Segunda-Feira, 22 de Outubro de 2018, 09h20
MESA DIRETORA
Novato quer "chapa dos 14" e propõe corte de privilégios na Assembleia
Ulysses Moraes fala ainda em fazer auditorias sobre gastos dos recursos da AL no passado
Da Redação
O deputado estadual eleito, Ulysses Moraes (DC), anunciou nesta segunda-feira (22) que pretende disputar a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Ele quer articular sua candidatura junto aos 14 deputados eleitos para primeiro mandato no parlamento estadual.
Em nota, o parlamentar eleito colocou que a população cobra um novo modelo de condução na Assembleia Legislativa. Ele cita, principalmente, o corte de privilégios aos parlamentares, como a verba indenizatória em que sequer é prestado contas sobre os gastos.
“A ideia é de uma mesa diretora, sem vícios, sem amarras, sem vínculos com quem quer que seja, para dar um basta na política velha de assistencialismo e de fisiologismo, modelo esse repugnante”, diz Moraes.
O novo parlamentar enfatizou que a forma de atuação dos parlamentares não condiz com o que a legislação determina. Segundo ele, muitos utilizam do assistencialismo a população para “amarrar” votos junto aos eleitores.
Moraes explica que esta função é do executivo e a atividade dos parlamentares neste sentido configura crime.
Sobre a eleição da Mesa, ele citou que não vê movimentação por parte dos deputados reeleitos em mudar a realidade da Assembleia Legislativa. “Depois que li a entrevista do atual presidente, não vi ali disposição para mudança, antes ao que parece, quer manter a atual estrutura da forma que se encontra, pouquíssima, quase nenhuma vontade de reduzir, benesses e privilégios, foi isso que me motivou a incentivar e desafiar para essa espinhosa missão os recém eleitos, para ser e fazer diferente, minimizar o sofrimento do povo, mesmo tendo que cortar na própria carne”, assinala.
Ele aponta que, caso eleito, além de promover o “corte na carne” irá realizar auditorias acerca dos gastos realizados pela Assembleia Legislativa. “É preciso urgentemente mudar o percurso, fazer uma rota diferente, onde os recursos cheguem, onde dele há maior necessidade”, pontua.
Ao final, o parlamentar conclama os novos deputados para aderirem a um novo projeto na Assembleia Legislativa. “Nessa oportunidade, convido e desafio os novos deputados, recém-eleitos a fazer coro comigo para formar uma chapa para concorrer num propósito de gestão transparente em prol da coletividade, cumprindo e fazendo cumprir a constituição brasileira”
Íntegra da nota:
Diante da celeuma, que já se faz em cima da futura mesa diretora da Assembleia Legislativa, me disponho junto com os novos, a discutir e formar uma chapa para concorrer com os antigos seja na posição de presidente ou qualquer outra. Vamos mostrar que é possível fazer mais com menos, foi para isso que fomos eleitos, para fazer a diferença.
Nós, os novos, precisamos atuar de forma firme, para não decepcionar aqueles que nos outorgaram uma procuração em branco. É imperativo resgatar verdadeira função do legislador, consequentemente da Assembleia Legislativa. Nós temos que recolocar a locomotiva nos trilhos, hoje, ao que parece e pelo que se houve pela voz do povo, está descarrilhada e é conduzida ao bel prazer de seu mandatário. Focar e atuar como parlamento, trabalhar pela coletividade, não apenas para castas privilegiadas, fiscalizar e legislar.
A ideia é de uma mesa diretora, sem vícios, sem amarras, sem vínculos com quem quer que seja, para dar um basta na política velha de assistencialismo e de fisiologismo, modelo esse repugnante.
Implantar uma nova visão, para frear, restabelecer a ordem e impor limites nos gastos públicos. Atualmente, o que se lê nos jornais no dia-a-dia, são vereadores e deputados aumentando seus privilégios, verbas de toda natureza e se isentando de prestar contas dos seus gastos, em detrimento da melhor aplicação do dinheiro público. Isso tem que acabar. De outro lado o povo agoniza no sofrimento por não ter emprego, segurança, escolas de má qualidade, pessoas morrendo por falta de assistência médica e etc...
É primordial atender o clamor da sociedade, que não aguenta mais o modelo da velha política, chega! Do que se ouve dizer dos parlamentares, seja vereador ou deputado, que utilizam seus gabinetes e seus funcionários para a pratica de “caridade”, compra de passagens, de levar e buscar pessoas em hospitais, dentre outras coisas, ora, isso é função do executivo, tal prática é crime, constitui compra de votos, através do assistencialismo continuado.
