Política

Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2024, 10h24

FÉ E POLÍTICA

Padre de VG é citado em inquérito da PF sobre golpismo militar no Brasil

Paulo Ricardo comanda paróquia do Cristo Rei

METRÓPOLES

 

Além do padre José Eduardo de Oliveira e Silva, umas das 37 pessoas indiciadas pela Polícia Federal no inquérito do golpe, mais dois sacerdotes católicos são citados no relatório final da Polícia Federal sobre a investigação. Um deles é o padre Paulo Ricardo de Azevedo, que comanda a paróquia do Cristo Rei, em Várzea Grande.

No documento, a PF menciona encontro entre Jair Bolsonaro e o padre Genésio Lamounier Ramos no dia 12 de dezembro de 2022, ao listar falas do então presidente da República para a militância bolsonarista na porta do Palácio da Alvorada. Na ocasião, o padre foi recebido por Bolsonaro e, diante do espelho d’água do Alvorada, fez uma oração que, na avaliação da Polícia Federal, teria incitado “a realização de um golpe de Estado com a participação das Forças Armadas”.

“Após o dia 9 de dezembro, Jair Bolsonaro realizou pelo menos outros dois encontros com seus apoiadores no Palácio do Alvorada. No dia 12 de dezembro de 2022, o evento contou com a presença do padre Genésio Lamounier Ramos, que fez um discurso incitando a realização de um golpe de Estado com a participação das Forças Armadas”, diz a PF no relatório.

PADRE PAULO

Além do padre Genésio e do padre José Eduardo, um terceiro sacerdote aparece brevemente no relatório final da PF sobre o inquérito do golpe. Trata-se do padre Paulo Ricardo, conhecido na internet por sua postura conservadora.

Padre Paulo é citado inicialmente em um e-mail enviado pelo padre José Eduardo a Filipe Martins, então assessor para Assuntos Internacionais de Bolsonaro. No e-mail, ele fala do colega e solicita um encontro com Bolsonaro.

“Sabendo da firme posição do presidente Jair Bolsonaro em defesa da vida e contra o aborto, Padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior e eu, que estamos há anos engajados no movimento pró-vida e conhecemos bem o desenvolvimento dos dispositivos facilitadores do aborto em nossa nação, gostaríamos de ter uma conversa privada com o presidente para lhe referir algumas iniciativas que podem ser tomadas imediatamente pelo Poder Executivo e que, portanto, são de seu especial interesse”, diz a mensagem destacada pela PF.

Padre Paulo Ricardo também é citado em outro trecho do relatório. A PF identificou uma troca de mensagens, em 12 de dezembro de 2022, entre José Eduardo e o sacerdote, na qual Paulo Ricardo afirma estar conversando com Filipe Martins.

“Ainda foi identificado um registro de conversa que reforça a ligação entre o padre José Eduardo e o ex-assessor Filipe Martins. Trata-se de um diálogo realizado com o contato salvo como ‘Paulo Ricardo de Azevedo Jr.’, vinculado ao número de telefone +5565….., o qual pertence a Paulo Ricardo de Azevedo Júnior, em 25/12/2022, período em que os investigados ainda nutriam a esperança de consumação do golpe de Estado. Na mensagem, José Eduardo diz: ‘Estou falando com o Filipe Martins'”, afirma a PF.

Embora tenham sido mencionados no relatório final, os padres Genésio e Paulo Ricardo não estão na lista de 37 pessoas indiciadas pela Polícia Federal no inquérito do golpe. O único sacerdote indiciado foi José Eduardo.

Comentários (33)

  • Jully Esther |  27/11/2024 20:08:30

    Não irão colocar meu comentário? Sabiam que tá na cara o quanto vocês estão do lado destes malditos ptralhas.

  • NAVIVI MACARONS  |  27/11/2024 18:06:26

    A verdade e a liberdade estão entrelaçadas. A liberdade só é possível quando a pessoas tem acesso a verdade. Padre Paulo Ricardo, defende qualquer manipulação que desvie o povo do conhecimento genuíno. Conhecêreis a verdade e a verdade vos libertará. Estamos com o senhor Padre Paulo Ricardo. Oremos por sua voz nunca se calar.

  • Vivian Leão  |  27/11/2024 18:06:22

    A liberdade está enraizada na fé Cristã. Padre Paulo Ricardo, nos ensina que ao submeter-se a Deus o homem encontra sua verdade liberdade, pois está livre das correntes do pecado e do desespero. Ele defende que uma sociedade que rejeita os mandamentos de Deus se torna vulnerável à tirania. Dignidade, moralidade e comunhão com Jesus Cristo - Estamos com o senhor Padre Paulo Ricardo. O senhor é instrumento de Deus.

