Quinta-Feira, 17 de Abril de 2014, 02h12
Parlamentar quer nova proteção para ruínas de Vila Bela
Da Assessoria
Tombado como patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso, as ruínas da antiga Igreja Matriz de Vila Bela da Santíssima Trindade deverão ganhar nova cobertura. A indicação foi feita pelo deputado Baiano Filho (PMDB), aprovada pela Assembleia Legislativa e encaminhada ao Governo do Estado, que deverá executar a obra por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento do Turismo e a de Cultura.
“A indicação tem como objetivo a necessidade e oportunidade de juntos envidarem esforços para viabilizar a recuperação da cobertura de proteção das ruínas da antiga Igreja Matriz em Vila Bela, para que o monumento continue sendo protegido da ação do tempo. O patrimônio é a maior atração turística de Vila Bela”, explica Baiano.
Além da riqueza histórica do município, que foi a primeira Capital de Mato Grosso, Vila Bela detém forte potencial turístico como o Parque Estadual Serra de Ricardo Franco e a Dança do Congo, que reúnem milhares de visitantes na cidade.
Na indicação, o parlamentar destaca a importância de manter vivas as tradições da região para fomentar a economia local. Cita que os visitantes têm a oportunidade de apreciar a imponente estrutura das ruínas da Igreja Matriz construída em 1793, na Praça Central. Com paredes de adobe com mais de um metro de largura e seis de altura a estrutura é de uma catedral do período colonial.
“Recorremos ao Governo do Estado para atender aos anseios da sociedade mato-grossense em prol da preservação deste importante patrimônio cultural”.
Desembargador barra criação de cargo de “procurador comissionado” em município de MT
Sábado, 10.05.2025 08h01
Cuiabá vê obra inacabada e rompe com empresa alvo da PC
Sexta-Feira, 09.05.2025 20h14
Chefe de gabinete de vereadora em Cuiabá é alvo da PC por desvios na Metamat
Sexta-Feira, 09.05.2025 19h05
Abilio alfineta servidores ligados a EP: "só recusar RGA e salário"
Sexta-Feira, 09.05.2025 19h01
Câmara convoca suplentes para assumir vaga de alvos da PC
Sexta-Feira, 09.05.2025 17h47