Importante destacar que assistência Social é função do executivo, inclusive tem Secretarias especializadas e, se não estão conseguindo fazer seu trabalho a contento, cabe aos parlamentares cobrar providencias na melhor aplicação dos recursos públicos.
Faz-se necessário, uma nova mesa diretora, porque depois que li a entrevista do atual presidente, não vi ali disposição para mudança, antes ao que parece, quer manter a atual estrutura da forma que se encontra, pouquíssima, quase nenhuma vontade de reduzir, benesses e privilégios, foi isso que me motivou a incentivar e desafiar para essa espinhosa missão os recém eleitos, para ser e fazer diferente, minimizar o sofrimento do povo, mesmo tendo que cortar na própria carne.
A nova composição terá inicialmente, como inevitável, rever e auditar as contas, saber onde e como estavam sendo gastos e aplicados o dinheiro dos impostos. O propósito deve ser determinar o corte na própria carne, pois, o dinheiro tem que ser usado onde mais precisa, saúde, educação e segurança.
Deixo claro, que não se trata de uma caça às bruxas, mas apenas, com propósito de mapear, rastrear o caminho percorrido pelo dinheiro do povo, que está indo para outros lugares que não os beneficiam, pelo contrário, os oneram ainda mais. Portanto, é preciso urgentemente mudar o percurso, fazer uma rota diferente, onde os recursos cheguem, onde dele há maior necessidade.
Importante dizer também que a Democracia se firma e se constitui na alternância de pessoas no poder, para a oxigenação, implantação de novas ideias. Diferentemente e estranhamente, os que pregam e alardeiam a democracia, quando assumem o poder, não querem mais largar, desde os sindicalistas até o Presidente da República se deixar ficam perpetuamente no cargo.
Meu propósito é juntamente com os novatos ser e fazer a diferença, instituir um modelo pautado na Constituição da República onde prevaleça o Princípio criado no século XIX, da Supremacia do interesse público sobre o particular, cujo objetivo deve ser aplicar a justiça social e o bem comum.
Nessa oportunidade, convido e desafio os novos deputados, recém-eleitos a fazer coro comigo para formar uma chapa para concorrer num propósito de gestão transparente em prol da coletividade, cumprindo e fazendo cumprir a constituição brasileira. “Nós temos que ser a mudança que desejamos ver” Mahatma Gandhi.
Ulysses Moraes - Deputado eleito com 18721 votos em 132 municípios do estado de Mato Grosso
Bosco Machado | 23/01/2019 10:10:34
Parabéns Deputado Ulisses, é grandiosa sua coragem e determinação. Deus abençoe nessa empreitada, e vamos que vamos! Cade os outros deputados, que prometeram transparência e lutar pelo estado/
Said Joseph | 22/10/2018 17:05:43
Esse Deputado é mais um que está louco para roubar. Quer se dar bem de qualquer forma.
Henfil | 22/10/2018 15:03:22
A Assembléia Legislativa gasta 500 MILHÕES por ano. Isso dá 20 MILHÕES para cada deputado, e ainda querem subir os impostos??? Bando de CANALHAS.
João José | 22/10/2018 14:02:54
A COISA NÃO É BEM ASSIM RAPAZ!!!! ESTà FALANDO DEMAIS SEM CONHECER A ESTRUTURA DO LEGISLATIVO. QUEM MUITO QUER, NADA TEM!!!!
Sereia do nordeste | 22/10/2018 13:01:58
Esse Deputado é a verdadeira Serys de barba.
marta | 22/10/2018 13:01:50
Calma Deputado, quando vc perceber como funciona o sistema nem rivotril, torval, quetiapina, zodel dará jeito.
Jose | 22/10/2018 13:01:49
Essa atitude faz subir a "cotação"...
Fabio | 22/10/2018 13:01:33
Ulisses parabéns pela sua postura, é isso que esperamos de você!!!! Mantenha sempre a populacao ciente de suas ações, para te apoiarmos!!!!
