Quarta-Feira, 28 de Junho de 2023, 13h59
FIM DO IMPASSE
Por 15 a 8, AL aprova proibição da pesca em MT; veja votos dos deputados
Texto segue agora para sanção do governador Mauro Mendes
LEONARDO HEITOR
Da Redação
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou por 15 votos a 8, em segunda votação, durante uma sessão conturbada e que só foi encerrada no início da tarde desta quarta-feira (28), o Projeto de Lei 1363/2023, que prevê o transporte zero de pescados no Estado. O texto, de autoria do Governo do Estado, restringe o transporte, armazenamento e comercialização do pescado, oriundo de pesca em rios de Mato Grosso, por cinco anos.
Votaram de forma favorável ao texto os deputados Dilmar Dal Bosco (UB), Diego Guimarães (Republicanos), Beto Dois a Um (PSB), Gilberto Cattani (PL), Dr. Eugênio (PSB), Cláudio Ferreira (PTB), Silvano Amaral (MDB), Valmir Moretto (Republicanos), Valter Miotto (MDB), Fabinho (PSB), Júlio Campos (UB), Max Russi (PSB), Paulo Araújo (PP) e Reck Junior (PSD)
Contrários ao texto, se posicionaram os deputados Wilson Santos (PSD), Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT), Dr. João (MDB), Thiago Silva (MDB), Faissal Calil (Cidadania), Elizeu Nascimento (PL) e Sebastião Rezende (UB). O texto segue agora para sanção do governador Mauro Mendes.
Entre os principais opositores ao projeto estavam os deputados estaduais Lúdio Cabral (PT) e Wilson Santos (PSD). O ex-prefeito de Cuiabá fez um discurso inflamado na tribuna do parlamento estadual, citando que o objetivo da aprovação do texto é permitir a instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Rio Cuiabá, enquanto o petista chegou a pedir a votação nominal da propositura.
“Nunca vi um projeto tão mal feito e mal elaborado como esse. O Governo já havia mandado essa proposta há quatro anos atrás e, após negociarmos, ele retirou o texto. Teve todo esse tempo para fazer um estudo e aí nos manda algo sem estudo técnico nenhum. Se me apresentarem um agora, eu voto a favor. É um absurdo e o Ministério da Pesca vai agir. O propósito na verdade é tirar os pescadores para encherem as bacias do estado com hidrelétricas”, afirmou Wilson Santos.
O posicionamento foi semelhante ao de Lúdio Cabral, que relatou a existência de ‘outros interesses na aprovação do texto e que o posicionamento de alguns colegas teria sido incoerente. O petista explicou ainda que a Casa tem como dever corrigir propostas, segundo ele, equivocadas, oriundas do Governo do Estado.
“Não há sentido naqueles que estão defendendo o projeto em nome da pesca esportiva e do turismo. Na minha avaliação, os interesses que estão por trás desse texto são outros, e eles irão se revelar ao longo do tempo. A ALMT tem o dever de corrigir propostas equivocadas encaminhadas pelo governador”, disse Lúdio.
Um dos que manifestou seu voto favorável ao projeto foi o deputado estadual Gilberto Cattani (PL), parlamentar que ao chegar à ALMT na manhã desta quarta-feira disse que iria se abster da votação. No entanto, após a fala de Lúdio Cabral na tribuna, o liberal, ferrenho crítico do Partido dos Trabalhadores, afirmou que votaria de forma contrária ao petista.
“Durante a primeira votação, tive um problema pessoal e acabei ficando ausente. Por conta disso, no que tem sido uma prática comum, as pessoas fizeram uma charge e postaram nas redes sociais, como se tivéssemos sido favoráveis. Isso vai formando em nós, nosso voto. Participei de audiências e conversei com os dois lados e ambos têm suas razões. Entrei no plenário dizendo que iria me abster, mas não tenho medo de me posicionar e defini meu voto ao ouvir meus colegas, que me antecederam. Quando um ‘emissário’ do atual presidente se posicionou contrário ao projeto, decidi ser favorável ao mesmo”, disse Cattani.
