Segunda-Feira, 27 de Agosto de 2018, 23h30
GRAMPOLÂNDIA PANTANEIRA
MPE manda "depoimento bomba" de cabo ao STJ e cobra desmembramento de inquérito para MT
Investigação está paralisada a um ano nas mãos do ministro Mauro Campbell
TARLEY CARVALHO
Da Redação
O promotor de Justiça, Alan Sidney do Ó Souza, que acompanha o caso dos grampos telefônicos ilegais em Mato Grosso, afirmou que irá encaminhar o novo depoimento do cabo da Polícia Militar, Gerson Luiz Correa Junior, para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo ele, toda a investigação que não envolve militares está em tramitação na corte superior pela suspeita de participação do governador Pedro Taques (PSDB) no suposto esquema..
Porém, ele acredita que o caso "descerá" para o Judiciário em Mato Grosso em breve. “O ministro Mauro Campbell avoca toda e qualquer investigação no que concerne a esse período da Grampolândia. Então, penso eu, com risco de estar equivocado que essas informações chegando no âmbito do STJ, onde tramitam o feito do inquérito policial dos fatos que não dizem respeito aos crimes militares, o fatiamento deve ser feito por lá”, explicou.
Segundo o promotor, a possível participação de membros do Ministério Público na prática de “barriga de aluguel”, revelada pelo cabo em seu depoimento, será de competência do Tribunal de Justiça do Estado. Ele, porém, lamentou o foro privilegiado para as autoridades, o que pode atrasar os julgamentos. “O meu sonho é que um dia todos nós, promotores, juízes, desembargadores, deputados federais e estaduais sejam julgados como qualquer cidadão em primeira instância, mas isso é uma ideologia minha”, falou.
Porém, adiantou que a Corregedoria do Ministério Público também poderá investigar a conduta dos promotores do Gaeco citados por Gerson Correa suspeitos de terem cometido "barriga de aluguel". “Vejo que o fato ilícito em tese possa ser uma falta administrativa e, nesse particular, posso pedir para encaminhar para a Corregedoria do Ministério Público para que se apure administrativamente. O eventual crime perpetrado, ou não, por membros do Ministério Público e que isso o STJ deve, ao final, fatiar e devolver ou eles mesmos adotarem as providencias”, frisou.
Alan do Ó colocou que os membros do Gaeco devem ter a responsabilidade de cumprir a lei em toda e qualquer investigação. Adiantou também que eles estão sujeitos as punições em caso de desrespeito. “A lei é para todos e doa em quem doer. Se houver membros do MP participando dessa situação deve responder na medida da sua culpabilidade com a maior tranquilidade”, pontuou.
Porém, o representante do MPE alertou que Gérson Correa está na condição de réu e pode definir a melhor estratégia de defesa. Inclusive, citou até que o cabo pode até mentir, já que a obrigação de falar a verdade é somente das testemunhas. “Na qualidade de acusado, como já dissemos, ele tem o direito de se defender e dizer o que melhor na sua estratégia de defesa, mas é só um elemento a mais. Veja que o depoimento, ou melhor dizendo, o interrogatório anterior dele já foi encaminhado até o STJ e PGR e esse depoimento também será encaminhado para que lá, com toda constelação probatória eles possam emitir um juízo de valor mais aprofundado a cerca dessa informação trazida por ele”, assinalou.
Em seu depoimento nesta segunda, Gerson Correia acusou promotores do Gaeco de irregularidades em grampos telefônicos. Também denunciou a armação de uma suposta ameaça a juíza aposentada Selma Arruda (PSL), candidata ao Senado, para se grampear o ex-governador Silval Barbosa (sem partido) e o empresário Filadelfo Dias.
Ao final, o militar também comprometeu o ex-secretário da Casa Civil, Paulo Taques. Afirmou que o advogado chegou a lhe propor ajuda financeira duas vezes quando estavam presos no Centro de Custódia de Cuiabá.
VERDADE A TONA | 28/08/2018 11:11:35
PRIMEIRO DE TUDO, NEM DEVERIA Tà USANDO ESSA FARDA ... ISSO NÃO TE PERTENCE MAIS, QUEM FEZ E PQ FEZ VC E OUTROS DESONRARAM A GLORIOSA E DEVEM DESPIR DESSE FARDA Q REPRESENTA ESSA INSTITUIÇÃO HONROSA...CHEIO DE CONTRADIÇÕES EM SUAS FALAS E COM COM CERTEZA Tà MENTINDO EM MUITA COISA E O PIOR LEVANDO A PM DE MT à ESSAS EXPOSIÇÕES RIDÃCULAS NAS MÃDIAS DE MT. FANFARÃO !!!
