Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025, 08h40
UFR NA MIRA
MPE investigará uso de emenda para festa em universidade
Portaria não informa qual deputado destinou a emenda
BRENDA CLOSS
Da Redação
O Ministério Público Federal (MPF) declinou de sua atribuição em uma apuração de supostas irregularidades na aplicação de recursos públicos em um evento festivo vinculado à Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). A medida foi tomada de forma unânime pelo colegiado da Procuradoria, com base no voto do procurador José Augusto Torres Potiguar.
Portaria foi publicada no diário oficial do órgão na edição da última quinta-feira (26). A notícia de fato envolvia suspeitas sobre a destinação de verbas públicas para a realização do evento. Contudo, após diligências e esclarecimentos obtidos durante a apuração, verificou-se que a festividade foi promovida por uma associação mato-grossense e executada com recursos do orçamento estadual, oriundos de emenda parlamentar estadual.
Valores da emenda e qual deputado estadual tenha destinado não constam no despacho publicado no MPF. A verba foi operacionalizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel – MT), ainda em 2025, o que descaracteriza o interesse federal no caso.
Diante dessas informações, o MPF entendeu que a apuração não se insere no âmbito de suas competências constitucionais, pois não envolve recursos federais nem interesses de entidade federal direta. Assim, foi promovida a declinação de atribuição ao Ministério Público Estadual (MPE).
Conforme o colegiado, o órgão estadual tem competência para analisar possíveis ilegalidades na aplicação de recursos estaduais. A deliberação foi homologada e agora caberá ao MPE avaliar a continuidade das investigações, caso entenda haver elementos suficientes para a apuração.
Leal | 30/06/2025 10:10:01
As Universidades Federais, muito esquerdistas, muito lulopetistas, gostam muito de exigir taxação das empresas privadas, de demonizar os empresários , mas gostam MUITO MAIS de se darem bem com DINHEIRO PÚBLICO?
Senador lidera ao Governo de MT com 24,5%; Pivetta e Jaime empatam em 2º
Quarta-Feira, 02.07.2025 22h50
Cuiabanos aprovam gestões de Mauro e Abilio; Lula "afunda"
Quarta-Feira, 02.07.2025 22h49
Ex-delegado comemora cassação de prefeito: "povo terá nova chance"
Quarta-Feira, 02.07.2025 21h15
Advogado de MT participa de Fórum em Lisboa
Quarta-Feira, 02.07.2025 20h52
Comissão decide pela aprovação de três projetos de lei
Quarta-Feira, 02.07.2025 18h02