Terça-Feira, 18 de Agosto de 2015, 13h10
JANELA PARTIDÁRIA
PR aproveita ausência de Riva e tenta atrair políticos do PSD em MT
Sem Riva, legenda caminha ao esfacelamento e disputa espaço com o PMDB
RAFAEL COSTA
Da Redação
Prestes a perder o senador Blairo Maggi para o PMDB, o PR tem se articulado para manter-se como uma das principais legendas de Mato Grosso e aposta na filiação de parlamentares de expressão para ser protagonista em projetos políticos futuros.
Neste sentido, o presidente do diretório estadual do PR, senador Wellington Fagundes (PR), convidou oficialmente a deputada estadual Janaína Riva a assinar ficha de filiação no partido desde que seja aprovada pelo Congresso Nacional a janela partidária que permitirá a mudança de partido aos vereadores e deputados estaduais e federais sem punição de perda de mandato, conforme prevê a lei da infidelidade partidária.
Conforme Janaína Riva, uma das condicionantes para decidir pela mudança de partido ou não é o espaço que a legenda reivindica para o seu projeto político de futuramente concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.
“O senador Wellington Fagundes me convidou para ir ao PR e expliquei que depende muito do espaço que vou ter para o meu projeto de concorrer a uma vaga de deputada federal. Tenho que avaliar onde vou ser melhor contemplada”, disse.
A deputada Janaína Riva ainda revelou que se sentiu atraída pelo projeto do PR. “O projeto do PR é manter a bancada na Assembleia Legislativa e ampliá-la com a janela partidária. Além disso, é uma legenda que tem seus líderes afastados da base do governo do Estado e pode nos ajudar pela representatividade com o senador Welington Fagundes em Brasília”.
Com a saída do ex-deputado estadual José Riva do cenário político, o PSD teme uma debandada geral em seu quadro de filiados. A maioria já sinaliza em deixar o partido alegando falta de comando. O deputado estadual Gilmar Fabris já admite trocar o PSD pelo PMDB. A maioria dos prefeitos e vereadores também estão dispostos a deixar a legenda.
Diante da crise do PSD, o PMDB também busca abrigar políticos dispostos a deixar a legenda. A deputada Janaina Riva já admitiu sondagem do PMDB e também avalia como positivo. “O PMDB é um partido de oposição e de grande porte nacional. Dentro dos meus critérios, farei a avaliação com total prudência”.
Outra liderança que o PR está captando é o deputado federal Valtenir Pereira (PROS). Ele já admitiu se filiar na legenda e aguarda apenas a janela partidária para oficializar a mudança.
O deputado federal afirma ainda que tem pretensão de disputar a prefeitura de Cuiabá, em 2016, pela legenda republicana.
Vereador aponta ato criminoso de EP
Segunda-Feira, 21.07.2025 13h44
Câmara tem prédio com riscos em Cuiabá
Segunda-Feira, 21.07.2025 13h11
STJ mantém 2 vereadores afastados por suspeita de propina de R$ 250 mil em Cuiabá
Segunda-Feira, 21.07.2025 12h30
BB admite que cartão consignado "quebrou" servidores do Estado
Segunda-Feira, 21.07.2025 12h29
Assentamentos recebem tratores em MT
Segunda-Feira, 21.07.2025 12h06