REALIDADE DOS FATOS | 28/08/2018 11:11:13
Triste ver um comentário igual ao do pseudônimo "Maria" descrito abaixo. Dizer que este foi o pior governo da história de Mato Grosso é no mÃnimo "estupidez"( palavra, ação, procedimento de pessoa estúpida, sem discernimento ou senso; asneira.). No mÃnimo deve ser servidora do estado cuja as benesses (leia-se RGA) fora prejudicado pelo governador. Bom Governo deve ter sido os de Blairo Maggi (pai do rga) quem implantou o RGA e Silval Barbosa que reajustou e pagou em dias a folha em detrimento do erário (povo), bem como os duodécimos pagos ao poderes corretamente. Subentende-se que assim, ambos tiveram "carta branca" para "administrar" (leia-se roubar) o estado de Mato Grosso. Neste momento histórico não se via tanta "histeria" por pate dos servidores nem mesmo tanta fiscalização dos membros dos diversos poderes, muito menos transparência por parte do governo, ou seja, todo mundo mamava. Portanto não caiam nesse mi mi mi dos servidores RGA.
Cristiano | 28/08/2018 10:10:46
Na atual legislatura a JanaÃna é um dos poucos deputados que não são réus. Enquanto isso os amigos do Taques todos caÃram. Wilson Santos, Botelho, Savi, Bahiano Filho, Fabris todos implicados na fraude do DETRAN MT. Maluf implicado na fraude da Seduc, Nininho acusado de pagar propina para vencer concorrência para concessão de rodovias. Não custa lembrar.
Santo do Pau Oco | 28/08/2018 10:10:43
A juiza Selma e a unica que fala a verdade e não faz coisas erradas....eu concordo com a juiza....ela sempre fala a verdade....ela não persegue ninguém....e não faz polÃtica em cima de toga....nem falando que condenou silval e riva....ELA NÃO RECEBEU AUXÃLIO MORADIA SEM PRECISAR....ELA SÓ JUNTO COM TAQUES POR ELE E NILSON PORCO SÃO HONESTO.....ELA NÃO SABIA DA DELAÇÃO DO ALAN MALUF.... ELA NAO SABIA DA SEDUC......ELA NÃO PERSEGUE POLICIAIS......ELA NÃO SABIA DA GRAMPOLANDIA....EU ACREDITO NA NOSSA SENADORA ELA E JUSTA E PURA.....TEM QUE SER ELEITA SIM A PRESIDENTE ....ELA E QUASE SANTA...VIVA SELMA....VIVA TAQUES....VIVA NILSON LEITÃO....VIVA LULA...VIVA GUILHEME MALUF....VIVA PERMINIO....VIVA ALAN MALUF...VIVA SILVAL...VIVA PAULO TAQUES....VIVA RIVA....TODOS SANTOS ...
Ricardo | 28/08/2018 10:10:37
A famÃlia Taques usou os grampos ilegais mesmo antes de assumir o poder para tirar o Silval Barbosa do poder e desmoraliza-lo para assumir o controle do mesmo grupo polÃtico. A manobra de tomar o PSD, partido do Riva demonstra claramente isso. Quando assumiu o governo usou os grampos para se antecipar a possÃveis investigações, tanto é que o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, jornalistas, membros do Tribunal de Contas e deputados foram grampeados. Paralelamente criou um esquema sistemático de corrupção com diversas frentes, destinação de verbas da Cultura (20 milhões sob investigação), licitações da Seduc (56 milhões desviados segundo dados levantados pelo Ministério Público), superfaturamento de pontes através de Regime Diferenciado de Contratação em torno de 40 milhões), tentativa frustrada de firmar um contrato com a mesma empresa ré de corrupção na obra do VLT para a conclusão com superfaturamento de DUZENTOS MILHÕES, que só não se consolidou por causa da intervenção do Ministério Público.
Gaspar | 28/08/2018 10:10:25
Só quero saber quando o PermÃnio Pinto e o Alan Maluf vão devolver os mais de CINQUENTA MILHÕES desviados no governo Taques, quando o Paulo Taques, o Pedro Zamar Taques, o Mauro Savi e o Fabris vão devolver os mais de TRINTA MILHÕES desviados do Detran no governo Taques, quando veremos a cor do dinheiro desviado na FAESPE, do FUNDEB e assim por diante.
Luciano | 28/08/2018 10:10:24
A prática denominada "barriga de aluguel", que é quando a polÃcia ou o MP colocam números de pessoas não investigadas pode ser que tenha ocorrido antes do Taques, mas a criação de uma central clandestina de escutas telefônicas teve inÃcio na campanha do governador, como bem demonstraram as investigações e a confissão do cabo Gerson.
Maria | 28/08/2018 10:10:09
Contagem regressiva para o fim do pior governo da história de Mato Grosso. Fora aTaques!
BOLSONARO2018 | 28/08/2018 10:10:02
ESSE RAPAZ SEMPRE FOI DA MALANDRAGEM, MANDAVA FOTO DELE COM ARMA EM PUNHO NOS GRUPOS QUE TINHA DE WHAST, EXIBINDO Q TAVA COM OS GRANDES E FAZIA E ACONTECIA... DESDE DE MULEKE SEMPRE FOI MALANDRINHO E DEPOIS NA POLÃCIA PIOROU, QUEREMOS PROVA DE TUDO Q ESTà FALANDO, E COM CERTEZA SE Tà ASSIM COLOCANDO NOMES DE ADVEERSÃRIOS DOS CAMPOS E WF, UM DELES ESTÃO PAGANDO MUITO BEM PRA ISSO ACONTECER E FIQUEM DE OLHO DEPOIS NAS PESSOAS PRÓXIMAS A ELE, VÃO APARECER CARROS NOVOS, CHÃCARAS E OUTROS BENS PRA PAGAR ESSA SUPOSTA DELAÇÃO... TIRA ESSA FARDA, PQ VC MANCHA A CORPORAÇÃO !