  • Jully Esther |  27/11/2024 18:06:20

    Júlia Batista quão religiosa você era, criada na Igreja, conhecendo o Santo Evangelho e nos tempos de hoje resolveu ir contra os verdadeiros preceitos da Santa Bíblia e da Santa Igreja Católica.Apostólica Romana? Nunca esqueça de sua formação familiar e religiosa. A praga destes corruptos infelizmente estão conseguindo fazer uma lavagem cerebral até em você? Deus é fiel e o Único Deus do impossível.

  • Carlos Nunes |  27/11/2024 17:05:29

    Pois é, Cy, só resta uma pergunta: Golpe? Que Golpe? Não houve Golpe nenhum...nem nunca haverá. O Custo de um Golpe é muito alto...gera CAOS INTERNO no país...e CAOS EXTERNO, nenhum país faz negócio com Golpistas. Cy assista, pelo YouTube, o vídeo intitulado "Dr. Ives Gandra comenta sobre a minuta". Nele, Dr. IVES, um dos maiores Juristas do Brasil, dá uma aula à luz da Constituição...e conclui: GOLPE É FICÇÃO, estilo Steven Spielberg. Outro vídeo esclarecedor, também no YouTube, é "STF não tem competência para julgar ARRUACEIROS do dia 8, diz Marco Aurélio de Mello.". Um ex-Ministro do Supremo, que foi Presidente do Supremo, diz e prova que no dia 8 de Janeiro só teve ARRUAÇA. Como ninguém tem Foro Privilegiado, os Processos deviam ter começado na Primeira Instância da Justiça Federal, de maneira que Advogados, dentro do Princípio da Presunção da Inocência, pudessem fazer a AMPLA DEFESA... E não ter deixado tio Xandão transformar o Supremo, de maior Corte Constitucional do país, RESPEITADÃSSIMA, em sua Vara Criminal.

  • egidio |  27/11/2024 17:05:19

    ei carlos nunes quem aqui quer saber da sua tia Yoki? me poupe o buraco é mais embaixo.

  • Cy |  27/11/2024 16:04:53

    Sr. Carlos Nunes, deixa de hipocrisia, perseguição? O Padre articulou o golpe no país e morte de 3 pessoas, vamos falar a VERDADE.

  • Carlos Nunes |  27/11/2024 15:03:10

    Pois é, deve haver algum engano...onde se persegue PADRES, FREIRAS, PASTORES, é na Nicarágua do tio Ortega. Agora tão perseguindo no Brasil? Isso se chama Involução...o contrário de Evolução. Usaram de muita CRIATIVIDADE pra fazer essas Narrativas no Relatório da PF. Até PADRES apareceram? O que esses PADRES iam fazer? Abalariam os pilares da Democracia...o tal Estado de Direito? Isso o cacique Xavante serere, com seu tacape, seu arco e flecha, abala num instantinho. Segundo a tia YAKUI, líder do povo Tupinambá, nossa DEMOCRACIA É DISTORCIDA. Democracia Distorcida é fraquinha, fraquinha...qualquer coisa abala. Como será que tia YAKUI, uma idosa indígena, chegou a essa conclusão? Isso merece um Estudo Sociológico.

  • Vivian Leão  |  27/11/2024 15:03:04

    Nosso querido Padre Paulo Ricardo é um verdadeiro exemplo de nobreza, coragem e erudição. Em tempos tão desafiadores, é uma benção termos alguém que proclama a verdade com amor e firmeza, guiando-nos no caminho da verdade e da vida. O mundo precisa de Padres assim que não temam apontar o que é necessário para nossa salvação eterna. Que Deus o abençoe e fortaleça sempre em sua missão. Nossas orações são sempre por sua proteção.

  • 004101 |  27/11/2024 14:02:24

    O maligno (esquerda) sempre atacará os homens de fé. A justiça Divina pode tardar, porém nunca falhara´.

  • MARIA AUXILIADORA |  27/11/2024 13:01:27

    Conhece bem os dispositivos usados por mulheres em aborto??? já viu e usou quantos, padre? Por causa desse tipo de religioso fanático e com um pé na idade média é que me afastei de templos. O Deus para Quem dirijo minhas orações não é mesmo deus desses padres e pastores que usam o Santo Nome para disseminar discórdia e vomitar preconceitos em púlpitos e nas redes sociais.

  • Eyes only para AFONSAO |  27/11/2024 13:01:03

    Eu não deveria lhe dar explicações, mas faço questão de esclarecer que sou terminantemente CONTRA o aborto. Uso (arriscadamente) a minha voz profissional para militar contra esse crime, com veemência, explicando o quão abomináveis são esses procedimentos. Todavia, contesto a HIPOCRISIA de religiosos que apoiam quaisquer tipos de ideologias políticas e são claramente defensores de uma extrema direita que apoia armas e justiça com as próprias mãos, retomando a "lei do Talião". Jesus não ensinou nenhum cristão a ter armas! Muitos religiosos, padres e pastores apoiam cegamente a direita e fazem vista grossa para as injustas sociais que seus políticos praticam contra o povo. Esses religiosos pouco se lixam se são tirados os direitos de trabalhadores e aposentados. Para além da defesa da vida, como direito do nascituro, acho abominável mesmo que se use a homilia ou qualquer exortação vinculada ao Evangelho para doutrinar politicamente as pessoas. Agora, esse discurso de comunismo aqui no Brasil é coisa de alienado mental. E enfim, poupe-me da sua piedade. Odeio bolsominions e espero que essa seita ideológica, que só traz dissensões entre as pessoas, ainda seja criminalizada no Brasil.

