Terça-Feira, 11 de Março de 2025, 10h03
LEIS BRANDAS
Mauro detona "políticos hipócritas" que ignoram segurança e só pensam em emendas
Governador insiste que Estados precisam de autonomia para endurecer leis
BRENDA CLOSS
Da Redação
O governador Mauro Mendes (UB) fez duras críticas ao Código Penal brasileiro e à postura do Congresso Nacional diante da crise na segurança pública. Para o chefe do Executivo Estadual, a impunidade tem sido um dos principais fatores para o avanço das facções criminosas no país, que atuam sem receio de punição. Ele é um dos cotados para disputar uma vaga no Senado em 2026 e tem intensificado esse discurso desde o ano passado, especialmente ao conceder entrevistas a portais nacionais.
A defesa de uma legislação penal mais rígida e da autonomia dos estados para tratar da segurança pública deve continuar sendo uma das bandeiras do gestor em 2025. "O bandido perdeu o medo da justiça, perdeu o medo da pena e está agindo impunemente em um país onde a impunidade reina há muitos anos", declarou o governador em entrevista à Band News, nesta terça-feira (11).
Segundo Mendes, enquanto a população se vê refém da violência, parlamentares se concentram em disputas políticas e interesses próprios, sem promover mudanças efetivas na legislação penal. O gestor defendeu que cada estado brasileiro tenha o poder de legislar sobre segurança pública, assim como ocorre nos Estados Unidos.
Para ele, a descentralização da legislação penal poderia permitir que os estados adotassem medidas mais rígidas no combate ao crime organizado. "Os nossos políticos, com muita clareza, são hipócritas. Passam o ano inteiro discutindo emendas parlamentares, enquanto a população brasileira sofre, fica aprisionada. Quem pode, compra um carro blindado ou se muda para um condomínio fechado, mas a maioria dos brasileiros não tem essa opção", criticou.
O governador citou exemplos de outros países que adotam penas mais severas para crimes graves, como os Estados Unidos, onde o tráfico de drogas pode levar à prisão perpétua, e a França, que trata o narcotráfico com medidas semelhantes às usadas no combate ao terrorismo. Segundo ele, a legislação penal brasileira está defasada e permite brechas que favorecem criminosos. "Já aprendemos aqui em Mato Grosso e provavelmente em todo o país: bandidos presos com 300 quilos de cocaína são soltos pela Justiça no dia seguinte. Isso acontece porque há brechas na legislação e porque o Congresso Nacional é omisso", afirmou.
Mendes também criticou a inversão de valores na sociedade, onde crimes cometidos por policiais ganham grande repercussão, enquanto a morte de civis inocentes em ações criminosas é tratada com indiferença. "A grande maioria da nossa Polícia Civil, Militar e das forças de segurança são homens de bem, que arriscam suas vidas para proteger a sociedade. Mas, quando um policial comete um erro, vira alvo de campanhas de difamação. Precisamos corrigir essa inversão de valores".
Adolfo | 11/03/2025 12:12:14
Esse pensa que nós matogrossenses somos bestas, pra cair nesse discurso demagogo. É um polÃtico fanfarrão.
Zé Doidim | 11/03/2025 11:11:54
Conta outra, Mauro Mendes. As facções se alastraram no seu governo. Cadê as ações de investigação, mapeamento e prisões de lÃderes? Prende um ou outro, mas a polÃcia está perdendo a guerra, infelizmente. Você só faz discurso, põe a culpa nos outros mas não age pra valer. Pensa que é só matando que se resolve. Tem que desarticular os bandos. Se a justiça solta é porque há falhas nos processos. Além do mais, Sr. Mauro Mendes, você foi contra a criação de uma força tarefa nacional para combater o crime organizado. A bancada que você lidera votou contra e comemorou a "derrota do governo federal", que foi derrota da população. Pronto, desabafei um pouco
Rogerio sales | 11/03/2025 11:11:51
Discurso de candidato ao senado .
paulo | 11/03/2025 11:11:33
Quero ver se na campanha do senado ele lança essa proposta de acabar com as emendas impositivas. Quando estiver lá, se ganhar será o primeiro a querer usar elas, demagogo.
PENA DE MORTE POLÃÂTICO LADRÃO | 11/03/2025 11:11:31
Vamos dar pena de morte para polÃtico ladrão. Para aqueles que não compre o que prometem. Que desviam dinheiro público. Empresário que sonegam impostos. Empresários que usam a estrutura pública para se beneficiar economicamente e acham que são dinos do mundo. Prisão para todos ou pena de morte.
Lud | 11/03/2025 11:11:29
Esse governador MM é incompetente e fica jogando culpa nos outros.
BHtino Morando no VELHO CONTINENTE | 11/03/2025 11:11:21
Se no Brazil, a terra sem LEI, aliás, para uns existem, para quem usam BATONS...BENGALAS...BIBLIAS....PARA QUEM VENDEM ALGODÄO DOCE... CRIANÇAS QUE BRINCAM COM BOLINHAS DE GUDE, e os EXTREMISTAS DA ESQUERDALHAS dizem que são "GÓRPISTAS", entre outras, para quem ROUBAM...PARA QUEM FOR DA EXTREMA ESQUERDA, essas LEIS não existem. Se existissem pelo menos 10 polÃticos desse NIPE, o Brazil poderia ser um paÃs muito bom. para os brasileiros, cidadãos do bem, precisam desse GOVERNADOR MAURO MENDES como presidente da REPUBLIQUETA DAS BANANAS !! MAURO MENDES, o MELHOR e MAIS COMPETENTE.
HIPÓCRITAS = HIPÓCRITAS | 11/03/2025 11:11:16
O MUNDO ESTà CHEIO DE HIPÓCRITAS MAS SERà QUE OS HIPÓCRITAS NÃO TEM TETO DE VIDRO ? A HIPOCRISIA NESTE PAIS E GIGANTE. AS PESSOAS FALAM MAS A HIPÓCRITAS SÓ FALAM. AGORA FALANDO DO BRT CADE ELE ? O QUE ACONTECEU COM ELE PROMETEU E NÃO FOI COMPRIDO O PRAZO ??? CADE O BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT BRT ????? NÃO ENTREGAR O BRT NO PRAZO É O QUE ????
Mauro | 11/03/2025 10:10:53
O estado foi tomado pela organização criminosa no mandato dele, ai vem com discurso populista culpando outros? Todos os tipos de polÃcias envolvidas com criminalidade, comando tomando conta da população e ele não se olha no espelho.
Tadeu | 11/03/2025 10:10:13
Senhor governador, o socioeducativo é um exemplo da falta de gestão, parece colônia de férias.
Vereador é condenado por ofender promotora e terá que fazer retratação
Sábado, 02.08.2025 15h40
Obra vai exigir novo empréstimo, diz vereador
Sábado, 02.08.2025 15h34
Reunião inicia transição na Saúde em Cuiabá
Sábado, 02.08.2025 15h14
Justiça não vê desonestidade e livra 3 ex-prefeitos por não recolher R$ 3,7 milhões
Sábado, 02.08.2025 13h10
Prefeito sanciona 3 leis para prevenção a desastres em Cuiabá
Sábado, 02.08.2025 12h35