve o meu apoio lá e tem todas as condições de ter o nosso apoio. Não vejo porque mudar isso se não tem nenhum fato que mudaria eu tê-lo apoiado em 2018 e eventualmente apoiá-lo numa nova oportunidade. Ele teve o meu apoio, o apoio de muitos mato-grossenses, teve uma excelente votação e no meu lado não tenho nenhum motivo pra retirar dele esse apoio", enfatiza o governador Mauro Mendes, que nomeou Fávaro como chefe do Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília.
Diante da possibilidade do novo pleito, outros políticos já começam a se colocar como possíveis candidatos para a vaga. O governador pede cautela por entender que esse ainda não é o momento de se aprofundar no assunto.
"Nós não vivemos aqui só pra pensar política, ela faz parte do dia a dia, mas na amplitude que é a política. E a principal política que fazemos aqui é administrar o Estado focado em resultados. A política eleitoral está nesse momento em quarto, quinto plano. Se realmente configurar uma eleição ela volta ter uma nova dimensão e ai sim vamos aprofundar as discussões", argumentou o governador diante de vários questionamentos da imprensa que acompanhava a assinatura do contrato de concessão de um trecho de 188 quilômetros da rodovia estadual MT-320 ao Consórcio Via Brasil.
Até o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), já disse à imprensa que tendo uma nova eleição o nome dele está colocado como possível candidato ao Senado.
Mendes foi questionado como ficaria seu apoio nesse caso, se continuaria a defender Fávaro ou se trabalharia para viabilizar a candidatura do correligionário. Mas optou por não se comprometer nesse momento, destacando que só toma decisões em cima de fatos concretos. "Eu não tomo decisão e nem profiro opiniões baseadas em conjecturas, em possibilidades. Sempre tive esse comportamento e vou procurar ter, hoje até mais do que nunca pela responsabilidade do cargo que ocupo. Então, não posso emitir opinião em cima de uma conjectura, em cima de uma opinião que não conheço o contexto sobre a qual foi emitida", desconversou o democrata.
Inácio | 13/04/2019 08:08:02
Só pra te lembrar Mauro Mendes. Vossa senhoria é o Pedro Taques com outra faceta, ou seja, qualquer um que entrar no barco contigo na próxima eleição, vai afundar junto. As piadas que o senhor conta já são conhecidas.....
CELESTINA-( SINHÃ DE XANGO) | 12/04/2019 16:04:14
VIVA MATO GROSSO!!!! JÚLIO CAMPOS SENADOR. DO POVO CUIABANO DO NORTÃO E DE MATO GROSSO ,ESTà CADEIRA SERà DE JÚLIO CAMPOS SENADOR. OS BÚZIOS NÃO MENTE. QUANDO JOGUE E VI MAURO MENDES GOVERNADOR, EM 2017, MUITOS ME CRITICARAM ÃGORA, POR TRÊS VEZES A PEDRA DOS BÚZIOS CAIU E É JÚLIO CAMPOS SENADOR . PODE PREPARAR O TERNO DA POSSE AO SENADO. SENHOR JÚLIO CAMPOS. E SUCESSO POIS DE TRABALHA PELO POVO O SENHOR ENTENDE.
Eleitor indignado | 12/04/2019 15:03:49
Se o Taques for favorável a CPI da Lava Toga e o impeachment do Gilmar Mendes, terá o meu voto. Por que, os outros senadores, como Jayme Campos e Wellington Fagundes, que certamente tem o rabo preso, não ousam aborrecer os ministros corruptos do STF.
alexandre | 12/04/2019 15:03:39
não votamos na turma da Botina....
Marcio | 12/04/2019 15:03:09
Os malandros querem assumir a vaga no Senado, ainda que não foi eleito. A senadora Selma foi eleita com expressiva votação e, ninguém, votou nesse cidadão. Creio que ninguém o quer no Senado Federal. Entre ele e o Taques, prefiro o Taques para senador. Dentre os malandros, Taques é o menos nocivo. Os demais são como serpente e só visam o próprio bolso. Fora Fávaro, fora Mauro mendes
Said Joseph | 12/04/2019 14:02:47
Um aviso aos espertalhões, esse Fávaro vai levar fumo grosso no cu.