#samantha | 22/10/2018 13:01:22
“NAS ELEIÇÕES DE 2018 AS REDES SOCIAIS DERAM UM RECADO AOS POLÃTICOS QUE OLHEM MAIS PARA A OPINIÃO PÚBLICA E MENOS PARA A SAFADEZA”. A CHAMADA “VERBA INDENIZATÓRIA É UMA DELAS. (Jovem Pan, Onofre Ribeiro). DEUS DISSE: ”EU SOU QUEM SOU” = SUBSTÂNCIA DA VERDADE”. “QUANDO AGREDIDA A NATUREZA NÃO SE DEFENDE, APENAS SE VINGA” (Albert Einstein). DIZ UM AXIOMA LATINO: “A SIMULAÇÃO NÃO ALTERA A SUBSTÂCIA DA VERDADE”. SHAKSPEARE: “SER OU NÃO SER, EIS A QUESTÃO”. CONFÚCIO DISSE: “QUANDO MUDAM AS PALAVRAS, O POVO VAI PERDER A LIBERDADE”. É O QUE ACONTECE COM A CHAMADA “VERBA INDENIZATÓRIA” QUE INSTITUIU O EXTRA TETO PARA UMA CASTA NO SERVIÇO PÚBLICO. NENHUM DEPUTADO(A) ELEITO(A) FALA EM EXTINGUI-LA OU ADEQUÃ-LA À CF/88 E AO ATO 43/2009 DA CÂMARA FEDERAL. Não sabem o que é mas estão ávidos para recebê-la travestida de indenização, que na verdade não é, pois se trata de um artifÃcio para aumento indireto de subsÃdio. Muito triste! Entra governo e sai governo e continua o mesmo discurso e práticas eleitoreiras, até com aumentos recentes (GTAF). Além de imorais são inconstitucionais e ilegais. cf. Artigos 37 e 39, § 4º e 8º CF/88, com a redação da EC 19/98 (FHC) que criou o SUBSÃDIO EM PARCELA ÚNICA E SEM PENDURICALHOS. Como a constituição veda o recebimento de qualquer outra parcela, exceto INDENIZAÇÃO, simplesmente deram-lhe o nome ‘VERBA INDENIZATÓRIA”, QUE NÃO É “VERBA”, expressão abolida, pertencendo ao anedotário de falcatruas com dinheiro público (J. TEIXEIRA MACHADDO JR. ET ALL, a Lei 4.320/64 Comentada, 31ª Edição, IBAM 2002/2003, RJ, Pg. 20/21) e nem “INDENIZATÓRIA” pois não tem os requisitos obrigatórios da indenização: ISOLADAS, EVENTUAIS, COMPENSATÓRIAS E RELACIONADAS A FATOS (CANOTILHO et all, Comentários à Constituição do Brasil, IDP/Almedina, SP, 2014, pg. 927). A “VI” teve origem na Câmara Federal pelo Ato da Mesa 62/2001 (AECIO NEVES), sem transparência (art. 37) sem prévia comprovação e sem publicação no portal de transparência, na época taxada pelo clamor da sociedade de expediente espúrio para aumento indireto de subsÃdio (e de quebra congelar proventos e pensões dos idosos, quando mais necessitam no crepúsculo da vida) pois são salários de fato, disfarçados de “VI” (Fl. SP, Painel do leitor). Logo avidamente copiada pela ALMT com o mesmo fim pela Lei 8.112/2004 (BLAIRO/RIVA/BOSAIPO etc), copiada pelos demais órgãos Estaduais e Municipais, regida atualmente Lei 10.296/15 E DL 42/16, vetada e promulgada pela ALMT), todas com o mesmo perfil. A Justiça já recebia com outro nome (LOMAN, LC 35/79, TÃtul IV – Cap I. - Vencimentos e vantagens), negando vigência ao sistema de subsÃdio (EC 19/98 (FHC) com exclusividade para Membro de Poder, detentor de Mandato Eletivo, Ministros de Estado, Secretários Estaduais e Municipais (art. 39, § 4º CF/88) e facultativo para servidores públicos de carreira, em lei própria, (curiosamente estendida a servidores na mesma lei para função parlamentar (Art. 39, § 8° CF/88). Todos desafiam a CF/88 e o Ato 43/2009, zombando da inteligência do povo brasileiro. Todos continuam recebendo de forma unificada, com habitualidade, sem compensação de fato especÃfico, sem prévia comprovação das despesas e sem publicação no portal de transparência após o ato 62/2001 ter sido revogado expressamente pelo Ato 43/2009 (MICHEL TEMER) QUE EXIGE COMPROVAÇÃO PRÉVIA DAS DESPESAS, COM PUBLICAÇÃO NO PORTAL DE TRANSPARENCIA. Uma ameaça à democracia, se usada com desvio de finalidade para angariar votos pois fere o princÃpio democrático do equilÃbrio econômico eleitoral, onde quem não tem o privilégio fica em desvantagem econômica. O demônio é o pai da mentira.
