Política

Quarta-Feira, 03 de Abril de 2024, 20h19

NOVO PAC

Ministro de Lula garante obras em 84 cidades de MT

Investimentos serão em saúde, educação e estrutura

Da Redação

 

Em reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no Palácio do Planalto, o senador Jayme Campos (União-MT) pediu agilidade do Governo no desenvolvimento das obras e aquisições previstas no Programação de Aceleração do Crescimento, o Novo PAC, em Mato Grosso. Ao todo, 84 municípios do Estado serão contemplados com empreendimentos na área da saúde, infraestrutura social inclusiva e educação. 

“Existe uma grande ansiedade da população em torno do PAC, uma expectativa imensa porque, como sabemos, Mato Grosso tem dado importante contribuição ao desenvolvimento nacional, seja na Balança Comercial, ou na construção do PIB, e, naturalmente, pede sua contrapartida, sobretudo, na melhoria social” – frisou o senador, acompanhado do deputado federal Emanuelzinho (MDB-MT). 

O Novo PAC totalizará em Mato Grosso 199 ações. Na saúde, por exemplo, estão previstas aquisição de 47 ambulâncias para o SAMU, implantação de uma Central de Regulação, uma oficina ortopédica, um Centro Especializado em Reabilitação, quatro centros de Atenção Psicossocial, uma policlínica, aquisição de 8 unidades odontológicas móveis, construção de duas maternidades com Centro de Parto Normal e implantação de mais 47 Unidades Básica de Saúde, as UBS. 

Na infraestrutura social inclusiva, Mato Grosso receberá três projetos de arquitetura e engenharia volta ao restauro, a conservação e a promoção do patrimônio cultural, construção de quatro espaços esportivos comunitários e cinco centros culturais.  Na reunião com o ministro, Jayme Campos pediu também especial atenção para a implantação de 12 escolas em tempo integral e implantação de 34 novas creches destinada a educação infantil. 

Alexandre Padilha, de sua parte, afirmou que o Novo PAC está sendo desenvolvido dentro do cronograma e assegurou que a seleção dos projetos foi fundamental para evitar atrasos. Ele agradeceu o empenho do senador e do deputado federal na busca de uma melhor governabilidade, segundo ele, fundamental para o avanço dos projetos como o PAC. 

Fora da agenda do Novo PAC, o senador mato-grossense reforçou ao ministro para que haja celeridade na implantação das três novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) em Mato Grosso. Os campi deverão ser construídos nos municípios de Canarana, Água Boa e Colniza. Além disso, salientou a importância de que haja fluxo para as obras de restruturação dos demais campis espalhados no Estado. 

Outra demanda levada pelo senador Jayme Campos ao ministro Alexandre Padilha diz respeito ao programa Minha Casa, Minha Vida-Rural. O senador mostrou ao ministro a importância do programa avançar em Mato Grosso, onde existe uma forte demanda de famílias e povos tradicionais que residem no interior. Ele ressaltou ainda o grande contingente de trabalhadores na agricultura familiar, com mais de 130 mil propriedades.

Comentários (8)

  • TODOS  |  04/04/2024 09:09:52

    Cadê o VLT PROMETIDO???????

  • Pagador de Imposto |  04/04/2024 06:06:09

    Obras sem licitação e superfaturadas para a alegria dos corruptos. Esse é o PAC= Programa de Aceleração da Corrupção.

  • Governo da Placas da obra |  04/04/2024 05:05:35

    Governo da placa da obra....Não entrega nenhuma

  • JN |  03/04/2024 23:11:48

    Jà SE PASSOU 15 MESES ATÉ AGORA NADA DE OBRA NO PAÃS ESSE DESGOVERNO NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA NADA AS OBRAS QUE ESTÃO ENTREGANDO É DO GOVERNO BOLSONARO, ESSE DESGOVERNO É TÃO RUIM QUE AS PESSOAS ESTÃO MORRENDO DE DENGUE POIS ATÉ AGORA NÃO TEM VACINAS Aà VCS ACHAM QUE ESSAS OBRAS DO PAC VAI TER ESPARA SENTADOS QUE NÃO VAI SAIR DO PAPEL .

  • Eduardo  |  03/04/2024 22:10:24

    Marcos, pare de fumar pedra!

  • Cidadao |  03/04/2024 21:09:53

    Sw fosse aquele desgoverno trevoso iria meter 1 pé na banda de Mato Grosso, mas é presidente Lula né!

  • Marcos |  03/04/2024 21:09:05

    No governo Lula Mato Grosso voltou a ser um canteiro de obras, enquanto no governo passado era um canteiro de idiotas, idiotas trancando rodovias, idiotas tentando derrubar Torres de transmissão, idiotas querendo derrubar Pontes, idiotas indo a Brasília pra explodir caminhão tanque no aeroporto etc..Que vergonha fizeram esses ditos patriotas para nosso maravilhoso Estado. Batem no peito dizendo ser patriotas porém queriam como uma traça destruir tudo que viam pela frente, diziam defensores da liberdade e trancavam rodovias impedido a população de ir e vir, se diziam cristãos mas só adoravam o Bozo. Lamentável...

  • ROBERTÃO |  03/04/2024 20:08:34

    Atenção Senhores, Deputado Emanuel, Senador Jayme, e lá para nossa querida cidade de Dom Aquino-MT, vai ganhar alguma coisa.

Confira também: Veja Todas