Política

Quinta-Feira, 07 de Agosto de 2025, 07h24

TRÂNSITO INFERNAL

Max reclama de novo atraso no BRT em Cuiabá: "ninguém aguenta mais"

Max lembra que empresa entregou trecho no dia 31

BRENDA CLOSS

Da Redação

 

O presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Max Russi (PSB), se disse preocupado com o atraso nas obras do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) em Cuiabá e Várzea Grande. Segundo ele, as obras seguem em ritmo lento e ainda há trechos onde as intervenções nem começaram.

De acordo com o parlamentar, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (06), o prazo da entrega do primeiro trecho das obras na Capital, ou seja, do Bairro CPA até o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, deveria ter sido entregue no dia 31 de julho. “Lamentável. O prazo tem que ser cumprido. Se houver aditivo, que expliquem o motivo. Já são seis dias de atraso e tem trecho que nem começou. O Estado precisa ser mais rigoroso com as empresas, aplicar multas, executar os contratos e tirar do mercado aquelas que não cumprem o que prometem”, criticou.

O presidente da ALMT ainda defendeu mais fiscalização e responsabilidade das empreiteiras, especialmente quando se trata de obras que impactam diretamente a mobilidade urbana. “Poucas coisas atrapalham tanto o dia a dia da cidade como o trânsito. O cidadão rico bate o carro no buraco e não gosta. O cidadão humilde tem que sair mais cedo e chega mais tarde em casa. É qualidade de vida que se perde”, desabafou. 

A situação enfrentada por cuiabanos reaviva a memória de outro grande fiasco no transporte público da região: o VLT. Prometido como uma solução moderna para os problemas de mobilidade urbana, o VLT foi lançado em 2012 com um custo estimado de R$ 1,477 bilhão. O projeto deveria ter sido concluído em dois anos, a tempo da Copa do Mundo de 2014, mas, mais de uma década depois, o modal nunca foi concluído e tampouco entrou em operação. 

Em outubro de 2024 a história do modal teve seu fim. Ao menos em Cuiabá. Os vagões do VLT, que estavam guardados em um terreno próximo ao Aeroporto Marechal Rondon, em VG, foram transferidos para a Bahia. A transferência foi realizada pelo Governo Baiano e pelo Consórcio VLT, conforme acordo intermediado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em julho do ano passado.

Comentários (8)

  • Servidor público |  07/08/2025 10:10:59

    Uai Max, esta sua "prrocupação repentjna" é interesse em ser governador? Só falta agora começar a falar mal do governador Mauro Mendes né? Cuidado, traíras não tem vez na política . Deus te abençoe!

  • Para Toni |  07/08/2025 10:10:57

    Deixa de bobagem. VLT projeto foi feito pra não acontecer. Alguns milhares de reais... ou bilhoes e nada, nada, nada. E quem ia pagar a passagem? Empresarios não iam dar conta de bancar transporte pros seus funcionarios, imagina uns 30 reais por dia.... então vamos parar de torcer pro contra . Qtos governos passaram sem nem olhar pro hospital que está sendo finalizado? Estava com 19 anos qdo foi iniciado, já vou fazer sessentinha.... vamos torcer pra desencalhar o vlt e que venha o BRT que esta dentro da nossa realidade e ponto final. Parabéns ao Mauro Mendes que teve atitude pra tentar resolver a "bucha" que todos antes dele ignorou....

  • Lara |  07/08/2025 09:09:34

    Se tivesse contratado o pessoal que constrói a Havan, essa obra já estava chegando até Barão de Melgaço...ou ja estaria pronto...

  • RSANTOS |  07/08/2025 09:09:16

    O PIOR É OS ACIDENTES QUE VEM CAUSANDO, ONTEM POR VOLTA DA 20:45 UMA JOVEM MOTOCICLISTA, CAIU DA MOTO POR CAUSA DA FALTA DE SINALIZAÇÃO E ESCURIDÃO, E MAIS;, TA FORA DO PADRÃO DE ENGENHARIA DE TRAFICO,,, TENTEI LIGA NO TELEFONE 162, NUNCA FUNCIONOU NE MAURO MENDES.......

  • macedo |  07/08/2025 08:08:09

    AINDA FALTA AVENIDA MATO GROSSO ETEN. CEL. DUARTE.... SO ESSAS 2 PODE COLOCAR 90 DIAS SE PEGAR DE SEG ATÉ SABADO !!! AVENIDA DO CPA INFERNO DAS 8 ATÉ 17..... SÓ DE MOTO PRA SER RAPIDO!!

  • Eugène Terre'Blanche |  07/08/2025 07:07:48

    Mas o Sérgio Ricardo prometeu doar os 2 rins dele em vida se o tal BRT não ficasse pronto até o fim do ano. Hora de cobrar os rins do Sérgio Ricardo.

  • toni |  07/08/2025 07:07:47

    Eu avisei. Vai virar 2026 e não vai entregar. além do que o BRT não é um projeto de modernização da mobilidade. O VLT era um projeto muito mais modernos e futurista. Já é tarde, mas os responsáveis devem ter o retorno merecido nas eleições de 2026

  • Valdenice Tavares da Silva  |  07/08/2025 07:07:22

    VCS são os maiores culpados.

Confira também: Veja Todas