João Barbosa da Silva | 22/10/2018 12:12:23
Parabéns Deputado, quero aproveitar e dar uma sugestão: O Senhor deve fazer uma listas das mordomias que o senhor acha que os deputados tem e que o senhor irá acabar caso seja eleito presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e ai caso não foi eleito presidente da AL, pelo meno no seu gabinete o senhor poem em pratica, ou seja, está fazendo a sua parte e com certeza aqueles que não fizerem, o senho cita os nomes deles para a população, não eleger eles em 2022.
joao do pedegral | 22/10/2018 11:11:57
SE ISSO ACONTECER, EU ACREDITO QUE REALMENTE ALGUEM ESTA ENTRANDO PARA FAZER A DIFERENÇA MESMO, ATE PORQUE OS POLITIQUEIRO QUE CONTINUA NO PODER CONTANDO COM A PRESIDENCIA, SEGUNDA PRESIDENCIA, SECRETARIA JA ESTÃO CONTANDO COM OS ( PARA ELES BABACAS, AQUI QUEM MANDA SOMOS NOS), ESQUECENDO QUE OS CATORZE BABACAS O VOTO DELES SÃO BEM MAIORES QUE OS DEZ. PORTANTO SE ISSO ACONTECER VAI SER UMA VITORIA AO POVO MATOGROSSENSE QUE MERECE SER COMEMORADO. SOU A FAVOR SIMMMMMMM QUE ENTRE OS 14 FAÇAOM UMA CHAPA DE UNIÃO PARA MATO GROSSO, VAI SER A UNICA NA HISTORIA DE NOSSO ESTADO VAMOS PRA CIMA DESSES DEZ CRETINOS QUE QUEREM AONDA MANDAR NA AL A QQ CUSTO.
eurides | 22/10/2018 11:11:47
Parabéns pela brilhante idéia, esperamos que os outros assumem o mesmo ideal , pois o povo aguardam com ansiedade.
Marioney | 22/10/2018 11:11:42
Quero só ver quando começar, não vai durar 15 dias essa sanha dele, quando ver como funciona o sistema, vai dançar rapidinho conforme a música
Mm | 22/10/2018 11:11:36
Vamos ver qto tempo falará grosso!
Alice | 22/10/2018 11:11:21
Se o nobre deputado realmente quer amenizar os escândalos de corrupção e o velho toma lá dá cá. Não é com essas ações midiáticas e focadas para a galera. Tem que propor a extinção das famosas EMENDAS PARLAMENTARES, aà que é o grande queijo azedo que os ratos se lambuzam. O resto é troco pequeno. E aà deputados novatos vamos comprar essa ideia?
Marcus | 22/10/2018 11:11:15
Pura Demagogia ! Daqui a pouco ele ja entra na dos antigos, questão de tempo.
Dada | 22/10/2018 11:11:09
Esses que estão contra suas atitudes são aquelas funcionários públicos apadrinhados por deputados corruptos que não fazem nada além de reclamarem de salários.
Francisco Matheus | 22/10/2018 10:10:41
INOCENTE ESSE DEPUTADO...VAMOS VER QUANTOS VOTOS TERà ENTRE OS NOVATOS...O PARLAMENTO É UM PODER, UMA CORPORAÇÃO, E QUERER ACABAR COM A VERBA DE GABINETE, POR EXEMPLO, É DAR UM TIRO NO PÉ...QUERO VER QUAL DEPUTADO VAI ABRIR MÃO. A PROPÓSITO, O DEPUTADINHO DEVERIA DAR O EXEMPLO E RENUNCIAR Jà A ESTE BENEFÃCIO....QUERO VER!
Yuri Gomes | 22/10/2018 10:10:36
Esqueça garoto minado, membro honorario da Familia Real Brasileira....varios seus colegas novatos ja estao indo ao Gabinete do BOTELHO e do MALUF apresentar a conta do RESTOS A PAGAR e as dividas de Campanha a troco do voto para a Mesa Diretora. Entao ta'???
