Política

Terça-Feira, 11 de Março de 2025, 10h03

LEIS BRANDAS

Mauro detona "políticos hipócritas" que ignoram segurança e só pensam em emendas

Governador insiste que Estados precisam de autonomia para endurecer leis

BRENDA CLOSS

Da Redação

 

O governador Mauro Mendes (UB) fez duras críticas ao Código Penal brasileiro e à postura do Congresso Nacional diante da crise na segurança pública. Para o chefe do Executivo Estadual, a impunidade tem sido um dos principais fatores para o avanço das facções criminosas no país, que atuam sem receio de punição. Ele é um dos cotados para disputar uma vaga no Senado em 2026 e tem intensificado esse discurso desde o ano passado, especialmente ao conceder entrevistas a portais nacionais.

A defesa de uma legislação penal mais rígida e da autonomia dos estados para tratar da segurança pública deve continuar sendo uma das bandeiras do gestor em 2025. "O bandido perdeu o medo da justiça, perdeu o medo da pena e está agindo impunemente em um país onde a impunidade reina há muitos anos", declarou o governador em entrevista à Band News, nesta terça-feira (11).

Segundo Mendes, enquanto a população se vê refém da violência, parlamentares se concentram em disputas políticas e interesses próprios, sem promover mudanças efetivas na legislação penal. O gestor defendeu que cada estado brasileiro tenha o poder de legislar sobre segurança pública, assim como ocorre nos Estados Unidos.

Para ele, a descentralização da legislação penal poderia permitir que os estados adotassem medidas mais rígidas no combate ao crime organizado. "Os nossos políticos, com muita clareza, são hipócritas. Passam o ano inteiro discutindo emendas parlamentares, enquanto a população brasileira sofre, fica aprisionada. Quem pode, compra um carro blindado ou se muda para um condomínio fechado, mas a maioria dos brasileiros não tem essa opção", criticou.

O governador citou exemplos de outros países que adotam penas mais severas para crimes graves, como os Estados Unidos, onde o tráfico de drogas pode levar à prisão perpétua, e a França, que trata o narcotráfico com medidas semelhantes às usadas no combate ao terrorismo. Segundo ele, a legislação penal brasileira está defasada e permite brechas que favorecem criminosos. "Já aprendemos aqui em Mato Grosso e provavelmente em todo o país: bandidos presos com 300 quilos de cocaína são soltos pela Justiça no dia seguinte. Isso acontece porque há brechas na legislação e porque o Congresso Nacional é omisso", afirmou.

Mendes também criticou a inversão de valores na sociedade, onde crimes cometidos por policiais ganham grande repercussão, enquanto a morte de civis inocentes em ações criminosas é tratada com indiferença. "A grande maioria da nossa Polícia Civil, Militar e das forças de segurança são homens de bem, que arriscam suas vidas para proteger a sociedade. Mas, quando um policial comete um erro, vira alvo de campanhas de difamação. Precisamos corrigir essa inversão de valores".

Comentários (10)

  • Adolfo |  11/03/2025 12:12:14

    Esse pensa que nós matogrossenses somos bestas, pra cair nesse discurso demagogo. É um político fanfarrão.

  • Zé Doidim |  11/03/2025 11:11:54

    Conta outra, Mauro Mendes. As facções se alastraram no seu governo. Cadê as ações de investigação, mapeamento e prisões de líderes? Prende um ou outro, mas a polícia está perdendo a guerra, infelizmente. Você só faz discurso, põe a culpa nos outros mas não age pra valer. Pensa que é só matando que se resolve. Tem que desarticular os bandos. Se a justiça solta é porque há falhas nos processos. Além do mais, Sr. Mauro Mendes, você foi contra a criação de uma força tarefa nacional para combater o crime organizado. A bancada que você lidera votou contra e comemorou a "derrota do governo federal", que foi derrota da população. Pronto, desabafei um pouco

  • Rogerio sales  |  11/03/2025 11:11:51

    Discurso de candidato ao senado .

  • paulo |  11/03/2025 11:11:33

    Quero ver se na campanha do senado ele lança essa proposta de acabar com as emendas impositivas. Quando estiver lá, se ganhar será o primeiro a querer usar elas, demagogo.

  • PENA DE MORTE POLÃÂTICO LADRÃO  |  11/03/2025 11:11:31

    Vamos dar pena de morte para político ladrão. Para aqueles que não compre o que prometem. Que desviam dinheiro público. Empresário que sonegam impostos. Empresários que usam a estrutura pública para se beneficiar economicamente e acham que são dinos do mundo. Prisão para todos ou pena de morte.

  • Lud  |  11/03/2025 11:11:29

    Esse governador MM é incompetente e fica jogando culpa nos outros.

  • BHtino Morando no VELHO CONTINENTE  |  11/03/2025 11:11:21

    Se no Brazil, a terra sem LEI, aliás, para uns existem, para quem usam BATONS...BENGALAS...BIBLIAS....PARA QUEM VENDEM ALGODÄO DOCE... CRIANÇAS QUE BRINCAM COM BOLINHAS DE GUDE, e os EXTREMISTAS DA ESQUERDALHAS dizem que são "GÓRPISTAS", entre outras, para quem ROUBAM...PARA QUEM FOR DA EXTREMA ESQUERDA, essas LEIS não existem. Se existissem pelo menos 10 políticos desse NIPE, o Brazil poderia ser um país muito bom. para os brasileiros, cidadãos do bem, precisam desse GOVERNADOR MAURO MENDES como presidente da REPUBLIQUETA DAS BANANAS !! MAURO MENDES, o MELHOR e MAIS COMPETENTE.

  • HIPÓCRITAS = HIPÓCRITAS  |  11/03/2025 11:11:16

    O MUNDO ESTà CHEIO DE HIPÓCRITAS MAS SERà QUE OS HIPÓCRITAS NÃO TEM TETO DE VIDRO ? A HIPOCRISIA NESTE PAIS E GIGANTE. AS PESSOAS FALAM MAS A HIPÓCRITAS SÓ FALAM. AGORA FALANDO DO BRT CADE ELE ? O QUE ACONTECEU COM ELE PROMETEU E NÃO FOI COMPRIDO O PRAZO ??? CADE O BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT ????? NÃO ENTREGAR O BRT NO PRAZO É O QUE ????

  • Mauro |  11/03/2025 10:10:53

    O estado foi tomado pela organização criminosa no mandato dele, ai vem com discurso populista culpando outros? Todos os tipos de polícias envolvidas com criminalidade, comando tomando conta da população e ele não se olha no espelho.

  • Tadeu  |  11/03/2025 10:10:13

    Senhor governador, o socioeducativo é um exemplo da falta de gestão, parece colônia de férias.

Confira também: Veja Todas