Antônio | 12/04/2019 14:02:35
Meu voto é do Taques...
Mimosiano | 12/04/2019 14:02:26
Do jeito que esse MM tá sem moral, se ele apoiar o Fávaro, vai fazer que nem o Pedro Taques fez com o Wilson Santos, para a prefeitura de Cuiabá, o servidores do Estado vão votar contra , como voto de protesto.,Quer um conselho Fávaro ,tira o MM de seu palanque, ou pague prá ver.
caio | 12/04/2019 14:02:08
Waldir Caldas, do Novo, deve colocar seu nome novamente à apreciação do Eleitorado, pois teve boa votação e, com certeza sera o diferencial nesta eleição. Vamos lá Waldir, chegou a sua hora. Tô contigo e não abro meu irmão.
juvenal juvencio | 12/04/2019 13:01:41
Isso quer dizer que vc funcionário publico, vai ficar sem RGA! Que o AGROPOP vai continuar sem pagar imposto! Que seu imposto de 40% na energia sera mantido, que o imposto icms na Riluxxx será zero para os Botinas!!! Vamos eleger o Senador dos Barrões, e fechar definitivamente a sta casa! Toda sociedade esta doente! O estado é rico para os ricos!
BUGRINHO DO TOCANTINS. | 12/04/2019 13:01:24
CRIA VERGONHA COMPANHEIRO, JÚLIO CAMPOS É DE SEU PARTIDO, E TEM TRÂNSITO LIVRE AS AUTORIDADES MAIOR DE NOSSO PAÃS EM BRASÃLIA, ESTE CARLOS TAQUES FÃVARO QUER SER PAPAI NOEL🎅 EM BRASÃLIA, OU SEJA PARA VAIDADE DELE E PARA INFEITE EU NÃO ACREDITO QUE ESSA DECLARAÇÃO É SUA. POIS ACABEI DE ELOGIAR ADMINISTRAÇÃO SUA COMO EX: PREFEITO APARECE UMA PROPOSTA INDECÊNTE DESTA. É JÚLIO CAMPOS👉 SENADOR E BASTA !!!!!!!
Alex prado | 12/04/2019 13:01:23
Com a imagem desgastada que o senhor Governador Mauro Mendes atualmente possui, é muito bom que apoie o Fávaro, tubarão do agronegócio e ex- vice Governador do ex- Governador Pedro Taques, pq daà sim terei a certeza da DERROTA do Fávaro... faça esse favor para a sociedade Mauro Mendes, apoie o Fávaro para que ele possa perder, OS SERVIDORES PÚBLICOS AGRADECEM. #Fávaro NÃO! KKKKKK
Enoque | 12/04/2019 13:01:11
Coitado do Fávaro, se tiver o apoio de Mauro Mendes, se depender dos funcionários públicos, vai pro buraco. Esse governador veio pra tentar ferrar os trabalhadores do poder executivo!
CHICO XIBATA | 12/04/2019 13:01:08
A FATO NOVO SIM JÚLIO CAMPOS É CANDIDATO A SENADOR, O POVO VAI APOIAR O MATO GROSSENSE. QUE NÃO PUXOU O TAPETE DE NINGUÉM. E FOI O ÚNICO QUE SE MANIFESTOU INDIRETAMENTE CONTRA TIRAR UMA MULHER QUE REPRESENTAVA MATO GROSSO, NO SENADO.
Cidadão Matogrossense | 12/04/2019 13:01:08
#VOLTA PEDRO TAQUES!!!
Filho de EP rejeita "MDB de Direita" e se aliará a ministro de Lula
Quinta-Feira, 17.07.2025 22h38
TCE arquiva denúncia de nepotismo contra prefeita de VG
Quinta-Feira, 17.07.2025 22h38
Associação cobra convocação de 1,1 mil aprovados em MT
Quinta-Feira, 17.07.2025 20h58
Vereadora destaca campanha "formiguinha"
Quinta-Feira, 17.07.2025 18h27
Relatório Anual de Gestão (RAG) de 2024 é apresentado em audiência pública
Quinta-Feira, 17.07.2025 18h10