Giovani | 22/10/2018 10:10:27
Esse discurso dele nao engana ninguém mais. Mas concordo que é preciso tirar essas raposas vellhas que querem se perpertar no comando da Assembleia. Esse Maluf ta envolvido em tudo que é esquema e tem a cara de pau de querer se candidatar a algo ainda.
roney | 22/10/2018 10:10:23
ja vi essa novela, ou ja esqueceram o vereador felipe wellaton? ele tambem entrou na camara cm esse mesmo discurso, e depois acabou caindo no sistema e foi denunciado pelo proprio ex chefe de gabinete, bem como teve seu nome envolvido cm outros escandalos... entao Ulysses fale menos e faca mais, espere tomar posse e depois começe a fazer, para so assim provar ser diferente. porque falar, ate papaguaio fala ne ?
Edivaldo da silva santos | 22/10/2018 10:10:22
Esse menino nem entrou no ônibus, ja quer sentar na janela , cavalo dados não se olha os dentes moço e ninguém lava o rosto 2 vzs com a mesma água que passa debaixo da ponte.
Celina | 22/10/2018 10:10:16
É justo isso que a população espera de um deputado, cortar gastos e fazer com que a Al deixe de ser cabide de empregos é um absusrod os gastos da AL!
Edivaldo da silva santos | 22/10/2018 10:10:11
Esse menino nem entrou no ônibus, ja quer sentar na janela , cavalo dados não se olha os dentes moço e ninguém lava o rosto 2 vzs com a mesma água que passa debaixo da ponte.
Felipe ... | 22/10/2018 10:10:11
Chegou agora e já quer disputar a mesa diretora da AL é pra rir mesmo, qualquer um sabe que a mesa é de quem paga mais ...
justiça | 22/10/2018 10:10:05
Puts...Isso e bem Mato Grosso..Muito bom nobre deputado eleito..Fique esperto..olha o que esta acontecendo com bolsonaro...Se cuide..o povo esta contigo..Mas o sistema corrupto e de privilegios sao macabros..Que Deus te ilumine e te proteja...O sistema (OMECANISMO) ficam loucos...Avante nobre deputado...
Laiz | 22/10/2018 10:10:04
Quer mÃdia ! A Mesa já está pronta !
samuel | 22/10/2018 10:10:02
Cuiabano, é com esse tipo de pensamento que você tem que não mudaremos nada no nosso Estado. Tá ficando feio? Faz melhor então! Ou melhor, faz alguma coisa! Contribua. Porque a sua intenção pelo visto é ficar parado e aceitar tudo do jeito que está. O Ulysses não é salvador da pátria, mas tá fazendo a parte dele, colocando a mão na massa e dando a cara a tapa. E você???
Aecio never | 22/10/2018 09:09:51
Esse deputado medÃocre, é um verdadeiro zé ruela.
vando | 22/10/2018 09:09:48
candidatinho virtual não vai a lugar nenhum, doidinho pra morder também.
cuiabano | 22/10/2018 09:09:47
Na Moral, chega Ulisses ta ficando feio esse negocio de salvador da Pátria.
Zeca do Tijucal | 22/10/2018 09:09:43
Tem o apoio da população!!! Vai com tudo pra cima deles, deputados!!
Marcos | 22/10/2018 09:09:31
Parabéns deputado, o povo te apoia. Não podemos permitir que as velhas raposas permaneçam no comando da mesa, os mesmos que fraudaram contratos de milhões com a Unemat, os mesmos que comandaram os esquemas na Seduc, Detran e cartas de crédito. Os mesmos que usaram o assistencialismo do Pró famÃlia pra comprar votos. Precisamos de renovação na Mesa.
Rogério | 22/10/2018 09:09:29
Vai ser tragado pelo sistema rapidinho.
junior | 22/10/2018 09:09:06
Parabéns, Jovem deputado, conte com a população, nos coloque a par de tudo e trabalhe com a opinião publica e por ultimo, se proteja, não subestime o inimigo, você estará mexendo com interesses particulares muito forte. Cuidado.
Marcos | 19/01/2019 12:12:27
Pois e crise no estado e os polÃticos só pensam em culpar dos funcionários públicos. Quero ver tirar da própria carne. Que Deus abençoe que tenha alguém para fazer a diferença.
TCE elogia economia de R$ 217 milhões em Cuiabá: "gestão de referência"
Quarta-Feira, 09.07.2025 11h35
Assembleia debate regularização de repasses
Quarta-Feira, 09.07.2025 11h24
CPI aciona MPE por repasse de R$ 8,6 milhões do FPM de Cuiabá à empresa
Quarta-Feira, 09.07.2025 10h17
CCJR aprova derrubada de seis vetos e manutenção de cinco
Quarta-Feira, 09.07.2025 09h36
Cuiabá avança contra transição de menores
Quarta-Feira, 09.07.2025 09h26