Emocionado, o ex-delegado da Polícia Civil e candidato derrotado a prefeitura de Brasnorte, Eric Fantin (PL), comemorou a cassação do prefeito reeleito Edelo Ferrari (UB) nesta terça-feira (02). O gestor foi cassado por comprar os votos dos indígenas da região com dinheiro, combustível e frangos congelados em 2024.
"A Justiça tarda, mas não falha. Hoje o Poder Judiciário reconheceu que quem ganhou essas eleições foi eu e o Luciano e as pessoas honestas de Brasnorte, as pessoas que queriam um município justo, sem roubalheira, um município onde as pessoas não tivessem medo de se manifestar. Fomos nós que vencemos", disse em suas redes sociais. Fantin perdeu o pleito em outubro do ano passado pela diferença de 155 votos.
Edelo foi reeleito de forma apertada obtendo 4.634 votos (50,85% dos válidos) contra 4.479 (49,15% dos válidos) do adversário. Eric Fantin foi recentemente exonerado do cargo pelo governador Mauro Mendes (UB) por incompatibilidade de cargo, visto que respondia a várias sindicâncias internas na Polícia Civil.
Na ação, o Ministério Público Eleitoral (MPE) acusava o grupo do prefeito de práticas ilegais para garantir votos, incluindo o envio de ônibus para levar indígenas da etnia Enawene Nawe às urnas na véspera da eleição. Na decisão, o juiz eleitoral Romeu da Cunha Gomes reconheceu a compra de votos e determinou a cassação de Edelo Marcelo Ferrari, da vice, Roseli Borges de Araújo Gonçalves, além do vereador Gilmar Celso Gonçalves.
Apesar da felicidade em ter o pleito anulado e a determinação de novas eleições, Eric Fantin afirmou que não será candidato a disputar a vaga pelo Partido Liberal (PL). Além da demissão por supostos "atos incompatíveis" para o cargo, pesa contra o liberal a polêmica de ter vazado um vídeo dele com uma garota de programa da região enquanto ele era casado.
"É o começo de uma nova chance para Brasnorte, mas que sirva de lição para a população, para aqueles que se venderam por galinha, que trocaram a saúde e educação dos filhos por R$ 400,00 que esse não é o caminho e que precisamos construir um país mais honesto. Vocês [eleitores] terão uma nova chance com o nome que vai aparecer aí pelo PL. Não poderei ser eu, mas estarei aqui de longe acompanhando]", garantiu.
Fudencio
Quinta-Feira, 03 de Julho de 2025, 08h28