Política

Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025, 12h36

RESPOSTA DURA

Mauro lembra derrota de Taques para brancos e nulos: "votação ridícula”

Governador lembra que antecessor deixou Estado em caos

BRENDA CLOSS

Da Redação

 

Sem papas na língua, o governador Mauro Mendes (UB) rebateu as críticas feitas por seu antecessor no Governo do Estado, Pedro Taques, que em entrevista nesta semana classificou o chefe do Executivo como “terceirizador de problemas” e “governador de fachada”. Questionado sobre as ofensas, Mendes foi direto ao lembrar da derrocada do ex-gestor.

Taques não se reelegeu em 2018, ficando em terceiro lugar, atrás do atual senador Wellington Fagundes (PL). Já em 2020, o ex-procurador da República se lançou ao Senado, numa eleição suplementar, após a ex-juíza e senadora Selma Arruda (PSL), conhecida como ‘Moro de Saias’, ser cassada por um esquema de ‘caixa dois’ e abuso de poder econômico.

Taques ficou em sétimo lugar na disputa e numa disputa vencida pelo seu ex-vice, atual ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD), com quem rompeu ainda durante o mandato. Taques obteve apenas 71.368 votos (4,98%), enquanto a quantidade de votos em branco foi de 152.985 (8,86%) e nulos 142.936 votos nulos (8,27%).

“O ex-governador Pedro taques já foi julgado pela população. Teve uma performance ridícula lá em 2018. Em 2020,  ele  foi candidato ao Senado e ficou em sétimo lugar perdendeo até para nulos e brancos", disparou nesta quarta-feira (16). 

Além de governador, Pedro Taques já foi senador e procurador da República. Com a possível saída do presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Max Russi do PSB para migrar ao Podemos, ele pode assumir o comando do PSB. Com isso, Taques voltou a “parecer na mídia” e nas redes sociais disparando diversas críticas à gestão de Mendes. “Não serei eu que ficarei julgando ele e nem ficar rebatendo pessoas que sem conhecimento, sem credibilidade e sem dados reais e verdadeiros ficam falando de Mato Grosso”, afirmou o governador. 

'ERA TAQUES'

O governo de Pedro Taques, de janeiro de 2015 a dezembro de 2018, foi marcado por avanços em algumas áreas, mas também enfrentou críticas e polêmicas, como problemas fiscais graves, com atrasos no pagamento de salários dos servidores públicos e repasses para municípios. Em 2016, o funcionalismo público realizou greves criticando a gestão dos recursos e os cortes de benefícios. 

Escândalos de corrupção também marcaram a gestão, como a "Operação Rêmora", que investigou desvios de recursos públicos em obras da educação. A saúde foi alvo de críticas devido à falta de medicamentos, precariedade de hospitais e problemas na gestão de Organizações Sociais de Saúde (OSS). 

A gestão também contou com o escândalo conhecido como 'Grampolândia Pantaneira', revelado em 2017 e repercutido nacionalmente. A operação investigou um esquema ilegal de interceptações telefônicas realizado por membros da Polícia Militar, que teriam grampeado adversários políticos, jornalistas, advogados e até membros do próprio governo. As denúncias indicaram que o esquema teria sido coordenado com conhecimento de figuras próximas ao governo. 

Embora Pedro Taques negasse envolvimento, o caso repercutiu de forma negativa, gerando desgaste político que abalou sua imagem como defensor do combate à corrupção. Mesmo assim, Taques buscou a reeleição em 2018, mas foi derrotado ainda no primeiro turno por Mauro Mendes.

 

Comentários (10)

  • Zé do Táxi  |  16/07/2025 15:03:27

    Taques Senador

  • lucas miranda |  16/07/2025 14:02:56

    "Meu nobre governador, infelizmente Vossa Excelência está repetindo o mesmo erro do ex-governador Pedro Taques: penalizando o servidor público. E o mais grave ? descumprindo o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), configurando verdadeiro calote contra os direitos dos servidores."

  • FORAMAUROMENTES  |  16/07/2025 14:02:31

    Perdeu sim, porque acharam que não poderia vir um pior,ledo engano,veio Mauro Mentes o pior de todos os governadores que já passou por MT até agora,se o povo for enxergar verá que não fez nada além da obrigação, mas de bom pra melhorar a vida do povo nada fez.

  • Cazé |  16/07/2025 14:02:23

    Realmente Mauro tem razão em criticar Taques em relação ao seu desempenho no poder executivo, apesar de pegar o estado logo após umas das piores gestão de Mato Grosso, mas devemos lembrar que Taques já foi considerado e talvez seja mesmo o melhor Senador da República. Enquanto Mauro continua querendo fazer uma política medíocre também, já que como empresário da indústria em Mato Grosso poderia está atuando melhor em relação a questões políticas do seu setor, mas prefere ficar dando benção para os sojicultores. @congressoinimigodopovo @somos99% @brics

  • PIVETANAO  |  16/07/2025 14:02:06

    Mas nunca deixou de pagar as RGA's como vc que deixou 4 anos e ainda revogou a lei 510/13 do poder de compra dos profissionais da educação.nunca deu calote nos servidores públicos de MT

  • LAZARO |  16/07/2025 13:01:51

    É bom lembrar também que os candidatos a prefeito do governador nas principais cidades de MT levou surra na última eleição. Pelo jeito o governador não anda agradando tanto quanto ele pensa.

  • Fugi Nakata  |  16/07/2025 13:01:51

    É a pura verdade.. TERCEIRIZADOR.. assim como o BOZO que queria terceirizar o CORREIO.. e na gestão passada sucatearam o SAMU... Etc..Individaram propositalmente vários setores..e ainda propagavam fake New... Cadê o fugitivo cagão? Está lá ainda no EUA?

  • Matheus  |  16/07/2025 13:01:12

    Pegou ar, sentiu! Kkkkkk! MAURO MENDES NUNCA MAIS!

  • davi |  16/07/2025 12:12:24

    FALOU TUDO... TAQUES FOI O PIOR GOVERNADOR QUE MATO GROSSO JA TEVE... FAZIA EMPRESTIMO PRA PAGAR A FOLHA.

  • Saulo |  16/07/2025 12:12:12

    Pedro Taques e passado, nao volta mais foi o pior governador que psssou por MT. Tinha sumido agora apareceu fazendo criticas, povo ja te mandou prs casa. Taques nunca mais.

Confira também: Veja Todas