Por fim, um dos maiores apoiadores do projeto, deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), destacou que a primeira proposta apresentada pelo Governo do Estado também não tinha seu apoio, mas que a Casa realizou mudanças pontuais no texto. Entre os destaques feitos pelo parlamentar, está o fato da manutenção dos valores a serem pagos por três anos, além de uma reavaliação após o final deste prazo.
“Realmente o projeto que chegou na Casa não dava para ser aprovado e, por isso, retiramos o regime de urgência e fizemos todas as audiências públicas. Este texto é diferente daquele de 2019 e fizemos alterações significativas na proposta do Governo do Estado. Se eu não tivesse convicção de que o que foi apresentado não é positivo para a população, não votaria favorável”, afirmou o tucano.
indidgnado | 29/06/2023 09:09:45
Quem trabalha tem que sustentar mais uns 10 que não trabalha inclusive os polÃticos, judiciário,tses que só tem no Brasil, pescaria predatória e lixos vai acabar com os rios,deputados diminuam seus salários e concedam salarios e cursos aos pescadores basta querer
Não vote Mauro Mente | 28/06/2023 23:11:23
Governador capitalista, sempre foi. Mas tirar ganha pão dos pescadores, daà é começar ferrenha campanha contra ele e toda essa corja de salafrários. Não vai ter peixe, né? Pois então não vai ter voto tbm. Espeeeeeera
Thiago | 28/06/2023 21:09:55
Sera que vou poder pegar uns chimburezinhos de lei no Sao gonçalo beira rio pra tomar com cerveja ? Sera que poderei trafegar com peixe de bicicleta? Acho que tomamos no cesso gurizada.
Reis | 28/06/2023 19:07:37
Rapaz, a rede esgoto jogou o povao num abismo emocional por Ãdolo e nisso a elite aproveitou essa questão e criou o ? bozonazismo?, q inacreditavelmente uniu o inseticida e a barata numa mesma idolatria fanática onde surgiu a figura do ?pobre de direita?, e esse ser abominável elegeu toda essa corja q vota contra os seus próprios direitos e garantias. Continuem sendo manipulados pela elite com o tal de ?direita?, votem nos candidatos da elite, polÃticos forasteiros zombando da cultura do profissional de pescaria, e agora vão ter q catar latinha p sobreviver, toma cambada, votem nessa cambada.
Rodrigo | 28/06/2023 18:06:45
O deputados são pau mandados do Mauro Mendes ..fudeu com a vida dos aposentados e agora dos pescadores...o povo tem o que merece...na próxima eleição veremos os mesmos vagabundos eleitos novamente....e não adianta questionar no poder judiciário,pq tudo que se entra contra o Estado é caso perdido...agora será pq?
Marlan | 28/06/2023 18:06:39
Com a aprovação desta lei, está decretado o fim da profissão pescadores profissionais, que cairão na clandestinidade e passarão a exercer com mais afinco à pesca predatória, haja vista, que a fiscalização preventiva e repressiva, não existe ou está muito aquém da eficiência necessária a concecussao dos objetivos propostos pela norma legal ora aprovada.
Maria Aparecida | 28/06/2023 18:06:20
Julinho vendido. Nunca mais terá meu voto. Fala para seu filho e a Dora nunca mais me procurar.
EDSON | 28/06/2023 17:05:28
Na minha opinião, não acho que proibir a pesca por 5 anos vai resolver algo no Rio Cuiaba, não creio que proibir os pescadores profissionais de pescar para se sustentar seja agravante ao ponto de acabar com os peixes dos rios, o que esta acabando com eles são as pescar clandestinas com tarrafas, espinéis, redes, isso sim acaba com os peixes, era algo nesse sentido que os parlamentares deveriam se preocupar, Tratar de criar Leis severas para essas pessoas, que toda vida fizeram do Rio Cuiaba e baixada Cuiabana um verdadeiro quintal de pescados irregulares. Fica meu apoio aos pescadores profissionais que serão prejudicados por alguns que só almeja ficar por cima dos mais fracos e criar Leis que só beneficia algumas pessoas que sempre encontra um jeitinho de burlar o sistema e prevalecer suas vontades e interesses. As eleições estão chegando novamente, só peço que reflitam bem na hora do seu voto e se lembrem das pessoas que estiveram ao lado dos pescadores.