Jesus | 28/08/2018 09:09:40
# FAÇA DELAÇÃO SELMA
Sociedade | 28/08/2018 09:09:26
A juiza SELMA E SANTA DO PAU OCO...
Zeca | 28/08/2018 09:09:14
Vai dar nada para Pedrinho, ele é o cara, vai terminar em pizza,.
SELMA sem noção | 28/08/2018 08:08:09
Para ser bem sensato: UM ERRO NÃO JUSTIFICA OUTRO. SILVAL ERROU, MAS A SELMA NÃO PODERIA TER FEITO O QUE O CABO DISSE QUE FEZ!!!! INADMISSÃVEL PARA O CARGO - ABUSO DE PODER.
Rafa | 28/08/2018 07:07:48
Esse cabo toda hora fala uma coisa, é uma vergonha esse sujeito usar uma farda da gloriosa PM. Esse porquera tem que ser exonerado o mais rápido possÃvel.
Zé pequeno | 28/08/2018 07:07:27
Com o depoimento do Cabo,ficou claro a SUSPEIÇÃO DA EX JUIZA SELMA Ę DO PROMOTOR MARCO AURÉLIO,PORTANDO ALEM DO GOVERNADOR,DA PM E DO PAULO TAQUES,O JUDICIÃRIO E O MPE FORAM DRAGADOS PARA O OLHO DO FURACÃO.
Eleitor | 28/08/2018 07:07:07
SELMA MORADIA......SELMA AUXÃLIO. ....SELMA 3 CASAS......AGORA....SELMA DELAÇÃO. .KKKKK. ..
Onipresente PolÃtica | 28/08/2018 07:07:07
É nÃtido que o depoimento do cabo Gerson resta no mÃnimo "comprometido" perdeu força, não demonstra isenção e retidão. Diante de sua estrambótica "fatiga", "amnésia" seletiva. Vide declaração do ilustrÃssimo parquet que segundo a reportagem diz: "Gérson Correa está na condição de réu e pode definir a melhor estratégia de defesa. Inclusive, citou até que o cabo pode até mentir, já que a obrigação de falar a verdade é somente das testemunhas. “Na qualidade de acusado, como já dissemos, ele tem o direito de se defender e dizer o que melhor na sua estratégia de defesa, mas é só um elemento a mais". Deste modo, quero acreditar que o cabo Gerson, bem como seu nobre causÃdico não estejam sendo movidos por força$ oculta$ face momento histórico (polÃtico). Vide sua "radical" linha de defesa para não dizer "temerária".
João Cuiabano de Nascimento | 28/08/2018 01:01:55
CCC Duro é quando o cara Procurador tem um monte de penduricalhos no salário e só aparece de 2 em 2 anos pra ficar de licença, não trabalhar e receber salário de mais de 30 mil reais. A Senadora Selma não tem nada há ver com isso é bom Jair se acostumando...
Durval Breda | 28/08/2018 00:12:45
Porém, o representante do MPE alertou que Gérson Correa está na condição de réu e pode definir a melhor estratégia de defesa. Inclusive, citou até que o cabo pode até mentir, já que a obrigação de falar a verdade é somente das testemunhas. Isso é um absurdo, agora me fala se isso é ou não uma safadeza polÃtica? Tem dinheiro de campanha entrando forte nisso.
CCC | 28/08/2018 00:12:39
SELMA só tem uma alternativa, fazer DELAÇÃO. Seja a primeira e ajude a passar a limpo a Grampolandia Pantaneira. Contamos com a sua sensibilidade. #FAÇA DELAÇÃO SELMA.
Eleitor | 28/08/2018 00:12:31
#FORA SELMA. Não queremos mais grampos ilegais em MT.
Terezinha de Jesus | 28/08/2018 00:12:12
Que vergonha pra o governo! Que decepção p o povo! Tá na cara que esse cabo Gerson vai ser o único prejudicado! Co o se diz famoso "BOI DE PIRANHA"
Justiça livra militares de prestar contas de bolsa para promoções em MT
Quarta-Feira, 02.07.2025 17h29
CPI do Transporte Público convoca secretários
Quarta-Feira, 02.07.2025 17h09
Deputados aprovam requerimento de dispensa de pauta
Quarta-Feira, 02.07.2025 17h07
Deputados de MT debatem IA e alimentos
Quarta-Feira, 02.07.2025 17h01
Justiça cassa mandato de prefeito por comprar votos de índios em MT
Quarta-Feira, 02.07.2025 16h45