Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024, 13h43
GÊNERO
MPF mantém investigação contra vereador em MT
PABLO RODRIGO
Gazeta Digital
A procuradoria regional eleitoral do Ministério Público Federal (MPF) rejeitou o arquivamento do inquérito contra o vereador Marcos Paulista (Podemos), investigado por suposta violência política e de gênero na Câmara de Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá). A vítima foi vereadora Ideiva Foletto (PRD).
Ele passou a ser investigado após ter atacado a parlamentar durante uma sessão, afirmando que ela precisava aprender a "mexer com gente de testosterona avançada".
A decisão pela apuração ocorreu após o voto-vista do procurador Francisco de Assis Vieira Sanseverino, e foi acatado por unanimidade, afirmando que existem indícios da prática de crime de “impedir ou restringir o exercício de direitos políticos da mulher”, diz trecho da decisão publicada nesta sexta-feira (19).
O crime apontado consta na legislação eleitoral, que é quando alguém tenta “assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo, utilizando-se de menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia, com a finalidade de impedir ou de dificultar a sua campanha eleitoral ou o desempenho de seu mandato eletivo”
O caso ocorreu em 2022. Na época, além de alegar ter testosterona avançada, o vereador também chamou a colega de "hiena", "oportunista" e "capacho do prefeito". A discussão ocorreu durante a aprovação do reajuste salarial dos professores da rede municipal.
“A senhora é uma oportunista, vem aqui falar que não somos capacho de prefeito. Quero aqui falar que a senhora é capacho do prefeito, sim, porque eu disse aqui na sessão passada, falei, vereadores, vocês têm que ter coragem de encarar o prefeito (...) para a senhor vir aqui com gesto baixo denegrir vereador (...) quando que a senhora quer comparar chegar aos pés do vereador Márcio? O trabalho que ele faz aqui para defender a população luverdense. O que a senhora sabe fazer aqui é roubar mérito, sair por boa moça, e parece uma hiena”, afirmou na ocasião.
STF ignora deputado de MT e mantém tornozeleira em Bolsonaro
Segunda-Feira, 28.07.2025 09h04
TJ-MT derruba lei que isenta IPTU para pessoas com câncer em MT
Segunda-Feira, 28.07.2025 09h02
Dilmar defende repetir grupo de 2022 para vitória em 2026
Domingo, 27.07.2025 17h27
Deputados de MT estão entre os que 'mais poluíram' na Câmara
Domingo, 27.07.2025 17h16
TCE investiga R$ 209 milhões em "emendas PIX" para cidades de MT
Domingo, 27.07.2025 17h10