Sexta-Feira, 04 de Julho de 2025, 09h01
JOVENS
Mutirão em escola de Poxoréu emite primeiro títulos
Da Redação
Setenta alunos da Escola de Tempo Integral “Padre César Albisetti”, em Poxoréu (município distante a 263 km de Cuiabá), já estão aptos a votar nas próximas eleições. Um mutirão eleitoral realizado nos dias 17 e 18 de junho pelo cartório eleitoral da 47ª Zona Eleitoral fez o alistamento eleitoral com cadastramento biométrico dos jovens eleitores. Essa atividade é parte do planejamento estratégico do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para alcançar a meta 98% de cadastramento biométrico no estado para as próximas eleições.
Na escola de Poxoréu, o aluno já saía com o primeiro título eleitoral em mãos. Esse trabalho teve a parceria da Prefeitura Municipal para o transporte dos servidores e dos equipamentos levados até a unidade escolar. Além dos cinco servidores responsáveis pelo atendimento, a Justiça Eleitoral contou com três kits biométricos. Cada kit é formado por leitor óptico de digitais, PAD de captura de assinatura, dispositivo de captura de imagens digitais e dois módulos, sendo um de cenário e outro de acondicionamento e transporte.
O público-alvo do mutirão é formado por adolescentes com idade entre 15 e 17 anos que estão no 9º ano do Ensino Fundamental e 1º e 2º ano do Ensino Médio. No primeiro dia do mutirão foram 35 alistamentos, o mesmo número alcançado no segundo dia. O atendimento ocorreu sempre no horário das 8h30 às 13h. Para o alistamento era necessário apenas a apresentação de documento oficial com foto e comprovante de endereço, abertura e preenchimento do cadastro, coleta de assinatura, biometria e, por fim, a foto. O aluno já deixava a escola com o título de eleitor em mãos.
O analista Wesley de Lima, chefe do cartório eleitoral em substituição, informou que a ação realizada teve o objetivo de fomentar a participação política dos estudantes e o exercício da cidadania, com enfoque na emissão do primeiro título e aumento do índice de eleitores com biometria. “Os resultados foram satisfatórios, além de agregar aos alunos a experiência e o conhecimento sobre aspectos da vida cidadã. O desenvolvimento de ações voltadas ao público estudantil reforça o compromisso de inclusão, participação política e reflexões práticas sobre cidadania e direitos por meio do acesso facilitado aos serviços da Justiça Eleitoral no ambiente escolar”, avaliou.
Ele ressaltou que o atendimento não foi aberto ao público externo para não prejudicar as aulas dos alunos. A unidade escolar disponibilizou uma sala ampla, climatizada, com várias tomadas e acesso à internet. Ainda, foi disponibilizado um servidor para acompanhar a equipe da Justiça Eleitoral para auxiliar nos trabalhos, convocando os alunos, aos poucos, sala por sala, para não formar filas. Após receber o primeiro título, o aluno era orientado baixar no celular o aplicativo do e-Título, nos sistemas operacionais iOS e Android.
Embora o voto para menores de 18 anos seja facultativo, o mutirão incentiva o exercício da cidadania, colocando a juventude como protagonista na escolha de seus representantes no Executivo e no Legislativo, nas esferas municipal, estadual e federal. “Em nível local, estamos planejando ampliar a ação para as demais escolas de nível médio do município e alguns distritos de Poxoréu”, concluiu Wesley de Lima.
Vice assume a Prefeitura de Lucas do Rio Verde
Sábado, 05.07.2025 04h25
Sorp irá fiscalizar "comida de rua" em Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 03h52
Lei proíbe crianças vendendo ou pedindo dinheiro nas ruas de Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 02h57
Vereadora fiscaliza andamento das obras em Cuiabá
Sábado, 05.07.2025 01h25
Prefeito sanciona leis de vereadores em Cuiabá
Sexta-Feira, 04.07.2025 20h17