  • Jair Monteiro |  27/11/2024 12:12:50

    demorou pra esse padre golpista cair!! Espero que seja preso tb

  • Cy |  27/11/2024 12:12:30

    Se o nobre Padre estivesse cuidando dos pobres e das almas, ou seja da sua função,não estaria nessa marmota.

  • Julia Batista |  27/11/2024 12:12:28

    Agora entendo com que dinheiro foi realizada aquela obra lá no Cristo Rei

  • paulo diants |  27/11/2024 12:12:27

    Quero vê-lo rezar na papuda. O fascismo faz parte dos católicos

  • JUNIOR |  27/11/2024 12:12:26

    PADRE EXEMPLO PARA TODOS, HOMEM DE DEUS E ISSO INCOMODA O DIABO E FALSOS CRISTÃOS

  • joao |  27/11/2024 12:12:08

    Que vergolha!!!!!!!

  • Afonsão |  27/11/2024 12:12:08

    Eyes Only,tenho dó do seu comentário.

  • Julia Batista |  27/11/2024 12:12:06

    Demorou pra esse padre golpista cair!!!

  • PEDRO ROSA NETO |  27/11/2024 11:11:59

    A verdade sempre incomoda os esquerdopatas Padre Integro de conduta ilibada (Diferente de certas Autoridades) defende a verdade e a fé. Parabens Padre Paulo Ricardo.

  • eleitor atento |  27/11/2024 11:11:46

    Esse Padre Paulo...sempre aprontando a dele...ao invés de cuidar do Seminário.

  • Dona Sulemita  |  27/11/2024 11:11:20

    eu to cada vez mais chocada com essa articulação para destruir a democracia do pais! queriam envolver ate a igreja nesse lamaçal!!! que horror.

  • Djalma  |  27/11/2024 11:11:17

    Paupérrima a matéria. O autor demonstra profundo desconhecimento quanto ao conteúdo sobre o qual se sente à vontade para discorrer. Melhor seria se se mantivesse no obscurantismo reservado aos míopes de compreensão. Reconheço que a liberdade de expressão é algo notável na hodierna vida humana, mas convenhamos que, infelizmente, há pessoas exagerando no seu direito de falar parvoíces, querendo "causar".

  • Pedro |  27/11/2024 11:11:04

    Padre Integro e de conduta ilibada fala a verdade e essa verdade as vezes doi em certas pessoas Parabens Padre Paulo Ricardo continue defendendo a justiça e os bons costumes.

  • Zeca |  27/11/2024 10:10:55

    Disvio de função né padres.

  • Mara  |  27/11/2024 10:10:44

    Só isso que faltava, meu Jesus amado, padre Paulo Ricardo um homem a serviço de Deus aqui na terra!

  • guaraná ralado |  27/11/2024 10:10:43

    PADRE PAULO PARTICIPARIA NO GOPI COM AGUA BENTA BATIZADA !!!

  • Eyes only |  27/11/2024 10:10:17

    Fui a uma missa e vi um certo padre usar a homilia para exortar os paroquianos a não votarem em "candidatos comunistas e que apoiam o aborto". É mais um afiliado dessa horda de homens que usam o púlpito para doutrinar politicamente as pessoas. Deve ser dessa corja. Cadeia em golpistas!

  • FAZ O L !!!!!!! |  27/11/2024 10:10:14

    Padre GOLPISTA!!!!!! Vai dar missa na Papuda!!!!!

  • Cidao |  27/11/2024 10:10:10

    ESSE PADRE TINHA SER SUSPENSO DE ORDEM SE NAO FOSSE COVARDIA FALECIDO BISPO.. ..INFELISMENTE TEMOS TIPO GENTE NA ARQUIDIOCESE

  • davi |  27/11/2024 10:10:01

    Quem é este cidadao na fila do pão? a prefeita esta queimando o filme dela com esse senhor... tira enquanto é cedo.. ontem estava tirando onda com governador...prefeita tira antesd e nomear, só vai te trazer problemas

  • Cristão |  27/11/2024 10:10:01

    Depois de muitos anos frequentando a paróquia Cristo Rei, deixei de ir à missa por causa desse padre, e o outro chamado Overlam. Em todas as celebrações eles falavam do Bozo, mesmo que as vezes, de forma indireta.

Confira também: Veja Todas