Serafim | 28/06/2023 17:05:15
Não sou da direita mas considero correta a lei. Nos últimos 60 anos vi e acompanhei a redução drástica do pescado do rio cuiaba. Espero que voltem as lufadas, como retornaram os dourados com a proibição de sua pesca.
D.O.A | 28/06/2023 16:04:58
os donos de e pousadas tao rindo,,, mas por pouco tempo,, jjaja o rio vai ta lotado de pchs e ai ba bau peixes. ja os donos de tanques de piscicultura esses sim vao fofar na grana
PEDRA 90 | 28/06/2023 16:04:57
Optaram por gente de longe, turistas que gastam mixaria em poucas pousadas ( não passam de 20). Salve o DEPUTADO que você votou para ele dar direito ao paulistano desfrutar! Nenhuma estação de reprodução de peixe vai ser criada, nenhuma taxa de conservação as pousadas teriam q pagar!
Próprio | 28/06/2023 16:04:53
Como diz o ditado, não tenho como opinar, sobre o PL, se será bom ou ruim, agora sobre o valor que vão receber tem que se lembrar que vão receber um salário livre, não terão que comprar um anzol ou uma minhoca, será que tiravam muito mais que isso? Digo os pescadores ribeirinhos, não os atravessadores e pescadores ilegais.
Lud | 28/06/2023 16:04:50
Os 15 judas,. esses aà vendem até a mãe. Um bando de deputados covardes e vendidos . Essa AL é a pior de todos os tempos.
João bicudo | 28/06/2023 16:04:47
O filé de pintadota 70,00 reais o kg. O pescador não gasta nada pra criar ou engordar o peixe. O Rio que se encarrega disso. Pra população é melhor deixar o peixe no rio. Uma exploração pois só rico que dá conta de comprar. Além do mais não fiscalizam é denunciam os próprios predadores pois são coniventes uns com os outros todos só querem tirar, não cuidam e não repovoam os rios. Parabéns pelo projeto
Cibele | 28/06/2023 16:04:40
Parabéns! Mauro Mendes e Deputados.Em Goiás deu certo aqui tb vai ser sucesso.Fora PT que procurar Lula nada.
Maria Candelária | 28/06/2023 16:04:04
Bem feito , pra aprenderem a votar ...esses deputados racham de votos em todas as eleições ....os que sempre votam a favor do povo são sempre os mesmos...Mato Grosso com seus pobres de direita ...dane-se , que se lasquem
jose | 28/06/2023 15:03:58
Porque não aproveitar e colocar o mesmo valor que será pago aos pescadores, como salário por 3 anos a esses parlamentares, já que eles acreditam que um salário mÃnimo é o suficiente para sobreviver.
Fátima | 28/06/2023 15:03:46
SENHORES PESCADORES É SÓ NÃO VOTAREM NESSES DEPUTADOS E GOVERNADOR NA ÉPOCA DE ELEIÇÃO PORQUE MEU PAI SEMPRE FALAVA QUE COM OS POLÃTICOS NEM O DIABO PODE.
Contribuinte Indignado | 28/06/2023 15:03:42
Infelizmente o povo tem memoria curta e na eleicao vcs vao ve esses locais como eles vao ter muitos votos alguem quer aposta
Marilson | 28/06/2023 15:03:33
Carlos Avalone defendendo o meio ambiente, aham! Pra quem queria entupir o Rio Cuiabá há poucos dias de PCHs. Essa proposta saiu do nada, a toque de caixa. Quem vai ganhar com isso? Cuibanada, podem esquecer o filé de pintado do porto. Agora vão comer carne de jaú.
Cuiabano | 28/06/2023 15:03:32
A pesca turÃstica traz muito dinheiro para o estado com certeza e tem que preservar mesmo, muita gente quer só retirar, retirar e jogar lixos nos rios, criminosos
Goiano Trabalhador | 28/06/2023 15:03:30
Quem votaram contra e os comentaristas nao conhecem o que e certo ou o errado. Em outros estados que ja fizeram essa lei, dizem que foi a melhor coisa q ja fizeram. Um exemplo muito proximo e o estado de GOIAS. Ninguem morreram de fome, ao contrario estao vivendo muito melhor, todos tiveram a coragem de procurar outros servicos.....outras fontes de renda. So um aviso, trabalhar nao provoca sarna como muitos pensam e dizem.
Henrique | 28/06/2023 15:03:29
Pescadores ? Só se for em caixas eletrônicos. Tem pescadô aà que não distingue entre cachara e pintado.
Bolsonaro | 28/06/2023 15:03:11
Está certo mesmo governador Mauro mendes quem mata o Rio São os pescadores profissionais.
Evangelista | 28/06/2023 15:03:10
mas Mesmo com hidrelétricas tem como colocar peixes lá estão colocando tilápias em são Paulo e produzindo muito, tem que preservar os recursos naturais mesmo senão vai acabar tudo
SOCIEDADA | 28/06/2023 14:02:49
NAO VAMOS ESQUECER DESSES DEPUTADOS QUE VOTOU A FAVOR NA PROXIMA ELEIÇAO...
Antonio | 28/06/2023 14:02:49
VAMOS VER SE O POVO TEM VERGONHA NA CARA E NÃO VOTAR NESTES CANALHAS E INCLUSIVE MAURO MENDES NÃO VOTAR MAIS DAQUI PARA FRENTE
PEDRA 90 | 28/06/2023 14:02:40
O Julim votou contra os ribeirinho. Então, se tenho fome não posso pescar, por morar no CPA/Tijucal/bordas da chapada...valeu MAURÃO
Marcelo cp | 28/06/2023 14:02:37
Tai a maioria desses pescadores inclusive pres da colônia pediu voto p Mauro mente!! Aà está o pgto!! Será que os pescadores acharam.mesmo que seriam defendidos por esses dep que se dizem patriotas??? Ano que vem tem eleições.....o governador tem.cand a prefeitos...nas eleições esqcem e votam em.seus candidatos...afinal pobre gosta tadinha no ombro....já.esqce tdo
Glauber | 28/06/2023 14:02:21
Vocês viram ai né, eleitores cabeça de vento. Agora, pega e reelegem estes deputados que votaram a favor dessa PL inconstituicional na próxima eleição.
pedro | 28/06/2023 14:02:20
Ate que fim, uma grande vitória para os rios de MT, enfim liberdade para multiplicar os pescados.
Maria Candelária | 28/06/2023 14:02:14
Gravem bem esses nomes nobres pescadores e familia ....em alguma momento vçao vir bater a suas portas ou pedindo voto ou como cabo eleitoral de alguma candidato ...anotem bem ai e acima de tudo MAURO MENDES , por traz de tudo isso ...para quem pensa em ser SENADOR , que não tenhamos memória fraca.
juca | 28/06/2023 14:02:12
Ainda bem q meu deputado Ludio Cabral, votou contra essa merda desse projeto! FORA MAURO MENDES
alceu teixeira | 28/06/2023 14:02:06
os que votaram a favor, estão levando muito dinheiro, nessa brincadeira ai, o mesmo beto 2 a 1 que foi o que conseguiu muito voto em Santo Antonio votou a favor, traição ao povo da terra, o Governador, injetou bastante grana pra ser aprovado. o negócio é pescar e pronto, quero ver se eles vão dar conta de cuidar de tudo ao mesmo tempo. com essa micha de policia do ibama/sema kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
AGORA QUANDO! | 28/06/2023 14:02:05
Eu quero peixe do rio Cuiabá e Brahma gelada.
Dilmar defende repetir grupo de 2022 para vitória em 2026
Domingo, 27.07.2025 17h27
Deputados de MT estão entre os que 'mais poluíram' na Câmara
Domingo, 27.07.2025 17h16
TCE investiga R$ 209 milhões em "emendas PIX" para cidades de MT
Domingo, 27.07.2025 17h10
Ministro proíbe deputado de MT acampar em frente ao STF
Domingo, 27.07.2025 14h15
TCE nega pedido de empresa e mantém suspenso pregão em Cuiabá
Domingo, 27.07.2025 12h53